Gab. B
Dimensionamento do SESMT = Gradação do risco da atividade principal + Número total de empregados do estabelecimento. (Regra Geral)
4.2 O dimensionamento dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho vincula-se à gradação do risco da atividade principal e ao número total de empregados do estabelecimento, constantes dos Quadros I e II, anexos, observadas as exceções previstas nesta NR.
Obs: Lembrando que existem as exceções previstas na NR.
Centralizado ›› Um mesmo SESMT atenderá, de forma centralizada, mais de um estabelecimento da mesma empresa. Aplica-se nos casos de estabelecimentos próximos (item 4.2.3), canteiros de obras (item 4.2.1) e empresas cujos estabelecimentos, isoladamente, não se enquadrem no Quadro II, mas, analisados e conjunto, devem constituir o Serviço (item 4.2.5).
Comum ›› Ocorre quando um mesmo SESMT é constituído para atender a mais de uma empresa, conforme disposto nos subitens 4.14 e 4.15.
Sazonal ›› Os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho das empresas que operem em regime sazonal deverão ser dimensionados, tomando-se por base a média aritmética do número de trabalhadores do ano civil anterior
Serviço único de engenharia e medicina ›› É a possibilidade de as empresas de grau de risco 1, já possuidoras de outros serviços de medicina e engenharia de segurança, integrá-los ao SESMT. Esta modalidade é detalhada no item 4.3.