-
Apesar do uso estranho do EXMO. para Senadores sendo que a questão não fala se o senador em questão é presidente do Senado. Todas as alternativas possuem erros de gramática, algo inaceitável no padrão culto, com excessão da letra A
b)(...) com questões que não demandem(...) ---- o certo seria demandam
c) nada a impediria de lhes denunciar ---- O pronome “lhes” não pode ser utilizado para substituir objetos diretos, somente objetos indiretos. como “denunciar” nesse caso específico é VTD então o pronome correto deveria ser o “o,os” não cabendo o uso de “lhe,lhes"
nada impediria de denunciá-los
d) erro de concordância verbal: acredito que pode ter consequências--- : acredito que podem ter consequências
e) erro de concordância verbal: passou-lhe os documentos que nessecitava --- documentos que necessitavam
gabarito Letra A
-
Acredito que não seja esse o erro da questão na alternativa "E", pois na verdade o verbo "necessitava" está concordando com o sujeito oculto "ele", sendo "os documentos" objeto direto do verbo necessitar....
Na verdade fiquei em dúvida entre essa e a alternativa "A" justamente por causa do Exmo....
-
Deve-se usar a forma de tratamento Vossa Excelência, para as seguintes autoridades:
a) do Poder Executivo; Presidente da República; Vice-Presidente da República; Ministros de Estado;Governadores e Vice-Governadores de Estado e do Distrito Federal; Oficiais-Generais das Forças Armadas; Embaixadores; Secretários-Executivos de Ministérios e demais ocupantes de cargos de natureza especial; Secretários de Estado dos Governos Estaduais; Prefeitos Municipais.
b) do Poder Legislativo: Deputados Federais e Senadores; Ministro do Tribunal de Contas da União; Deputados Estaduais e Distritais; Conselheiros dos Tribunais de Contas Estaduais; Presidentes das Câmaras Legislativas Municipais.
c) do Poder Judiciário: Ministros dos Tribunais Superiores; Membros de Tribunais;Juízes; Auditores da Justiça Militar.
O VOCATIVO a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo:. Ex Excelentíssimo Senhor Presidente da República, Excelentíssimo Senhor Presidente do Congresso Nacional. As demais autoridades serão tratadas com o vocativo Senhor, seguido do cargo respectivo: Senhor Senador, Senhor Juiz,Senhor Ministro, Senhor Governador.
Exemplo:
A Sua Excelência o Senhor
Senador Fulano de Tal
Senado Federal
70.165-900 – Brasília. DF
Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm
-
Acho que o erro da letra letra b) não é o modo subjuntivo em "demandem" como disseram.
E sim os três erros destacados abaixo:
b) Acredito que Vossa Senhoria, Exmo. Sr. Secretário, não deve se preocupar com questões que não demandem diretamente vossa decisão.
Corrigida:
b) Acredito que Vossa Senhoria (ou Vossa excelência; V. Exª), Sr. Secretário, não deve se preocupar com questões que não demandem diretamente sua decisão.
-
A letra "E" foi a grande vilã, tá bem chatinha a compreensão. Perdi quase 5 minutos pra achar a resposta correta, na prova, nunca devemos marcar se estivermos em dúvida, pula e depois volta, volta, volta e volta de novo se preciso for, mas, não marque se estiver em dúvida, porque é certo de vc errar.
.
Para ir adiante ao processo já iniciado "documentos são necessários". ===>>> Alguns documentos necessitavam de entrega para ir adiante ao processo já iniciado.
-
Comentando e somando os erros não comentados.
B- Acredito que Vossa Senhoria, Exmo. Sr. Secretário, não deve se preocupar com questões que não demandem diretamente de vossa sua decisão.
C- Tal foram as exigências deles, que Maria, ela própria, desistiu da compra, não sem antes avisar que, qualquer que fossem as alegações, nada a impediria de lhes denunciá-los.
D- Cada um de todos aqueles grupos que se cuidem, pois as armadilhas que impuseram um ao outro acredito que podem ter consequências.
E- Ao se dirigir àquele Senhor, passou-lhe os documentos de que (ele)* necessitava para ir adiante ao processo já iniciado.
* Não vejo problemas em fazer a concordância na terceira do plural, mas não há nenhuma certeza de que era essa a intenção . Se ; ficaria assim " de que necessitavam". O erro mesmo está na ausência da preposição exigida pelo verbo.
-
na letra A não seria " pretendo-lhe enviar " para não usar próclise antes no infinitivo na locução verbal.
-
Só podemos afirmar com certeza que a letra "a" está correta com relação à redação oficial (o que não é exigido da questão), se soubéssemos que o senador seria o presidente do congresso (sendo, assim, chefe de poder).
"O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, seguido
do cargo respectivo:
Excelentíssimo Senhor Presidente da República,
Excelentíssimo Senhor Presidente do Congresso Nacional,
Excelentíssimo Senhor Presidente do Supremo Tribunal Federal.
As demais autoridades serão tratadas com o vocativo Senhor, seguido do cargo respectivo:
Senhor Senador,
Senhor Juiz,
Senhor Ministro,
Senhor Governador,..."
-
"pretendo lhe enviar"
E esse lhe solto entre "podendo" e "enviar", a norma culta aceita??
PRONOME EM RELAÇÃO AO VERBO PRINCIPAL
- Eu devo lhe pedir um favor. (ERRADO)
>>>>>>A norma culta condena a próclise ao verbo principal, ou seja, o pronome “solto” no meio da locução verbal.
-
Seguindo a dúvida do colega anterior,
a letra A está realmente certa? Pode haver próclise diante de verbo no infinitivo?
Em outras palavras, a passagem "encaminhou e pretendo lhe enviar" não deveria ser "encaminhou e pretendo enviar-lhe"?
-
A alternativa (E) está errada quanto à regência verbal, pois o verbo “necessitar”, em “necessitava”, exige preposição, devendo ser “... documentos de que necessitava ...”;
errada, também, a regência nominal de “adiante”, em que se construiu “ao”, quando deve ser “... ir adiante no processo ...”.
E, por fim, “Senhor” não deve ser grafado com inicial maiúscula, pois se trata de expressão de tratamento comum, como “dona”, “senhorita”... Corrigida no todo, a frase deverá ser escrita:
“Ao se dirigir àquele senhor, passou-lhe os documentos de que necessitava para ir adiante no processo já iniciado”.
Fonte: Professor Menegotto
http://professormenegotto.blogspot.com/2011/12/terceira-edicao-das-questoes-da-fcc.html
-
Pessoal, uma dica que tem me ajudado a eliminar várias alternativas erradas é que a Redação oficial precisa ser impessoal.
Quando o texto explana exaltação de emoções, você com certeza pode desconsiderar aquela alternativa, pois não estará correta. Um texto que insulta seu receptor, ou que emite opiniões pessoais (emotivas) do autor não pode ser utilizado para fins oficiais.
A partir desta análise, a alternativa certa se torna visível rapidamente, antes mesmo de você precisar analisar a gramática.
exemplo: Q63023 "Acredito que Vossa Senhoria, Exmo. Sr. Secretário, não deve se preocupar com questões que não demandem diretamente vossa decisão." - alternativa completamente emotiva, contém opinião pessoal do autor.
Um abraço!
obs: se alguém achar alguma questão que contrarie este entendimento, mande-me uma mensagem!
-
O erro na letra e é que simplesmente nao se pode usar crase antes de palavra no masculino...
-
Só tem um senador no CN pelo visto... pra ele ser considerado o presidente chefe de poder...
-
O enunciado informa que uma das alternativas apresenta o padrão culto escrito, ou seja, sem gírias, sem problemas de concordância e afins.
Ao analisar todas as alternativas, percebemos que a letra B apresentam separação silábica errada ("de mandem", quando deveria ser "demandem") e problemas com regência ("que não demandem diretamente (de) vossa decisão"). Na letra C há uso incorreto de vírgula (antes de "que"); na letra D não há uma linearidade sintática, ou seja, a oração está escrita de maneira confusa. E na letra E há problemas quanto à regência da palavra "necessitava" (necessita "de" algo).
A resposta é a letra A.
-
b) não devA se preocupar
c) TaiS... AS denunciar
d) unS aos outroS... podeM
e) DE que necessitava
A crase na E está correta, já que não é referente ao nome masculino e sim ao "aquele"... a + aquele = àquele... o"a" é exigido pelo verbo DIRIGIR (dirigir-se a alguém ou a algum lugar)
-
LETRA A - CORRETA
Não esqueçam que é uma locução verbal. (pretendo enviar)
Nas locuções verbais, o verbo principal constituído de infinitivo pode:
(1) pretendo enviar-lhe
(2) pretendo-lhe enviar
(3) pretendo lhe enviar
Fonte: A gramática para concursos.
-
O padrão culto pode até está correto, no entanto, o vocativo utilizado não condiz com o Manual de Redação da Presidência da República, pois só existem três casos em que podem ser utilizados o vocativo Excelentíssimo Senhor + Cargo, são eles:
Presidente da República;
Presidente do Congresso Nacional; e
Presidente do Supremo Tribunal Federal, ou seja, os chefes dos três poderes.
-
Rodolfo Custódio penso como você. É a segunda questão cobrando erradamente o vocativo que resolvo desta banca ! Se o que dizem é verídico, de que esta banca é a mesma CONSULPLAN, que está aplicando provas de vários tribunais, fico preocupada!!!Mas nada que um recurso não resolva, ou não...:/
-
a utilização correta do vocativo também contribui para o padrão culto do texto. A alternativa A tbém está errada