SóProvas


ID
1833856
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BR Distribuidora
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

O tempo de reposição do estoque (“lead time") é o período de tempo

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A: Custo. O envolvimento dos funcionários encarregados da produção contribui,
    sem dúvida, para a eliminação do desperdício. A busca das reduções dos tempos
    de preparação de máquinas e movimentação interna e de uma melhor utilização
    do tempo de produção, com atividades que agreguem efetivamente valor ao produto,
    cria um ambiente favorável à redução de custos.
    A minimização dos estoques, tanto de matérias-primas quanto de produtos
    acabados, e a redução dos tamanhos dos lotes e consequentemente dos lead times,
    também se configuram como agentes de redução de custo.
    Qualidade. Mais uma vez se destaca a participação dos operários

     

    DIAS

  • (Lead Time)=( processamento do pedido + tarefas do fornecedor+ recebimento)

     

    ou seja é o perído de tempo entre - pedido e recebimento.

  • Lead time ou tempo de aprovisionamento ou ainda ciclo, em português europeu, é o período entre o início de uma atividade, produtiva ou não, e o seu término.

    A definição mais convencional para lead time em Supply Chain Management (SCM) é o tempo entre o momento do pedido do cliente até a chegada do produto a ele.

    Ter o menor lead time possível entre o momento que o cliente faz o pedido e a entrega efetiva do produto agrega diversos benefícios ao seu e-commerce, entre eles:

    Redução de gaps nos processos

    Redução de custos

    Garantia da satisfação plena do cliente

    Destaque no mercado

     

    Lead time é o nome dado ao tempo total do processo de compra. Ele vai desde a solicitação feita pelo cliente (seja de um produto ou serviço) e só é finalizado após sua entrega/prestação.

    CLIENTE  FAZ O PEDIDO >  ENTRADA DO PEDIDO >   PROCESSAMENTO DO PEDIDO >  MONTAGEM  DO PEDIDO >   TRANSPORTE  >    RECEBIDO DO PEDIDO                  

    Cada uma dessas etapas exige tempo e pode variar de acordo com o perfil de cada empresa. Se cada uma delas não for bem administrada, pode gerar prejuízos para o negócio.

    Por exemplo: em situações em que os produtos solicitados não compõem o estoque da loja e precisam ser produzidos, montados ou adquiridos de fornecedores externos, como em casos de , o lead time é maior e pode comprometer a qualidade do serviço prestado pelo e-commerce. Isso sem falar em ocorrências inesperadas, como atrasos e problemas logísticos, que atrapalham o fluxo e, consequentemente, os objetivos e imagem da empresa.

    Em situações como essas, é extremamente importante que haja a diminuição do gap, ou seja, da diferença entre o SERVIÇO ESPERADO e o SERVIÇO PERCEBIDO pelo cliente. O que influencia na percepção e disposição do cliente em esperar pela encomenda são as condições competitivas do mercado e também a natureza do produto.

     

    Pode-se dizer que para cada negócio existem fatores específicos que definem diretamente o seu lead time.

    Abaixo listamos os três principais:

    lead time.

    PRODUÇÃO

    FORNECEDOR

    TRANSPORTE

     

    Lead time de compra.

    O tempo entre a solicitação de matéria-prima/produto ao fornecedor e a sua entrega na empresa influenciam diretamente no tempo de entrega ao consumidor final. Quando previsto incorretamente, esse tempo afeta a performance do negócio e sua imagem diante do consumidor.

  • GABARITO: LETRA A

    Lead time ou tempo de aprovisionamento ou ainda ciclo, em português europeu, é o período entre o início de uma atividade, produtiva ou não, e o seu término. A definição mais convencional para lead time em Supply Chain Management (SCM) é o tempo entre o momento de entrada do material até à sua saída do inventário. Em resultado da definição mais genérica, lead time é, muitas vezes, confundido ou tem até o mesmo significado que ciclo (Lambert et al., 1998, p. 116), tack time e deadline, entre outros.

    lead time é um dos conceitos mais importante da logística. Deve ser levado em consideração em todas as atividades, pois está associado ao custo da operação. Associados ao lead time estão, por exemplo, o estoque de segurança,o Lote econômico de compras,processos produtivos,dentre outros.

    O controle do lead Time entre uma empresa e um fornecedor é muito importante pois, permite controlar o respectivo lead Time entre a empresa e o cliente final.

    FONTE: https://www.dicionarioinformal.com.br/lead+time/