SóProvas


ID
1837198
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O termo fermentação tem sido empregado em bioquímica para descrever um processo de conservação de energia em que compostos orgânicos agem tanto como doadores quanto como aceptores finais de elétrons. Considerando os aspectos da fermentação nesse contexto, julgue o item a seguir.

Em um processo de fermentação, é possível obter acetilcoenzima A.

Alternativas
Comentários
  • Correto, pelo ciclo de Krebs.

    Ciclo de Krebs: o piruvato, com três carbonos, produzido na glicólise, passa para o interior das mitocôndrias, onde é oxidado até o grupo acetil, com dois carbonos, pela ação da piruvato desidrogenase, liberando uma molécula de gás carbônico (CO_2_2) e energia, sendo parte dela captada quando NADH^+^+ é reduzido, formando NADH_2_2 e, a outra parte da energia é captada quando o grupo acetil é combinado com a coenzima A, formando a acetilcoenzima A (Acetil CoA). O Acetil CoA combina-se com um composto de quatro carbonos, o ácido oxalacético, e libera a coenzima A, formando o ácido cítrico. Ao longo do ciclo, o ácido cítrico perde dois carbonos na forma de CO_2_2 e oito hidrogênios que são captados por NAD e por um outro  aceptor de elétrons chamado FAD (do inglês, Flavin Adenine Dinucleotide). Ao final, forma-se o ácido oxalacético, que novamente se unirá ao acetil CoA, reiniciando o ciclo. Durante esse processo, formam-se também duas moléculas de GTP (do inglês Guanosine Triphosphate), muito semelhante ao ATP.  (http://educacao.globo.com/biologia/assunto/fisiologia-celular/respiracao-celular-aerobica-e-fermentacao.html)

  • Mas se está na fermentação, não tem krebs, apenas a glicólise. É isso?

  • O gabarito está considerando como certo, no entanto, essa assertiva está errada, pois:

    A acetil-CoA é produzida a partir da descarboxilação do piruvato pelo complexo da piruvato desidrogenase, processo que ocorre em condições aeróbias. Já em processos de fermentação (que ocorrem em condições de hipoxia), o piruvato é convertido em lactato ou etanol, não sendo possível obter Acetil-CoA.

  • É contraditório, mas não é incompreensível.

    "A primeira reação de transformação do piruvato em acetil-CoA ainda não faz parte do Ciclo" (Fonte: http://www.ufjf.br/fisiologiavegetal/files/2018/07/Apostila-Te%C3%B3rica.pdf) .

    No caso de uma fermentação alcoólica, se houver muito oxigênio, o fungo anaeróbio facultativo não produzirá álcool, mas gás carbônico e água. Nessa situação, a fermentação é inibida

    O destino do piruvato depende das condições do ambiente.

    Em uma condição Anaeróbia - Pode produzir etanol ou até lactato nas células muSculares

    Em uma condição Aeróbia - Pode produzir Acetil-CoA