SóProvas


ID
1833430
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Não há melhor representante da boemia paulistana do que o compositor e cientista Paulo Vanzolini. Por mais incrível que possa parecer, ele conciliava as noites de boemia com a rotina de professor, pesquisador e zoólogo famoso. 

    A obra do zoólogo-compositor retrata as contradições da metrópole. São Paulo, nos anos 1960, já era um estado que reunia parte significativa do PIB brasileiro. No meio da multidão de migrantes, imigrantes e paulistanos, Vanzolini usava a mesma lupa de suas pesquisas para observar as peculiaridades do dia a dia urbano: uma briga de bar, a habilidade de um batedor de carteira e, em Capoeira do Arnaldo, os fortes laços que unem campo e cidade. 

     Em 1967, Paulo Vanzolini lança o primeiro LP. A história desse disco é curiosa. Foi o primeiro trabalho feito pelo selo Marcus Pereira. A música Volta por cima estava fazendo muito sucesso. Só que o já lendário Vanzolini ainda não tinha disco autoral e andava irritado com as gravadoras por ter sido preterido pelo americano Ray Charles na escolha da confecção de um LP. Aos poucos, Marcus Pereira ganhou a confiança do compositor, que acabou cedendo ao lançamento do LP Onze sambas e uma capoeira, com arranjos de Toquinho e Portinho e participação de Chico Buarque, Adauto Santos, Luiz Carlos Paraná, entre outros. As músicas eram todas de Vanzolini: Praça Clóvis, Samba erudito, Chorava no meio da rua.

    Vanzolini não era um compositor de muitos parceiros. Tem músicas com Toquinho, Elton Medeiros e Paulinho Nogueira. Só mesmo a pena elegante do crítico da cultura Antonio Candido para sintetizar a obra de Vanzolini: “Como autor de letra e música ele é de certo modo o oposto da loquacidade, porque não espalha, concentra; não esbanja, economiza − trabalhando sempre com o mínimo para atingir o máximo"

(Adaptado de DINIZ, André. Almanaque do samba. Rio de Janeiro, Zahar, 2012, formato ebook). 

No contexto, verifica-se relação de causa e consequência, respectivamente, entre

Alternativas
Comentários
  • toda causa trás um por que 

     toda consequencia trás um por isso 

  • Enfim, ao colega abaixo. Se pudesse ter explicado, teria sido melhor!!
    Para comentar também é preciso uma "explicaçãozinha", visto aos comentários também que apreendemos. Fixa, tira dúvidas. 

  • GABARITO: A

    CAUSA:Em 1967, Paulo Vanzolini lança o primeiro LP. A história desse disco é curiosa. Foi o primeiro trabalho feito pelo selo Marcus Pereira. A música Volta por cima estava fazendo muito sucesso.
    CONSEQUÊNCIA: o que o já lendário Vanzolini ainda não tinha disco autoral e andava irritado com as gravadoras por ter sido preterido pelo americano Ray Charles na escolha da confecção de um LP.
  • No trecho:

    Vanzolini ainda não tinha disco autoral e andava irritado com as gravadoras por ter sido preterido pelo americano Ray Charles na escolha da confecção de um LP.

    CAUSA = V  ter sido preterido por RC.

    CONSEQUENCIA = V andava irritado com as gravadoras.

    a) o fato de Vanzolini ter sido preterido por Ray Charles na escolha da confecção de um LP e a irritação do primeiro com as gravadoras.

    Gabarito a


    Esta foi minha humilde análise;

  • Pessoal, vou tentar contribuir! Espero que consiga!

    Na questão está pedindo causa e consequência, RESPECTIVAMENTE. Logo, a causa tem que vir antes, tá certo? 
    Notem que no texto está invertido "...andava irritado com as gravadoras por ter sido preterido pelo americano Ray Charles na escolha...", mas percebam que: POR CAUSA DE TER SIDO PRETERIDO É QUE FICOU IRRITADO. Por isso o gabarito é a letra "a".
    Espero ter ajudado!
  • LETRA A


    Macete : Para encontrar a relação de CAUSA E CONSEQUÊNCIA sempre substitua por O FATO DE ( CAUSA) FAZ COM QUE ( CONSEQUÊNCIA)


    O FATO DE Vanzolini ter sido preterido por Ray Charles na escolha da confecção de um LP FEZ COM QUE ele se irritasse com a gravadora

  • Dúvida absurda aqui, por que está errado?

    (O FATO DE) a dedicação de Vanzolini à pesquisa científica e o modo sagaz 

    (FEZ COM QUE) com que captava as peculiaridades do dia a dia urbano.

  • . Só que o já lendário Vanzolini ainda não tinha disco autoral e andava irritado com as gravadoras por ter sido preterido pelo americano Ray Charles na escolha da confecção de um LP. 

     

    Gabarito letra A.

     

  • Gabarito letra a).

     

    Só que o já lendário Vanzolini ainda não tinha disco autoral e andava irritado com as gravadoras(consequência/decorrência) por ter sido preterido pelo americano Ray Charles na escolha da confecção de um LP (causa).

     

    Ordem direta: Por ter sido (O fato de ter sido) preterido pelo americano Ray Charles na escolha da confecção de um LP, (fez com que) Vanzolini ficasse irritado com as gravadoras.

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • essa questão necessita da leitura do texto, senão irão errar.

     

  • Tipo de questão que na prova provavelmente vai chutar! PQP custa colocar a pohaaaaaaaaaaaaaaaaa do parágrafo?????

  • Esse tipo de questão é só se estiver sobrando tempo. Caso contrário, vai no chute.