SóProvas


ID
1834522
Banca
CAIP-IMES
Órgão
Câmara Municipal de Atibaia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

O Código Civil vigente dispõe sobre a aquisição da propriedade imóvel por meio da usucapião. Leia as assertivas abaixo e assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra A

    Art. 1.240. Aquele que possuir, como sua, área urbana de até duzentos e cinqüenta metros quadrados, por cinco anos ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural. --> TAO SOMENTE, AREA URBANA. 

  • GABARITO: LETRA A!

    Complementando:

    CC-2002

    A) USUCAPIÃO CONSTITUCIONAL OU ESPECIAL URBANA – PRO MISERO: Art. 1.240. Aquele que possuir, como sua, área urbana de até duzentos e cinqüenta metros quadrados, por cinco anos ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural.

    B) USUCAPIÃO EXTRAORDINÁRIA: Art. 1.238. Aquele que, por quinze anos, sem interrupção, nem oposição, possuir como seu um imóvel, adquire-lhe a propriedade, independentemente de título e boa-fé; podendo requerer ao juiz que assim o declare por sentença, a qual servirá de título para o registro no Cartório de Registro de Imóveis.

    C) USUCAPIÃO CONSTITUCIONAL OU ESPECIAL RURAL – PRO LABORE: Art. 1.239. Aquele que, não sendo proprietário de imóvel rural ou urbano, possua como sua, por cinco anos ininterruptos, sem oposição, área de terra em zona rural não superior a cinqüenta hectares, tornando-a produtiva por seu trabalho ou de sua família, tendo nela sua moradia, adquirir-lhe-á a propriedade.

    D) USUCAPIÃO ESPECIAL URBANA POR ABANDONO DO LAR: Art. 1.240-A. Aquele que exercer, por 2 (dois) anos ininterruptamente e sem oposição, posse direta, com exclusividade, sobre imóvel urbano de até 250m² (duzentos e cinquenta metros quadrados) cuja propriedade divida com ex-cônjuge ou ex-companheiro que abandonou o lar, utilizando-o para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio integral, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural.

  • A) Aqui o examinador mistura a usucapião especial urbana e rural. Embora os requisitos sejam parecidos, para a usucapião especial rural a área de terra em zona rural não poderá ser superior a cinquenta hectares (art. 1.239 do CC), enquanto na usucapião espacial urbana a área urbana não poderá ser superior a duzentos e cinquenta metros quadrados (art. 1.240 do CC). Incorreta;

    B) Trata-se do art. 1.238 do CC, que traz a usucapião extraordinária. Independe de justo título e boa-fé, exigindo a posse mansa, pacífica e ininterrupta com “animus domini" por 15 anos. Ressalte-se que a usucapião é a forma originária de aquisição da propriedade. Correta;

    C) Estamos diante da usucapião especial rural, com previsão no art. 1.239 do CC. Correta;

    D) Cuida-se da usucapião especial urbana por abandono de lar conjugal, com previsão no art. 1.240-A do CC. Estamos diante do menor prazo previsto para usucapião. Correta. 



    Resposta: A