SóProvas


ID
1837570
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo ao marketing cultural e ao Sistema Nacional de Cultura.

O termo marketing cultural, que só existe no Brasil e não faz sentido no idioma inglês, foi difundido no Brasil a partir da Lei Sarney de incentivo à cultura.

Alternativas
Comentários
  • Marketing cultural é o conjunto de ações de marketing (estratégias) em que se utiliza a Cultura (conjunto de padrões de comportamento, crenças, conhecimentos, costumes etc. que distinguem um grupo social) para divulgar, projetar e/ou fixar a imagem, nome ou produto de uma organização, projeto ou marca. É aplicado por meio de estratégias de comunicação empresarial e governamental a um povo ou população por se associar a expressões e manifestações artísticas. Fomentar projetos culturais permite a troca de interesses: de um lado, o reconhecimento e do outro, a satisfação pessoal, de um grupo, de uma classe etc. Utilizar essas ações podem ser benéficas ao terem um retorno financeiro apoiada nas Leis de Incentivo Fiscal além da contribuição do reforço cultural para a sociedade.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing_cultural

  • Machado Neto (2005) define marketing cultural como uma atividade cujo propósito é viabilizar financeiramente produtos e serviços que, comercializados ou franqueados, atendam às demandas de fruição e de enriquecimento cultural da sociedade. Já Avelar (2013) defende que essa vertente do marketing utiliza ações culturais para promover e agregar valor a um produto, serviço, marca ou organização, diferenciando-os perante seus concorrentes, conquistando e mantendo a simpatia do público, fortalecendo seu aspecto institucional e associando-os com causas que vão além do lucro.

    A atividade conhecida como marketing cultural no Brasil difere conceitualmente do cultural marketing praticado por outros povos, como os anglo-saxões. Essa modalidade estrangeira, que poderíamos chamar de marketing étnico, direciona esforços de marketing para públicos segmentados por suas particularidades étnicas e culturais, como afrodescendentes e orientais.

    A “Lei Sarney" (Lei 7.505, de 2 de julho de 1986) iniciou uma nova era de incentivos fiscais a operações de caráter cultural ou artístico e abriu caminho para uma visão complementar à ação do Estado no que concerne à produção cultural.

    Com base nessa explicação, podemos concluir que a questão está certa.

    Gabarito do professor: CERTO.

    Bibliografia:

    - Avelar, Rômulo. O avesso da cena:   notas sobre  produção e gestão cultural. 3.ed. Belo Horizonte: Ed. Do Autor, 2013.

    - Machado Neto, Manoel Marcondes. Marketing cultural: das práticas à teoria. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2005.