SóProvas


ID
1833622
Banca
FCC
Órgão
BANESE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: A questão refere-se ao texto abaixo.

Agir como um caçador incansável é fundamental para perseguir um objetivo e alcançá-lo. No entanto, não se pode esquecer de que preservar o que foi conquistado é tão importante quanto conquistar algo novo.
Na vida selvagem, os tigres dedicam boa parte de seu tempo e energia à defesa de seu território. Como as tentativas de invasão são frequentes, a competição é permanente e impiedosa. O tigre precisa ser melhor que seus rivais.
O mundo corporativo espelha o mundo natural. Para se destacar e ser “dono” de um território é imprescindível que o profissional supere os concorrentes. Para isso, ter criatividade na hora de resolver problemas e “faro” para identificar oportunidades faz toda a diferença para a carreira e para o sucesso dos negócios.
Na “empresa” da selva, os tigres são criativos porque isso lhes traz vantagens competitivas e eles usam sua criatividade para transpor obstáculos. Uma caçada é uma sequência de problemas, ora conhecidos, ora inesperados. Em ambos os casos, o tigre terá de ser criativo.
Na minha visão, criatividade no mundo profissional deveria ter justamente essa definição: a capacidade de apresentar soluções alternativas para problemas conhecidos e soluções inovadoras para novos problemas.
É claro que essa qualidade não se restringe aos artistas ou ao pessoal do marketing. Da mesma forma, é engano considerar a criatividade como um talento nato. A criatividade é uma competência que deve ser exigida de qualquer profissional e que qualquer pessoa pode desenvolver.
Quem tem o olho de tigre está sempre atento. Mais ainda, essas pessoas não se referem a “problemas” e sim a “desafios”. Todo processo pode ser aperfeiçoado, em qualquer área ou divisão de uma empresa. Às vezes, esse aprimoramento vem da forma menos esperada e da maneira mais simples. Ser criativo não significa ser complexo. Muitas vezes, na simplicidade está a melhor solução.

(Adaptado de Renato Grinberg. Olho de tigre. São Paulo, Gente, 2011, p. 85-9)

O termo grifado foi substituído por um pronome de modo CORRETO em:

Alternativas
Comentários
  • Não vislumbrei nenhum erro na letra "e".

  • Acredito que "boa parte" é feminino, então deveria ser dedicam-na.

  • Kevin Peixoto está correto. 

    A resposta correta é a letra "C"

  •  a) ERRADA.

    Preservar = Verbo transitivo direto.

    Lhe = Objeto indireto.

     b)ERRADA.

    Considerar = Verbo transitivo direto.

    Lhe = Objeto indireto.

     c) CORRETA.

     d) ERRADA.

    Perseguí-lo.

    Terminações verbais em "r, s e z" usa-se "lo, la, los e las".

     

  • Gabarito "C".

    O,A : Sem preposição

    LHE: Com Preposição

    Terminados em som nasal (am): NO, NA

    Terminados em S, R, L: LO,LA

    Bons estudos!

  • A alternativa E está correta, pelo motivo que os pronomes, a(s) e o(s), quando vêm depois de verbo terminado em som nasal, tomam as formas no, nos, na, nas:  dedicam boa parte de seu tempo = dedicam-no.

    A alternativa C está incorreta por se tratar de verbo transitivo direto e indireto, no qual cabem: me, te, se, nos, vos . É muito importante verificar a frase no contexto: a capacidade de apresentar soluções alternativas para problemas conhecidos. Neste caso devemos empregar os pronomes átonos oblíquos lhe e lhes quando substituem um substantivo precedido da preposição a ou para.

  • Vamos analisar:

     a) preservar o que foi conquistado = preservar-lhe.   ERRADO ( Preservar = Verbo transitivo direto.  'Lhe = Objeto indireto' - não pode)

     

            b) considerar a criatividade = lhe considerar. ERRADO ( aqui entre em cena as formas especiais dos pronomes 'o, os, a, as' . quando eles se juntam a verbos de terminações: '-z, -s ou -r', os pronome assumem as formas de 'lo, los, la ou las', ao mesmo tempo  a terminação verbal é suprimida. O correto seria:

    Considera-la

     

     c) apresentar soluções alternativas = apresentá-las.  CORETA - vide explicação da alternativa B

     

     d) perseguir um objetivo = perseguir-no.  ERRADA - (O verbo " perseguir é VTD (porque quem persegue, persegue algo ou alguem) logo só pode admitir OBJ. DIRETO.

    Os pronomes 'o, a, os e as' atuam exclusivamente como objetos diretos.). Nesse caso ele é indispensável. Veja a analise:  Então A forma correta seria:

    Perseguir o

     

     e) dedicam boa parte de seu tempo = dedicam-no. ERRADA - vide explicação da alternativa D

  • A justificativa do professor em relação à alternativa E está errada. Se voltarmos ao texto verificaremos que existe objeto indireto. O verbo dedicar, naquele contexto é VTDI, porque "... os tigres dedicam boa parte de seu tempo e energia à defesa do seu território..." Verificamos aqui o objeto indireto - à defesa - logo o correto seria dedicam-lhe boa parte de seu tempo. Outro fator que pediria o emprego do lhe, nesta alternativa, seria o adjunto adnominal seu tempo, porque de acordo com a gramática padrão adjunto adnominal de posse pede o pronome lhe, portanto temos duas condições obrigatórias para que ocorra a ênclise com o emprego do pronome lhe.

     

  • APRESENTÁ-LAS.

  • MACETE

    1) Em verbos terminados em vogal ou ditongo oral, os pronomes: o, a, os, as não se alteram.

    Ex: Chame-o agora.

         Deixei-a mais tranquila.

    2) Em verbos terminados em r, s ou z, estas consoantes finais alteram-se para lo, la, los, las.

    Ex: (Encontrar) Encontrá-lo é o meu maior sonho.

         (Fiz) Fi-lo porque não tinha alternativa.

    3) Em verbos terminados em ditongos nasais (am, em, ão, õe, õe,), os pronomes o, a, os, as alteram-se para no, na, nos, nas.

    Ex: Chamem-no agora. 

          Põe-na sobre a mesa.

    DICA

    lhe = usaremos APENAS quando for OBJETO INDIRETO

    o, a, os, as, lo, la, los, las, no, na, nos, nas = usaremos quando for OBJETO DIRETO

  • carai esse professor é muito fera

  • GABARITO: LETRA C

    Os pronomes oblíquos passam a ser escritos como:

    1) -lo(s) / la(s)

    *Quando estiverem ligados a verbos terminados em R, S, Z - verbos RiSo(liberdade "poética" aqui para escrever risos com z)

    2) -no(s) / na(s)

    *Quando ligados a verbos "fanhos", ou seja, com terminação -am ; -em ; -ão; -õe

    FONTE: QC

  • Sobre a E, era só voltar ao texto , dedicam algo ''à defesa de seu território.'' VTDI

    Eles sempre colocam uma parte só, dando a impressão de que seria VTD

  • Não entendi o pessoal justificando a alternativa E como se só pudesse substituir o objeto indireto da oração, quando poderia muito bem ser:

    "... os tigres dedicam boa parte de seu tempo e energia à defesa do seu território..." (original), "... os tigres dedicam-no à defesa do seu território..." (substituição do O.D), ou "... os tigres dedicam-lhe boa parte de seu tempo e energia ..." (substituição do O.I).

    Enfim, prefiro ficar com a explicação do professor que considera o núcleo do O.D "parte" como feminino e, por isso, o certo seria: "... os tigres dedicam-na à defesa do seu território..."

  • Gabarito C

    ⨠ Objetos Diretos ( a,o,lo(s),la(s),no(s),na(s) ), substitui palavras terminadas em:

    » R, S , Z = Lo(s) / La(s); » Nasal (m) = no(s) / na(s).

    ⨠ Objetos Indiretos = lhe, a eles, para em. 

    obs¹: algumas palavras como: quando, nunca/não/jamais, como atrai o pronome!

    obs²: depois de "ido" e "ado" não tem.