SóProvas


ID
1833625
Banca
FCC
Órgão
BANESE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: A questão refere-se ao texto abaixo.

Agir como um caçador incansável é fundamental para perseguir um objetivo e alcançá-lo. No entanto, não se pode esquecer de que preservar o que foi conquistado é tão importante quanto conquistar algo novo.
Na vida selvagem, os tigres dedicam boa parte de seu tempo e energia à defesa de seu território. Como as tentativas de invasão são frequentes, a competição é permanente e impiedosa. O tigre precisa ser melhor que seus rivais.
O mundo corporativo espelha o mundo natural. Para se destacar e ser “dono” de um território é imprescindível que o profissional supere os concorrentes. Para isso, ter criatividade na hora de resolver problemas e “faro” para identificar oportunidades faz toda a diferença para a carreira e para o sucesso dos negócios.
Na “empresa” da selva, os tigres são criativos porque isso lhes traz vantagens competitivas e eles usam sua criatividade para transpor obstáculos. Uma caçada é uma sequência de problemas, ora conhecidos, ora inesperados. Em ambos os casos, o tigre terá de ser criativo.
Na minha visão, criatividade no mundo profissional deveria ter justamente essa definição: a capacidade de apresentar soluções alternativas para problemas conhecidos e soluções inovadoras para novos problemas.
É claro que essa qualidade não se restringe aos artistas ou ao pessoal do marketing. Da mesma forma, é engano considerar a criatividade como um talento nato. A criatividade é uma competência que deve ser exigida de qualquer profissional e que qualquer pessoa pode desenvolver.
Quem tem o olho de tigre está sempre atento. Mais ainda, essas pessoas não se referem a “problemas” e sim a “desafios”. Todo processo pode ser aperfeiçoado, em qualquer área ou divisão de uma empresa. Às vezes, esse aprimoramento vem da forma menos esperada e da maneira mais simples. Ser criativo não significa ser complexo. Muitas vezes, na simplicidade está a melhor solução.

(Adaptado de Renato Grinberg. Olho de tigre. São Paulo, Gente, 2011, p. 85-9)

No entanto, não se pode esquecer de que preservar o que foi conquistado é tão importante quanto conquistar algo novo.

Mantendo-se a correção e a lógica, o elemento grifado pode ser substituído APENAS por:

Alternativas
Comentários
  • GAB: E

    No entanto/ contudo/ entretanto/ todavia/ não obstante/ mas/ porém - Conjunções Adversativas

    Visto que /Porquanto / já que - Conjunções Causais

    Embora/ Ainda que/ Conquanto/ posto que/ mesmo que - Conjunções Concessivas

    A diferença entre as conjunções adversativas e as concessivas é que:

     - as adversativas possuem função de ligar pensamentos (orações - coordenadas) que são opostas/contrárias entre si;

     - já nas concessivas a ideia que predomina é a de ser exceção, logo o que a primeira oração (principal) vem falando não vai deixar de ocorrer por causa da segunda (oração subordinada e não coordenada) e a segunda será apenas uma exceção/ressalva a primeira.

    Espero ter ajudado e caso eu tenha dada alguma definição errada, peço para os colegas fazerem as devidas correções. Bom estudo para todos!