-
Correto, pelo ciclo de Krebs.
Ciclo de Krebs: o piruvato, com três carbonos, produzido na glicólise, passa para o interior das mitocôndrias, onde é oxidado até o grupo acetil, com dois carbonos, pela ação da piruvato desidrogenase, liberando uma molécula de gás carbônico (CO_2_2) e energia, sendo parte dela captada quando NADH^+^+ é reduzido, formando NADH_2_2 e, a outra parte da energia é captada quando o grupo acetil é combinado com a coenzima A, formando a acetilcoenzima A (Acetil CoA). O Acetil CoA combina-se com um composto de quatro carbonos, o ácido oxalacético, e libera a coenzima A, formando o ácido cítrico. Ao longo do ciclo, o ácido cítrico perde dois carbonos na forma de CO_2_2 e oito hidrogênios que são captados por NAD e por um outro aceptor de elétrons chamado FAD (do inglês, Flavin Adenine Dinucleotide). Ao final, forma-se o ácido oxalacético, que novamente se unirá ao acetil CoA, reiniciando o ciclo. Durante esse processo, formam-se também duas moléculas de GTP (do inglês Guanosine Triphosphate), muito semelhante ao ATP. (http://educacao.globo.com/biologia/assunto/fisiologia-celular/respiracao-celular-aerobica-e-fermentacao.html)
-
Mas se está na fermentação, não tem krebs, apenas a glicólise. É isso?
-
O gabarito está considerando como certo, no entanto, essa assertiva está errada, pois:
A acetil-CoA é produzida a partir da descarboxilação do piruvato pelo complexo da piruvato desidrogenase, processo que ocorre em condições aeróbias. Já em processos de fermentação (que ocorrem em condições de hipoxia), o piruvato é convertido em lactato ou etanol, não sendo possível obter Acetil-CoA.
-
É contraditório, mas não é incompreensível.
"A primeira reação de transformação do piruvato em acetil-CoA ainda não faz parte do Ciclo" (Fonte: http://www.ufjf.br/fisiologiavegetal/files/2018/07/Apostila-Te%C3%B3rica.pdf) .
No caso de uma fermentação alcoólica, se houver muito oxigênio, o fungo anaeróbio facultativo não produzirá álcool, mas gás carbônico e água. Nessa situação, a fermentação é inibida
O destino do piruvato depende das condições do ambiente.
Em uma condição Anaeróbia - Pode produzir etanol ou até lactato nas células muSculares
Em uma condição Aeróbia - Pode produzir Acetil-CoA