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Questões de Marketing Cultural


ID
257944
Banca
FUNIVERSA
Órgão
EMBRATUR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

São unidades avançadas de promoção, marketing e apoio à comercialização de produtos, serviços e destinos turísticos brasileiros no mercado internacional. Têm como principal atribuição promover e divulgar o turismo brasileiro nos mercados-alvo, oferecendo alternativas que contribuam para a consolidação da imagem do País como um destino turístico atraente e competitivo. A primeira unidade foi inaugurada em janeiro de 2004 em Portugal. A experiência brasileira é inovadora no modelo de promoção turística internacional de países. Internet: (com adaptações). 

As unidades avançadas de que trata o texto são os(as)

Alternativas
Comentários
  • Os Escritórios Brasileiros de Turismo (EBTs) são unidades avançadas de promoção, marketing e apoio à comercialização de produtos, serviços e destinos turísticos brasileiros no mercado internacional. Têm como principal atribuição promover e divulgar o turismo brasileiro nos mercados-alvo, oferecendo alternativas que contribuam para a consolidação da imagem do País como um destino turístico atraente e competitivo.

    O Ministério do Turismo, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) iniciou essa política em janeiro de 2004 com a instalação do EBT Portugal. De lá para cá, os EBTs conquistaram a confiança tanto dos mercados em que atuam quanto dos órgãos oficiais e das empresas brasileiras do setor. O planejamento das atividades dos EBTs é focado na parceria e no relacionamento com os principais agentes econômicos responsáveis pelo turismo emissivo em cada país, dentre eles operadores e agentes de viagens, companhias aéreas, formadores de opinião e entidades de classe.

    O trabalho, alinhado à Agenda de Promoção Comercial da EMBRATUR, oferece ferramentas de apoio à equipe, tal como um sistema de inteligência comercial. A experiência brasileira é inovadora no modelo de promoção turística internacional de países.

    Em um total de 11, os EBTs atendem os seguintes mercados: Alemanha, América do Sul, Espanha, Estados Unidos (um na Costa Oeste, outro na Leste), França, Itália, Japão, Portugal, Reino Unido e Novos Mercados. O EBT América do Sul trabalha oito países da região e o México, a partir de Brasília-DF, por meio dos Comitês Descubra o Brasil. Esses comitês são estruturas organizacionais constituídas por transportadoras, operadoras, agências de viagens e representantes de mídia especializada que vendem o destino Brasil. Contam com o apoio das Embaixadas Brasileiras, por meio dos seus Setores de Promoção Comercial – SECOMs. Os países onde há Comitês Descubra o Brasil são: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e México.

    http://www.turismo.gov.br/turismo/programas_acoes/promocao_comercializacao/ebts.html
  • Os EBTs são unidades avançadas de promoção, marketing e divulgação de produtos e destinos turísticos brasileiros, em 11 países, definidos como mercados-alvos no Plano Aquarela.


ID
396682
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A respeito de marketing esportivo e cultural e de identidade e
imagem corporativa, julgue os itens subsequentes.

A lei de incentivo à cultura, conhecida como Lei Rouanet, fornece às empresas a opção de aplicar parcelas do imposto sobre a renda no Fundo Nacional de Cultura.

Alternativas
Comentários
  • Item Certo!

    A Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei nº 8.313 de 23 de dezembro de 1991), conhecida também por Lei Rouanet, é a lei que institui politicas públicas para a cultura nacional, como o PRONAC - Programa Nacional de Apoio à Cultura.

    As diretrizes para a cultura nacional foram estabelecidas nos primeiros artigos, e sua base é a promoção, proteção e valorização das expressões culturais nacionais.

    O grande destaque da Lei Rouanet é a politica de incentivos fiscais que possibilita as empresas (pessoas jurídicas) e cidadãos (pessoa fisíca) aplicarem uma parte do IR (imposto de renda) devido em ações culturais.

    A lei surgiu para educar as empresas e cidadãos a investirem em cultura, e inicialmente daria incentivos fiscais, pois com o benefício no recolhimento do imposto a iniciativa privada se sentiria estimulada a patrocinar eventos culturais, uma vez que o patrocínio além de fomentar a cultura, valoriza a marca das empresas junto ao público.

    Mais informaçoes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_Rouanet

    Bom estudo :)
  • Eu errei porque a questao foi mal formulada...Fundo nacional de cultura??? merecia recurso! Pois a empresa pode aplicar em eventos e/ou projetos já incentivados....e nao propriamente em um fundo nacional de cultura...
  • Art. 18.  Com o objetivo de incentivar as atividades culturais, a União facultará às pessoas físicas ou jurídicas a opção pela aplicação de parcelas do Imposto sobre a Renda, a título de doações ou patrocínios, tanto no apoio direto a projetos culturais apresentados por pessoas físicas ou por pessoas jurídicas de natureza cultural, como através de contribuições ao FNC, nos termos do art. 5o, inciso II, desta Lei, desde que os projetos atendam aos critérios estabelecidos no art. 1o desta Lei.
  • Alto lar. Ate ond eme consta, a tributação para empresas, é sobre a tributação do lucro real, não imposto de renda, questão mau formulada. 

  • Principal mecanismo de fomento à cultura no Brasil, a Lei Rouanet permite que empresas e pessoas físicas destinem, a projetos culturais, parte do Imposto de Renda (IR) devido. Para pessoas físicas, o limite da dedução é de 6% do IR a pagar; para pessoas jurídicas, 4%. O objetivo da lei é incentivar a produção cultural.

ID
396685
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A respeito de marketing esportivo e cultural e de identidade e
imagem corporativa, julgue os itens subsequentes.

As políticas de remuneração e de planos de carreira existentes em uma organização são fontes prioritárias, muitas vezes exclusivas, do clima e da identidade corporativa.

Alternativas
Comentários
  • As políticas de remuneração e de planos de carreira existentes em uma organização são fontes prioritárias, muitas vezes exclusivas, do clima e da identidade corporativa.
  • Essa questão deveria ser classificada também como parte de "Admnistração Pública".
  • O erro está em apontar que muitas vezes são exclusivas. Pode ser, mas nem sempre.


ID
396688
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A respeito de marketing esportivo e cultural e de identidade e
imagem corporativa, julgue os itens subsequentes.

O uso de blogs contribui para a percepção socialmente compartilhada da imagem de uma empresa, já que essa ferramenta favorece a troca de opiniões e experiências de diversos indivíduos relativas a serviços ou produtos da empresa em análise.

Alternativas

ID
800977
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Sobre o Marketing Cultural é correto afirmar:

Alternativas

ID
883933
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos a marketing institucional.

Entre as áreas de aplicação do marketing institucional não se inclui o marketing cultural.

Alternativas
Comentários
  • Ações de marketing cultural estão incluidas no escopo do marketing institucional, ajudando a empresa a fortalecer sua marca e posicionar seus atributos diante da concorrencia. 

  • O BNDES e a Petrobras são os melhores exemplos de uso do marketing cultural através de exposições de arte, shows musicais em suas instalações, além de oferecer patrocínios a peças de teatro, filmes, seriados, bandas e orquestras, sempre destacando o logo das empresas patrocinadoras. 

  • ​O Marketing Institucional não tem como objetivo imediato à venda, pois visa criar atitudes e comportamentos favoráveis nos diversos segmentos do público em relação à empresa. A partir do momento em que a imagem de uma empresa junto ao público consumidor, acionistas, funcionários, fornecedores e terceirizados é uma questão importante no sucesso das efetuações das vendas, o Marketing Institucional aparece com uma força dominante.


    O Marketing Institucional é a execução de atividades necessárias para atingir o objetivo de uma determinada instituição, onde o seu principal objetivo é reforçar a imagem ou conseguir apoio, englobando várias ferramentas, onde envolve o Marketing Público, Marketing Social, Marketing Esportivo, Marketing Cultural, Marketing Comunitário, Marketing Pessoal e Marketing Ecológico.​

  • Segmentos do Marketing Institucional:

    Marketing Cultural , Social, Esportivo, Comunitario, Pessoal , Ecologicoe etc.

    gab. ERRADO.

  • Marketing institucional – Modalidade de marketing que cuida de todos os aspectos relacionados à imagem da instituição. Mais voltado para o share of mind (fixação da marca na memória) do que para o market share (participação da marca no mercado), seu objetivo imediato não é a venda, e sim a criação de uma atitude favorável, nos diversos segmentos do público, em relação à empresa ou qualquer outro tipo de organização. Engloba uma série de outras modalidades, como o marketing cultural, o esportivo, o ecológico, o comunitário.  (...) São questões afetas ao marketing institucional, entre outras: cuidar do correto posicionamento da empresa no mercado e na sociedade, da imagem corporativa e da identidade visual (quanto à correta aplicação e preservação da logomarca da empresa), além de zelar pelo cumprimento dos princípios contidos no código de ética aceito por seus executivos. 

    Dicionário Essencial de Comunicação, Rabaça & Barbosa, p. 172


ID
1522912
Banca
CS-UFG
Órgão
AL-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

De acordo com a American Marketing Association, o marketing caracteriza-se pelo desempenho de ativida- des empresariais que dirigem o fluxo de bens e servi- ços do produtor para o cliente. A abordagem que tem como foco a manutenção do cliente é conhecida como

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA: C

    marketing esportivo — associar sua marca a eventos esportivos para aumentar as vendas 


    Marketing social é a modalidade de ação mercadológica institucional que tem como objetivo primordial atenuar ou eliminar os problemas sociais, as carências da sociedade relacionadas principalmente às questões de higiene e saúde pública, de trabalho, educação, habitação, transportes e nutrição.


    Marketing de relacionamento — cultura de construir relacionamentos de longo prazo com os clientes


    Marketing Cultural é uma ferramenta de comunicação que, se aplicada com critério e seriedade, só oferece vantagens para os patrocinadores, artistas, produtores e, alvo maior, o cidadão brasileiro. De 1994 para cá o número de empresas que passaram a investir em cultura sextuplicou e cada vez mais pessoas ingressam nesse mercado anualmente. E são para esses novos navegantes - produtores, artistas, estudantes ou empresários - que preparamos esta série de informações úteis para uma melhor compreensão sobre como a cultura pode ser seu próprio agente de difusão.


ID
1599397
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Entre as preocupações e iniciativas que o produtor cultural deve ter ao praticar o marketing cultural junto à empresa, está

Alternativas

ID
1810057
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Acerca da interface entre atividade de relações públicas e administração de empresas, bem como entre relações públicas e gestão de pessoas, julgue o item subsecutivo.

Marketing social e cultural são atividades próprias da comunicação institucional.

Alternativas
Comentários
  • A Comunicação Institucional é uma área da Comunicação que implica conhecer as instituições e compartilhar suas propriedades (histórico, visão, missões, valores, filosofia e políticas), não se limitando apenas na divulgação institucional e mercadológica. Pode-se considerá-la como um meio de estruturar a comunicação externa e interna da Instituição através de planejamentos, implementações, gerenciamentos e uso de tecnologias. O profissional especializado em Comunicação Institucional é apto para elaborar e implantar políticas de comunicação, tendo como principais funções definir os objetivos de comunicação da Instituição, interagir com o público interno e externo (e avaliar os resultados dessa interação) e criar projetos utilizando diversas mídias existentes.


    https://pt.wikipedia.org/wiki/Comunica%C3%A7%C3%A3o_institucional


    GAB CERTO

  • GAB C
     

    Conforme Margarida Kunsch, a Comunicação Institucional abrange:

    Relações Públicas

    Jornalismo empresarial

    Assessoria de imprensa

    Editoração multimídia

    Imagem corporativa

    Propaganda institucional

    Marketing social

    Marketing cultural

  • Em uma organização, pública ou privada, podem ser praticados vários tipos de comunicação: institucional, administrativa, interna, mercadológica e pública. Apesar do fato de que cada um tem particularidades, objetivos e públicos específicos, todos os tipos de comunicação se complementam e convergem para atingir os objetivos maiores propostos no Planejamento de Comunicação Integrada.

    A comunicação institucional atua na construção e manutenção da identidade, imagem e reputação corporativas, bem como na influência da organização nos ambientes onde está localizada. Visa a transmitir credibilidade para os públicos de interesse, como colaboradores, formadores de opinião, mídia, comunidades nas redondezas, ambientalistas, órgãos públicos, acionistas e consumidores. Geralmente é realizada por profissionais das áreas de relações públicas e de jornalismo.

    O marketing social é uma vertente do marketing que usa os mesmos princípios, técnicas, ferramentas e estratégias da sua área de origem para buscar algo diferente: incentivar o público-alvo a adotar comportamentos e compartilhar hábitos que beneficiam tanto o indivíduo como a coletividade. Baseia-se na autenticidade e no comprometimento da organização com causas sociais. Temos, como exemplos, campanhas de vacinação, de prevenção a acidentes de trânsito e de proteção ao meio ambiente.

    De acordo com Muylaert (1995), marketing cultural “é o conjunto de recursos de marketing que permite projetar a imagem de uma empresa ou entidade, através de ações culturais...é uma das ferramentas de comunicação mais seguras para que o produto, associado a determinado evento, tenha reforçada a imagem desejada".

    Podemos dizer que marketing social e de marketing cultural são atividades usadas pela comunicação institucional para atingir seus objetivos. Não podemos, no entanto, afirmar que são atividades exclusivas dessa área da comunicação.

    Com base nessa explicação, concluímos que a questão está certa.

    Gabarito do Professor: CERTO.

    Bibliografia:

    - Nancy, R. Lee & Kotler, Philip. Marketing social. Saraiva Educação S.A. 2019.

    - Muylaert, Roberto. Marketing Cultural & Comunicação Dirigida. 4 ed. São Paulo: Globo, 1995.

    - Kunsch, Margarida. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. Summus Editorial. 5ª. edição. 2003.


ID
1837543
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Considerando que um projeto cultural é um instrumento de planejamento que envolve atividades e processos lógicos, julgue o item subsequente.

brainstorming, tempestade cerebral, é considerado uma importante ferramenta para a análise de situações e para propostas de intervenção cultural.

Alternativas
Comentários
  • O brainstorming (em português "tempestade cerebral") ou tempestade de ideias, mais que uma técnica de dinâmica de grupo, é uma atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo - criatividade em equipe - colocando-a a serviço de objetivos pré-determinados.

    A técnica propõe que o grupo se reúna e utilize a diversidade de pensamentos e experiências para gerar soluções inovadoras, sugerindo qualquer pensamento ou ideia que vier à mente a respeito do tema tratado. Com isso, espera-se reunir o maior número possível de ideias, visões, propostas e possibilidades que levem a um denominador comum e eficaz para solucionar problemas e entraves que impedem um projeto de seguir adiante.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Brainstorming


ID
1837564
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo ao marketing cultural e ao Sistema Nacional de Cultura.

A criação do Sistema Nacional de Cultura foi inspirada em outros sistemas como o Sistema Único de Saúde (SUS), e uma das semelhanças entre eles é a articulação de políticas públicas.

Alternativas
Comentários
  • CERTO. 

    Este link me ajudou a escolher a resposta certa: http://www.cultura.gov.br/snc/noticias-destaque/-/asset_publisher/67TOq0OtHQOL/content/sistema-nacional-de-cultura-fortalece-politicas-culturais-no-brasil/10907

    Boa sorte e bons estudos!

     

     

  • O Sistema Nacional de Cultura (SNC) é um instrumento que reúne os entes públicos e a sociedade civil com o objetivo de fortalecer institucionalmente as políticas públicas culturais do país. Previsto no artigo 216-A da Constituição Federal, sua implementação é fruto do Acordo de Cooperação Federativa do qual participam o Governo Federal, os Estados e Municípios.

    Inspirado no Sistema Único de Saúde (SUS), o SNC busca aperfeiçoar a gestão das políticas públicas de cultura no Brasil, conferindo respeito pelas vocações locais, reconhecendo e valorizando os grupos formadores da cultura nacional e tratando a cultura como direito de todo cidadão.

    Com base nessa explicação, podemos afirmar que a questão está certa.

    Gabarito do professor: CERTO.

    Bibliografia:

    - O que é o SNC? Disponível em http://portalsnc.cultura.gov.br/sobre/o-que-e-o-snc/. Acesso: Dezembro de 2021.

ID
1837567
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo ao marketing cultural e ao Sistema Nacional de Cultura.

Marketing cultural pode ser definido como uma atividade que tem o propósito de viabilizar financeiramente produtos e serviços que, comercializados ou franqueados, atendam às demandas de fruição e de enriquecimento cultural da sociedade.

Alternativas
Comentários
  • Marketing cultural é o conjunto de ações de marketing (estratégias) em que se utiliza a Cultura (conjunto de padrões de comportamento, crenças, conhecimentos, costumes etc. que distinguem um grupo social) para divulgar, projetar e/ou fixar a imagem, nome ou produto de uma organização, projeto ou marca. É aplicado por meio de estratégias de comunicação empresarial e governamental a um povo ou população por se associar a expressões e manifestações artísticas. Fomentar projetos culturais permite a troca de interesses: de um lado, o reconhecimento e do outro, a satisfação pessoal, de um grupo, de uma classe etc. Utilizar essas ações podem ser benéficas ao terem um retorno financeiro apoiada nas Leis de Incentivo Fiscal além da contribuição do reforço cultural para a sociedade.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing_cultural

  • Marketing Cultural é uma vertente do marketing que faz uso de ações culturais para fins específicos. Machado Neto (2005), autor responsável pela definição presente no enunciado da questão, identifica diversas modalidades de marketing cultural: de fim, de meio, misto e de agente.

    Ao praticar o marketing cultural de fim, o enfoque da organização é a promoção e a difusão da cultura em si, o que contribui para o enriquecimento da sociedade e seu usufruto. No marketing cultural de meio, a organização identifica o patrocínio da arte como uma maneira de alcançar seus objetivos particulares (institucionais ou comerciais, por exemplo). O marketing cultural misto patrocina produções (marketing cultural de meio) em instituições culturais (marketing cultural de fim) em parceria, combinando as duas modalidades. Já no marketing cultural de agente, a organização é encarada como produtora cultural e abrange a manifestação artística, a busca do melhor local para a sua fruição, o público-alvo e o preço mais adequados, o patrocínio e a divulgação.

    Com base nessa explicação, podemos concluir que a questão está certa.

    Gabarito do professor: CERTO.


    Bibliografia:

    - Machado Neto, Manoel Marcondes. Marketing cultural: das práticas à teoria. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2005.
  • Eu só não entendi uma coisa, quando ele fala em viabilizar financeiramente não poderia pensar que é para fim lucrativo? e o que tornaria a questão errada?


ID
1837570
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo ao marketing cultural e ao Sistema Nacional de Cultura.

O termo marketing cultural, que só existe no Brasil e não faz sentido no idioma inglês, foi difundido no Brasil a partir da Lei Sarney de incentivo à cultura.

Alternativas
Comentários
  • Marketing cultural é o conjunto de ações de marketing (estratégias) em que se utiliza a Cultura (conjunto de padrões de comportamento, crenças, conhecimentos, costumes etc. que distinguem um grupo social) para divulgar, projetar e/ou fixar a imagem, nome ou produto de uma organização, projeto ou marca. É aplicado por meio de estratégias de comunicação empresarial e governamental a um povo ou população por se associar a expressões e manifestações artísticas. Fomentar projetos culturais permite a troca de interesses: de um lado, o reconhecimento e do outro, a satisfação pessoal, de um grupo, de uma classe etc. Utilizar essas ações podem ser benéficas ao terem um retorno financeiro apoiada nas Leis de Incentivo Fiscal além da contribuição do reforço cultural para a sociedade.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing_cultural

  • Machado Neto (2005) define marketing cultural como uma atividade cujo propósito é viabilizar financeiramente produtos e serviços que, comercializados ou franqueados, atendam às demandas de fruição e de enriquecimento cultural da sociedade. Já Avelar (2013) defende que essa vertente do marketing utiliza ações culturais para promover e agregar valor a um produto, serviço, marca ou organização, diferenciando-os perante seus concorrentes, conquistando e mantendo a simpatia do público, fortalecendo seu aspecto institucional e associando-os com causas que vão além do lucro.

    A atividade conhecida como marketing cultural no Brasil difere conceitualmente do cultural marketing praticado por outros povos, como os anglo-saxões. Essa modalidade estrangeira, que poderíamos chamar de marketing étnico, direciona esforços de marketing para públicos segmentados por suas particularidades étnicas e culturais, como afrodescendentes e orientais.

    A “Lei Sarney" (Lei 7.505, de 2 de julho de 1986) iniciou uma nova era de incentivos fiscais a operações de caráter cultural ou artístico e abriu caminho para uma visão complementar à ação do Estado no que concerne à produção cultural.

    Com base nessa explicação, podemos concluir que a questão está certa.

    Gabarito do professor: CERTO.

    Bibliografia:

    - Avelar, Rômulo. O avesso da cena:   notas sobre  produção e gestão cultural. 3.ed. Belo Horizonte: Ed. Do Autor, 2013.

    - Machado Neto, Manoel Marcondes. Marketing cultural: das práticas à teoria. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2005.

ID
1837573
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo ao marketing cultural e ao Sistema Nacional de Cultura.

Em se tratando de marketing cultural, para aumentar as chances de patrocínio privado de um projeto cultural, o mais importante é destacar o valor da obra ou do artista.

Alternativas
Comentários
  • Marketing cultural é o conjunto de ações de marketing (estratégias) em que se utiliza a Cultura (conjunto de padrões de comportamento, crenças, conhecimentos, costumes etc. que distinguem um grupo social) para divulgar, projetar e/ou fixar a imagem, nome ou produto de uma organização, projeto ou marca. É aplicado por meio de estratégias de comunicação empresarial e governamental a um povo ou população por se associar a expressões e manifestações artísticas. Fomentar projetos culturais permite a troca de interesses: de um lado, o reconhecimento e do outro, a satisfação pessoal, de um grupo, de uma classe etc. Utilizar essas ações podem ser benéficas ao terem um retorno financeiro apoiada nas Leis de Incentivo Fiscal além da contribuição do reforço cultural para a sociedade.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing_cultural

  • o mais importante é destacar o produto/marca

  • Machado Neto (2005) define marketing cultural como uma atividade cujo propósito é viabilizar financeiramente produtos e serviços que, comercializados ou franqueados, atendam às demandas de fruição e de enriquecimento cultural da sociedade. Já Avelar (2013) defende que essa vertente do marketing utiliza ações culturais para promover e agregar valor a um produto, serviço, marca ou organização, diferenciando-os perante seus concorrentes, conquistando e mantendo a simpatia do público, fortalecendo seu aspecto institucional e associando-os com causas que vão além do lucro.

    As organizações que patrocinam eventos como parte das ações de marketing cultural têm, como objetivo principal, enaltecer sua marca a fim de estabelecer conexões positivas na mente do público e estimular o consumo de seus produtos e serviços, e não destacar o valor da obra ou do artista.

    Com base nessa explicação, podemos concluir que a questão está errada.

    Gabarito do professor: ERRADO.

    Bibliografia:

    - Avelar, Rômulo. O avesso da cena:   notas sobre  produção e gestão cultural. 3.ed. Belo Horizonte: Ed. Do Autor, 2013.

    - Machado Neto, Manoel Marcondes. Marketing cultural: das práticas à teoria. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2005.

ID
1837576
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo ao marketing cultural e ao Sistema Nacional de Cultura.

Ao patrocinar um show ou uma exposição, a empresa pode associar seu nome a esses eventos para conseguir novos clientes, o que caracteriza uma ação denominada marketing de relacionamento.

Alternativas
Comentários
  • Mais uma para o rol: as "hipocrisias teóricas". Ou alguém acredita que as empresas fazem isso apenas pela renúncia fiscal e pela bondade no coração dos CEOs?

     

    Alguém com parâmetros bibliográficos para dar uma luz?

  • Marcelo Novaes, a questão está errada porque o nome dessde tipo de Marketing é Marketing Cultural, e não Marketing de Relacionamento, como afirma a questão. Referência bibliográfica: tem esse artigo sobre o tema http://www.revistaorganicom.org.br/sistema/index.php/organicom/article/view/317/362

  • Valeu, Amanda. Que casca de banana ridícula! E eu caí. Obrigado por esclarecer.

  • errada

    Marketing Cultural é uma estratégia utilizada pelas empresas para que, por meio de patrocínios a projetos culturais, agreguem valor às suas marcas.



    Marketing de Relacionamento nada mais é que todas as ações tomadas pela empresa como forma de criar e manter um relacionamento positivo com os seus clientes. A empresa oferece benefícios para garantir a fidelidade dos seus clientes. O grande objetivo do marketing de relacionamento é fazer com que os clientes se tornem fãs dos produtos e serviços prestados pela empresa.

  • Marketing cultural é o conjunto de ações de marketing (estratégias) em que se utiliza a Cultura (conjunto de padrões de comportamento, crenças, conhecimentos, costumes etc. que distinguem um grupo social) para divulgar, projetar e/ou fixar a imagem, nome ou produto de uma organização, projeto ou marca. É aplicado por meio de estratégias de comunicação empresarial e governamental a um povo ou população por se associar a expressões e manifestações artísticas. Fomentar projetos culturais permite a troca de interesses: de um lado, o reconhecimento e do outro, a satisfação pessoal, de um grupo, de uma classe etc. Utilizar essas ações podem ser benéficas ao terem um retorno financeiro apoiada nas Leis de Incentivo Fiscal além da contribuição do reforço cultural para a sociedade.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing_cultural

  • Respondendo ao Marcelo, indico " Marketing Cultural e financiamento da Cultura " de Ana Carla Fonseca Reis.

    "Cabe aqui uma ressalva a uma possível deturpação de fatos. A discussão sobre se o que motiva a empresa a ser socialmente responsável é um impulso essencial de minimizar os abismos sociais de forma absolutamente altruísta ou se é a percepção de que é impossível uma empresa ser bem-sucedida no longo prazo em uma sociedade com discrepâncias sociais inadmissíveis é, a bem dizer, infinita e desprovida de qualquer sentido prático. Perguntar a uma empresa se o que a motiva a ser cidadã responsável é um sentido de coerência com seus valores próprios, a convicção de que sua participação pode fazer alguma diferença ou a idéia de que quando a sociedade ganha ela também ganha pressupõe que as respostas sejam excludentes. Assim pretender minimizar o valor de uma empresa que participa de projetos socialmente responsáveis por acreditar que ao promover o desenvolvimento da sociedade ela também irá se desenvolver é tão infundado quanto minimizar o valor de uma pessoa que afirma participar de ações sociais porque, vivendo em uma sociedade mais justa, todos irão ter uma vida melhor - inclusive ela."

    No capítulo em questão o mkt cultural é apresentado como integrante da responsabilidade social.

  • Evento é a concentração de pessoas e/ou entidades, realizada em data e local previamente estabelecidos, com objetivos específicos. Podem ser classificados de acordo com a extensão (municipal, nacional, etc), dimensão (pequeno, grande, etc), objetivos (institucional ou promocional), tipo (folclórico, cívico, etc) e por espécie (expositivos, dialogais, etc).

    As organizações podem patrocinar eventos, como shows e exposições, a fim de associar sua marca com outras marcas do setor em que atua ou com ocasiões festivas e estabelecer conexões positivas na mente do público. Esse tipo de marketing é chamado de marketing cultural, não de relacionamento.

    O marketing de relacionamento é uma estratégia de marketing que tem como alvo fidelizar o consumidor recorrente (não novos). A oferta de benefícios exclusivos, como um espaço reservado em um show para clientes VIP, é um exemplo disso.

    Com base nessa explicação, podemos concluir que a afirmação do enunciado está errada.

    Gabarito do professor: ERRADO.

ID
1837579
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo ao marketing cultural e ao Sistema Nacional de Cultura.

O Plano Nacional de Cultura, que é parte do Sistema Nacional de Cultura, é um dos principais mecanismos para a gestão compartilhada exclusivamente entre a União e a sociedade civil.

Alternativas
Comentários
  • O Sistema Nacional de Cultura (SNC) será a ponte entre o Plano Nacional de Cultura (PNC), estados, cidades e o Governo Federal. O Sistema estabelece mecanismos de gestão compartilhada entre estados, cidades, Governo Federal e a sociedade civil para a construção de políticas públicas de cultura.

    O erro da questão está na palavra exclusivamente.

  • § 1o O Sistema Nacional de Cultura - SNC, criado por lei específica, será o principal articulador federativo do PNC, estabelecendo mecanismos de gestão compartilhada entre os entes federados e a sociedade civil. (Vide Art. 3º XII)

    Gabarito: ERRADO.

    O erro não é esse "exclusivamente". O erro está em inverter. O principal mecanismo é o SNC e não o PNC.

  • Uma observação: não poderia estar sem vírgulas, pois trata-se de um aposto. Logo, incorreria em incorreção gramatical.

  • Boa, 01. Excelente observação.


ID
2199496
Banca
FCM
Órgão
IF Farroupilha - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O comportamento de compra do consumidor é influenciado por fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos. Relacione o tipo de variável a seus respectivos contexto e exemplo.

(A) Cultural

(B) Social

(C) Pessoal

(D) Psicológico


( ) A loja “varejo.com” viu suas vendas aumentarem nos últimos 6 meses, após direcionar suas campanhas de acordo com sexo e idade, pois viram que a decisão de compra de seus clientes era muito diferente entre homens e mulheres e entre as diversas faixas etárias atendidas.

( ) Após uma pesquisa de mercado, a empresa de acessórios masculinos, “Homem moderno”, descobriu que 60% de seus clientes pertenciam a uma estratificação geográfica específica e que possuíam preferências semelhantes a determinados estilos e design de produtos.

( ) A nova campanha da empresa “Vida saudável”, que trabalha com alimentos orgânicos, foi direcionada a nutricionistas e a professores de educação física. Isso porque um estudo da empresa demonstrou que esses profissionais costumam ser os líderes de opiniões nos grupos de referência de várias pessoas que compartilham o desejo de uma vida mais saudável.

( ) O restaurante “Ouro Fino” pretende despertar em seus clientes emoções e memórias positivas, tendo como estratégia fazer dos jantares momentos especiais dos clientes, com algumas surpresas e presentes.

A sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • As principais forças do macroambiente de uma empresa são:

    Ambiente Demográfico: É o estudo da população humana em termos de tamanho, localização, densidade, idade, sexo, raça, ocupação e outros dados estatísticos. Este ambiente é de grande interesse para os profissionais de marketing porque envolve pessoas, e são as pessoas que constituem os mercados.

    Ambiente Econômico: Os mercados dependem tanto do poder de compra como dos consumidores. Este ambiente consiste em fatores que afetam o poder de compra e os hábitos de gasto do consumidor.

    Ambiente Natural: Inclui os recursos naturais que os profissionais de marketing usam como subsídios ou que são afetados pelas atividades de marketing.

    Ambiente Tecnológico: É talvez a força mais significativa que atualmente molda nosso destino. A pesquisa e o desenvolvimento são super necessários em uma empresa.

    Ambiente Político/Legal: As decisões de marketing são seriamente afetadas pelo desenvolvimento do ambiente político. Este ambiente é constituído de leis, agências governamentais e grupos de pressão que influenciam e limitam várias organizações e indivíduos em uma dada sociedade.

    Ambiente Cultural: É constituído de instituições e outras forças que afetam os valores básicos, as percepções, as preferências e os comportamentos da sociedade.

  • ( ) A loja “varejo.com” viu suas vendas aumentarem nos últimos 6 meses, após direcionar suas campanhas de acordo com sexo e idade, pois viram que a decisão de compra de seus clientes era muito diferente entre homens e mulheres e entre as diversas faixas etárias atendidas. Está relacionado com a pessoa (sexo e idade)

    ( ) Após uma pesquisa de mercado, a empresa de acessórios masculinos, “Homem moderno”, descobriu que 60% de seus clientes pertenciam a uma estratificação geográfica específica e que possuíam preferências semelhantes a determinados estilos e design de produtos. Na "estratificação geográfica" = Na estratificação geográfica, as pessoas são heterogêneas, devido as camadas sociais existentes, mas estão agrupadas via suas relações e valores culturais, sendo isso, um fator de separação em classes, por exemplo.

    ( ) A nova campanha da empresa “Vida saudável”, que trabalha com alimentos orgânicos, foi direcionada a nutricionistas e a professores de educação física. Isso porque um estudo da empresa demonstrou que esses profissionais costumam ser os líderes de opiniões nos grupos de referência de várias pessoas que compartilham o desejo de uma vida mais saudável.

    Os profissionais irão influenciar um certo grupo social nas academias, por exemplo.

    ( ) O restaurante “Ouro Fino” pretende despertar em seus clientes emoções e memórias positivas, tendo como estratégia fazer dos jantares momentos especiais dos clientes, com algumas surpresas e presentes. Se falou em despertar emoções, relaciona-se com o emocional, com o psicológico.

    Pessoal - Cultural - Social - Psicológico

    insta

    @jpthinkbses


ID
2284714
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Marketing é um processo social e gerencial por meio do qual pessoas e grupos obtêm aquilo que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor. A partir desse conceito, julgue o item seguinte a respeito de marketing nas relações públicas.

As ações de marketing institucional podem ser aplicadas em atividades culturais, esportivas e de promoção social.

Alternativas
Comentários
  • Como ferramenta do marketing, a propaganda institucional no passado era definida como uma comunicação que se restringia em apresentar a marca e as qualidades de uma organização, sem mostrar os produtos e serviços ofertados ao mercado. Atualmente a propaganda institucional é definida como uma comunicação com ênfase na preocupação ambiental ou social, e, em alguns casos, cultural.

  • MATERIA CHATA, MUITO CHATA, CHATA MESMO..... JESUS !!!!

  • Marketing institucional Modalidade de marketing que cuida de todos os aspectos relacionados à imagem da instituição. Mais voltado para o share of mind (fixação da marca na memória) do que para o market share (participação da marca no mercado), seu objetivo imediato não é a venda, e sim a criação de uma atitude favorável, nos diversos segmentos do público, em relação à empresa ou qualquer outro tipo de organização. Engloba uma série de outras modalidades, como o marketing cultural, o esportivo, o ecológico, o comunitário.  (...) São questões afetas ao marketing institucional, entre outras: cuidar do correto posicionamento da empresa no mercado e na sociedade, da imagem corporativa e da identidade visual (quanto à correta aplicação e preservação da logomarca da empresa), além de zelar pelo cumprimento dos princípios contidos no código de ética aceito por seus executivos. 

    Dicionário Essencial de Comunicação, Rabaça & Barbosa, p. 172


ID
2399377
Banca
COPESE - UFT
Órgão
UFT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Configura-se uma perfeita aplicação do conceito de marketing às atividades artístico-culturais, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Letra C, devido ao fato dessas atividades serem disponibilidades de forma gratuita.

  • Patrick Chemp, obrigada! Dei uma "voada" nessa questão. Avante! 

  • Gabarito do Professor


    Marketing é o conjunto de processos, técnicas, ferramentas e estratégias que possibilita a troca entre pessoas (físicas ou jurídicas), visando à satisfação de uma necessidade ou de um desejo de clientes por meio da oferta de produtos ou serviços. Está intimamente relacionado às ideias de valor, demanda, consumo, mercado, público-alvo e relacionamentos.

    O composto de marketing, formado por quatro elementos que começam com a letra P (Produto, Preço, Ponto e Promoção), fornece diretrizes básicas para o desenvolvimento das atividades, estratégias e ações ligadas ao marketing.

    De acordo com Neto (2006), quando lidamos com atividades artístico-culturais, há algumas alterações na aplicação plena do conceito de marketing: o produto/serviço (livro, peça de teatro, filme, exposição) é produzido pelo artista para, primeiramente, satisfazer sua necessidade, intrínseca e particular, de criar. Somente em um segundo momento esse trabalho é apresentado para ser apreciado pelo público a fim de “sanar" um desejo. O ponto de contato com o público é onde o povo está. A promoção (ou comunicação/divulgação) precisa ser adequada para que o público tenha consciência da obra e possa apreciá-la.

    O preço, como definido usualmente no composto de marketing tradicional, não atende de modo perfeito à aplicação do conceito de marketing ligado às atividades artístico-culturais. Neste contexto, o preço precisa lidar com duas questões simultaneamente: além de ser o valor cobrado/pago pelo custo material de produção do objetivo/serviço prestado (e por outros aspectos, como o lucro, por exemplo) envolve também questões simbólicas, sentimentais, de talento, raridade e/ou unicidade do bem.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa C (Preço) apresenta a exceção à perfeita aplicação do conceito de marketing às atividades artístico-culturais.

    RESPOSTA: C

    Fonte de pesquisa:

    - Neto, Manoel Marcondes Machado. Marketing para as artes: a evolução do conceito de marketing cultural e a importância desse campo de atuação para o profissional de Relações Públicas. Revista Organicom. Ano 3. Número 5. 2º. Semestre de 2006.

ID
2438140
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Segundo o IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, as práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer dizem respeito a

Alternativas
Comentários
  • Os bens culturais de natureza imaterial dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares (como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas). 
     

    Fonte: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/234

    GAB - D


ID
2438146
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A Lei ROUANET (Nº 8.313/1991), que restabelece princípios da Lei n° 7.505, de 2 de julho de 1986, institui o Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) e dá outras providências . Segundo a Lei ROUANET, é vedada a concessão de incentivo a

Alternativas
Comentários
  • Letra A correta

    Art 2° 

    § 2o  É vedada a concessão de incentivo a obras, produtos, eventos ou outros decorrentes, destinados ou circunscritos a coleções particulares ou circuitos privados que estabeleçam limitações de acesso. (Incluído pela Lei nº 11.646, de 2008).


ID
2438152
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

No âmbito da história da produção cultural no RN, alguns representantes ilustres se destacam pela sua contribuição significativa, tanto na produção artística como na difusão e na formação de profissionais no campo das artes. Nessa perspectiva, destacaram-se como expoentes nas linguagens da Dança, no Teatro e nas Artes Visuais, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO:
    b) Edson Claro, Carlos Nereu e Vicente Vitoriano.

  • Isso é "temas de marketing "?


ID
2438158
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Entre as danças populares brasileiras, o Frevo caracteriza-se como expressão cultural tipicamente pernambucana e sofreu influências de outras manifestações musicais e corporais. Assim sendo, uma manifestação cultural que marcou principalmente o desenho coreográfico do Frevo foi

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: 

    d) a capoeira. 

     

  • DESENHO COREOGRÁFICO = DANÇA: influência da capoeira

    Se a questão quisesse saber sobre a MÚSICA, poderíamos incluir a marcha.


    O frevo é um ritmo musical e uma dança brasileira com origem no estado de Pernambuco. Sua música baseia-se na fusão de gêneros como marcha, maxixe, dobrado e polca, e sua dança foi influenciada pela capoeira.

    Foi declarado Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO no ano de 2012.


    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Frevo


ID
2564389
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A gestão bem-sucedida de espaços culturais deve considerar a dinâmica e as especificidades dos equipamentos culturais. Entre as alternativas abaixo, qual delas se inclui na gestão de espaços culturais?

Alternativas

ID
2564392
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Qual das alternativas abaixo diz respeito à gestão de uma instituição de cultura?

Alternativas

ID
2564395
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Que definição é válida para a noção de marketing cultural?

Alternativas

ID
2564398
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Com o marketing cultural, as empresas se tornam:

Alternativas
Comentários
  •  

    RESPOSTA: a) patrocinadoras de projetos culturais.

  • Vamos entender o conceito de marketing cultural para chegarmos a compreensão da questão. De acordo com o site especializado em Marketing e Comunicação, Rock Content define " Entende-se como Marketing Cultural todas as ações que fazem uso da cultura para fazer a divulgação de um produto, serviço ou marca de uma empresa. Para isso, é preciso analisar os comportamentos, conhecimentos e costumes do seu ."

    Portanto, podemos destacar os benefícios do marketing cultural para as empresas nestes seguintes pontos :

    • destacar entre as empresas que utilizam o marketing cultural como estratégia.
    • uma vez que ele expande o relacionamento com o consumidor ao mesmo tempo que traz de volta os que se distanciaram.
    • Quando uma marca se sobressai, ela se torna mais lembrada nos momentos necessários, como de compra e indicação.
    • Investindo em responsabilidade social traz uma boa reputação


ID
2564404
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O Marketing Cultural é uma poderosa estratégia de aproximação entre empresa e público. Por meio dessa aproximação:

Alternativas
Comentários
  • Marketing Cultural é uma vertente do marketing que faz uso de ações culturais para promover e agregar valor a um produto, serviço, marca ou organização. Tem como objetivos a diferenciação perante seus concorrentes, a conquista e manutenção da simpatia do público, o fortalecimento institucional e associação com causas que vão além do lucro. Pode ser praticado de quatro formas: marketing cultural de fim, de agente, de meio e misto.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:

    A) Errado. Conhece melhor o funcionamento gerencial da empresa não tem relação com o marketing cultural. Para compreender adequadamente a essência de uma organização (como sua identidade e seus valores), pode-se analisar a comunicação institucional. Para entender como são transmitidas as mensagens entre diretoria e os colaboradores subordinados, pode-se observar a comunicação interna.

    B) Certo. Por meio do marketing cultural, uma organização pode reforçar sua marca na mente do público que participa em determinado evento patrocinado por ela; isso, por sua vez, pode atrair novos consumidores para seu produto.

    C) Errado. A redução do seu quadro funcional não tem relação com o marketing cultural. Essa ação está ligada diretamente às áreas de recursos humanos.

    D) Errado. O desaquecimento do mercado não tem relação com o marketing cultural. Essa vertente do marketing visa estimular o consumo e ampliar as aquisições por meio de ações culturais bem planejadas.

    E) Errado. A empresa não se torna uma produtora cultural ao praticar ações de marketing cultural. Uma produtora tem como objetivo final realizar atividades culturais em benefício de uma organização; a organização utiliza as ações culturais como um meio para alcançar seu objetivo.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa B é a certa.

    Gabarito do professor: Letra B.

    Bibliografia:

    - Avelar, Rômulo. O avesso da cena:   notas sobre  produção e gestão cultural. 3.ed. Belo Horizonte: Ed. Do Autor, 2013. 

ID
2743822
Banca
FGV
Órgão
MPE-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A comunicação institucional, como elemento da comunicação empresarial integrada, abrange

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe o pq de ser essa e não as outras opções?

  • Somente o Marketing Cultural dentre as alternativas pode ser usado tanto para o ambiente interno como externo, como a comunicação institucional. As outras alternativas são relacionadas ao ambiente externo.

  • O MARKETING CULTURAL é uma vertente do Marketing Institucional das empresas, ou seja: tem a ver com a sua marca, sua identidade e os valores subjetivos associados ao seu nome. 


    https://bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/293EF3CF0436470C832574A30069F7A3/$File/NT00038BFA.pdf

  •  “Por que as empresas fazem marketing cultural?”

    “Porque apresenta soluções relativamente baratas a três exigências do mercado:

    1) necessidade de diferenciação das marcas;

    2) diversificação do mix de comunicação das empresas para melhor atingir seu público;

    e 3) necessidade de as empresas se posicionarem como socialmente responsáveis.

    Ao patrocinar um projeto cultural, a empresa se diferencia das demais a partir do momento em que toma para si determinados valores relativos àquele projeto (por exemplo tradição, modernidade, competência, criatividade, popularidade etc.). Também amplia a forma como se comunica com seu público alvo e indica para a sociedade que não está centrada apenas na lucratividade de seus negócios”.

    Fonte: Marketing Cultural. Disponível em http://marketingcultural.com.br/o-que-e-marketingcultural/#2. Acessado em 03.09.2018.

    RESPOSTA LETRA E.

  • A comunicação institucional tem como objetivo divulgar informações relacionadas à essência e à identidade de uma organização, como missão, visão, valores e objetivos. O propósito dessa divulgação é criar e manter uma imagem positiva e favorável em seus públicos estratégicos. Ao lado da comunicação interna, administrativa e mercadológica, compõe a comunicação empresarial integrada.

    O marketing cultural é um conjunto de ações de marketing com o objetivo de criar nos clientes uma percepção favorável da marca, o que contribui para a fidelização destes. Envolve apoio e patrocínios a eventos ou a causas relacionadas à cultura.

    É muito comum utilizar ações de marketing cultural em atividades de comunicação institucional.

    A) ERRADO. O enfoque do marketing direto é a venda. Este facilita a aquisição de produtos ou serviços por disponibiliza-los no local onde o cliente está.

    B) ERRADO. O objetivo da promoção de vendas é estimular a venda, aumentando o consumo de produtos ou serviços ou tornando imediato o consumo futuro.

    C) ERRADO. A propaganda comercial visa estimular a venda de produtos e serviços.

    D) ERRADO. O merchandising consiste na disposição estratégica de produtos no ponto de venda visando facilitar a visualização, aumentar a aquisição e contribuir para a fixação da marca na mente dos consumidores.

    E) CERTO

    Gabarito do professor: Letra E.

    Fonte:

    - Pinho, J. B. Comunicação Em Marketing. Papirus Editora. 2001.
  • A comunicação institucional, como elemento da comunicação empresarial integrada, abrange O MARKETING CULTURAL.

    "Marketing cultural" é o conjunto de ações de marketing em que se utiliza a Cultura para divulgar, projetar e/ou fixar a imagem, nome ou produto de uma organização, projeto ou marca


ID
2823577
Banca
UECE-CEV
Órgão
SECULT-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

No sítio eletrônico denominado Marketing Cultural, à pergunta “Por que as empresas fazem marketing cultural?” é dada a seguinte resposta:


“Porque apresenta soluções relativamente baratas a três exigências do mercado: 1) necessidade de diferenciação das marcas; 2) diversificação do mix de comunicação das empresas para melhor atingir seu público; e 3) necessidade de as empresas se posicionarem como socialmente responsáveis. Ao patrocinar um projeto cultural, a empresa se diferencia das demais a partir do momento em que toma para si determinados valores relativos àquele projeto (por exemplo tradição, modernidade, competência, criatividade, popularidade etc.). Também amplia a forma como se comunica com seu público alvo e indica para a sociedade que não está centrada apenas na lucratividade de seus negócios”.

Fonte: Marketing Cultural. Disponível em http://marketingcultural.com.br/o-que-e-marketingcultural/#2. Acessado em 03.09.2018.


A partir da resposta acima, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Marketing Cultural é uma vertente do marketing que faz uso de ações culturais para promover e agregar valor a um produto, serviço, marca ou organização. Tem como objetivos a diferenciação perante seus concorrentes, a conquista e manutenção da simpatia do público, o fortalecimento institucional e associação com causas que vão além do lucro. Pode ser praticado de quatro formas: marketing cultural de fim, de agente, de meio e misto.

    Vamos analisas alternativas:

    A) Errado. A empresa patrocina um projeto cultural quando ele apresenta potencial de alcance do público-alvo. Eventos voltados para grupos específicos, por exemplo, podem ter alcance limitado e baixo número de participantes, mas ter retornos significativos.

    B) Certo. Um projeto cultural tem mais chance de ser patrocinado por uma empresa quando seu público alvo é o mesmo daquele visado pelo patrocinador. É necessário ter convergência de públicos, ou seja, compartilhamento de objetivos e/ou interesses entre a organização que investe em um evento e aqueles que participam do mesmo.

    C) Errado. O marketing cultural está intimamente relacionado à imagem social da empresa pois lida com o aspecto institucional e influencia significativamente a maneira como os públicos enxergam a organização.

    D) Errado. Ao patrocinar eventos por meio do marketing cultural, as organizações desejam, além de obter lucro, criar ou manter uma imagem positiva juntos aos seus públicos-alvo.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa certa é a B.

    Gabarito do Professor: Alternativa B.

    Bibliografia:

    - Avelar, Rômulo. O avesso da cena:   notas sobre  produção e gestão cultural. 3.ed. Belo Horizonte: Ed. Do Autor, 2013.

ID
3007498
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

De acordo com Torquato (2015), quais unidades especializadas da área de comunicação coletiva estão relacionadas com o público externo?

Alternativas
Comentários
  • Unidades especializadas da área de comunicação coletiva relacionadas com o público externo:

    Publicidade Institucional;

    Publicidade Comercial e Industrial;

    Marketing Cultural;

    Relações Públicas Governamentais.

    Fonte:  Torquato (2015), p. 110

  • Gabarito do Professor

    De acordo com Torquato, a comunicação coletiva está associada a atos de comunicação indiretos, unilaterais e públicos, nos quais o comunicador é sempre grupal (instituição ou pessoa institucionalizada), o meio é sempre transformador, o processo de emissão/recepção é sempre indireto, e o destinatário é uma massa heterogênea, amorfa e anônima em relação ao comunicador. Suas atividades e serviços são responsáveis pela formação da imagem institucional das organizações e irradiam mensagens tanto para os públicos internos quanto externos.

    As atividades relacionadas ao público interno são: editoração, identidade visual, jornalismo e relações públicas empresariais.

    As atividades relacionadas ao público externo são: publicidade institucional, publicidade comercial e industrial, marketing cultural e relações públicas governamentais.

    De acordo com a explicação acima, a unidade especializada da área de comunicação coletiva relacionada com o público externo presente dentre as alternativas é o marketing cultural.

    Gabarito do Professor: Letra D.

    Fonte de pesquisa:

    - Torquato, Gaudêncio. Comunicação nas organizações: Empresas privadas, instituições e setor público [conceitos, estratégias, planejamento e técnicas]. Summus Editorial. 2015.

ID
3189640
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Com base nas teorias de comportamento do consumidor, diversos autores destacam uma série de benefícios de marketing do patrocínio [...] obtidos por patrocinadores corporativos.

ALLEN, Johnny et al. Organização e gestão de eventos. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. p. 129.


Levando em consideração o marketing cultural para obtenção de patrocínios para as ações de cultura, é correto

Alternativas
Comentários
  • Marketing Cultural é uma vertente do marketing que faz uso de ações culturais para promover e agregar valor a um produto, serviço, marca ou organização. Tem como objetivos a diferenciação perante seus concorrentes, a conquista e manutenção da simpatia do público, o fortalecimento institucional e associação com causas que vão além do lucro. Pode ser praticado de quatro formas: marketing cultural de fim, de agente, de meio e misto.

    No que diz respeito à obtenção de patrocínios para as ações de cultura, vamos analisar as alternativas:

    A) Certo. Personalizar as propostas de acordo com a categoria do negócio do patrocinador e oferecer cotas que estejam em sintonia com o investimento realizado e os benefícios visados. 

    B) Errado. O correto é tratar das necessidades do patrocinador (que está investindo seus recursos para viabilizar e/ou contribuir com o evento) e não do patrocinado.

    C) Errado. Deve-se dar atenção a todos os aspectos de comunicação: externa (por meio das mídias e ações contratadas pelo patrocinado, como outdoor, panfleto, banner, anúncios pagos na TV, rádio, jornal e internet, por exemplo) e interna (através dos canais e ações do patrocinador junto aos colaboradores, acionistas, parceiros e clientes, como intranet, e-mail marketing, mídias sociais e informativos, por exemplo).

    D) Errado. Para a obtenção de patrocínios, é comum oferecer benefícios promocionais automáticos ao patrocinador, como a divulgação da marca em determinados lugares, a permissão de praticar ações junto ao público participante e o acesso a seções privilegiadas do espaço. Esses benefícios, no entanto, podem ser expandidos de acordo com o interesse do patrocinador e a capacidade de atender à demanda por parte do patrocinado.

    E) Errado. A venda de cotas de patrocínio deve ter como base os benefícios que o evento irá proporcionar ao investidor, não em suas características.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa correta é a A. 
    Gabarito do professor: Alternativa A.

    Bibliografia:

    - Avelar, Rômulo. O avesso da cena:   notas sobre  produção e gestão cultural. 3.ed. Belo Horizonte: Ed. Do Autor, 2013.

ID
3189643
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A associação de marcas entre empreendedor cultural e uma empresa deve pautar-se pelo respeito e pela parceria. Uma relação dessa natureza pede determinados cuidados, para que não haja perda de eficácia na ação proposta. A fim de que os resultados sejam positivos e duradouros, é importante que ambas as partes estejam atentas a alguns princípios fundamentais. Nesse contexto, dadas as proposições quanto aos fundamentos de marketing cultural e estratégias de captação de recursos,

I. Convergência de públicos: para que uma ação seja efetiva, é fundamental que o público do projeto seja coincidente com o público-alvo da empresa patrocinadora.
II. Exclusividade por nicho de mercado: o fechamento de uma cota de patrocínio com determinada empresa exclui a possibilidade de negociação de parcerias com seus concorrentes em um mesmo projeto. As exceções a essa regra são raras e pressupõem a concordância prévia de todas as partes envolvidas.
III. Flexibilidade: o estabelecimento de uma relação sólida, no campo do marketing cultural, requer flexibilidade de ambos os lados. É preciso tentar compreender as necessidades do parceiro e, na medida do possível, buscar supri-las. As duas partes também devem colocar-se disponíveis para prestar auxílio mútuo, sempre que necessário.
IV. Sutileza: é imprescindível que as ações de marketing cultural sejam pautadas pela sutileza. Logomarcas ostensivas ou aplicadas diretamente no palco do evento, excesso de citações do patrocinador ou aplicações pesadas de merchandising podem soar como agressão ao público e provocar efeito contrário ao desejado pelo patrocínio.
V. Respeito ao artista e à sua obra: patrocínio é uma relação de parceria, e não de submissão. As empresas patrocinadoras não devem avançar no campo da criação artística, interferindo no conceito e ideologia de qualquer espécie.

verifica-se que estão corretas

Alternativas
Comentários
  • Marketing Cultural é uma vertente do marketing que faz uso de ações culturais para promover e agregar valor a um produto, serviço, marca ou organização. Tem como objetivos a diferenciação perante seus concorrentes, a conquista e manutenção da simpatia do público, o fortalecimento institucional e associação com causas que vão além do lucro. Pode ser praticado de quatro formas: marketing cultural de fim, de agente, de meio e misto.

    De acordo com Avelar (2013), existem princípios que norteiam a organização de eventos culturais e a obtenção de patrocínio: relação de troca, convergência de públicos, limite do número de parceiros, hierarquização de créditos, determinação de prazos, transparência, exclusividade por nicho de mercado, flexibilidade, sutileza e respeito ao artista e à sua obra.

    Vamos analisar as assertivas quanto aos fundamentos de marketing cultural e estratégias de captação de recursos:

    I. Certo. Convergência de públicos: para que uma ação seja efetiva, é fundamental que o público do projeto seja coincidente com o público-alvo da empresa patrocinadora. É essencial que haja compartilhamento de objetivos e/ou interesses entre a organização que investe em um evento e aqueles que participam do mesmo.

    II. Certo. Exclusividade por nicho de mercado: o fechamento de uma cota de patrocínio com determinada empresa exclui a possibilidade de negociação de parcerias com seus concorrentes em um mesmo projeto. As exceções a essa regra são raras e pressupõem a concordância prévia de todas as partes envolvidas. Essa característica proporciona, por parte do patrocinado ao patrocinador, atenção focada no produto, serviço, marca ou organização.

    III. Certo. Flexibilidade: o estabelecimento de uma relação sólida, no campo do marketing cultural, requer flexibilidade de ambos os lados. É preciso tentar compreender as necessidades do parceiro e, na medida do possível, buscar supri-las. As duas partes também devem colocar-se disponíveis para prestar auxílio mútuo, sempre que necessário.

    IV. Certo. Sutileza: é imprescindível que as ações de marketing cultural sejam pautadas pela sutileza. Logomarcas ostensivas ou aplicadas diretamente no palco do evento, excesso de citações do patrocinador ou aplicações pesadas de merchandising podem soar como agressão ao público e provocar efeito contrário ao desejado pelo patrocínio.

    V. Certo. Respeito ao artista e à sua obra: patrocínio é uma relação de parceria, e não de submissão. As empresas patrocinadoras não devem avançar no campo da criação artística, interferindo no conceito e ideologia de qualquer espécie.

    Todas as assertivas definem literalmente os princípios apresentados por seu autor, Rômulo Avelar (2013). Podemos concluir, portanto, que a alternativa correta é a E (I, II, III, IV e V).

    Gabarito do professor: Alternativa E.
       
    Bibliografia:

    - Avelar, Rômulo. O avesso da cena:   notas sobre  produção e gestão cultural. 3.ed. Belo Horizonte: Ed. Do Autor, 2013.

ID
3668956
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2018
Disciplina
Marketing
Assuntos

Segundo Muylaert (1995), o nível de penetração do marketing cultural pode ser expresso a partir de cinco categorias: desconhecimento, conhecimento, compreensão, convicção e ação. Sobre o nível de penetração do marketing cultural, analise as afirmativas a seguir: 


I. Existem diversas formas de se sair do desconhecimento e de se chegar à ação com uma só mensagem, dentro de uma campanha de marketing cultural, sendo que a publicidade e o contato pessoal estão entre as abordagens mais conhecidas. 
II. Conhecimento é a categoria em que o receptor conhece e sabe do que se trata o objeto da ação de marketing cultural, como eventos, produtos e marcas. 
III. Por meio de determinada ação institucional é possível fazer com que um produto chegue à categoria da ação, mesmo sem passar pelas categorias anteriores do conhecimento e da compreensão. 
IV. O marketing institucional é especial ao fazer com que um produto passe do desconhecimento para o conhecimento e a compreensão.

É CORRETO o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Muylaert (1995), marketing cultural “é o conjunto de recursos de marketing que permite projetar a imagem de uma empresa ou entidade, através de ações culturais...é uma das ferramentas de comunicação mais seguras para que o produto, associado a determinado evento, tenha reforçada a imagem desejada".

    Para o autor, o nível de penetração do marketing cultural pode ser expresso a partir de cinco categorias: desconhecimento (as pessoas nunca ouviram falar sobre a marca e/ou a organização); conhecimento (as pessoas identificam a marca e/ou a organização mas desconhecem detalhes); compreensão (as pessoas conhecem detalhes sobre a marca e/ou a organização); convicção (as pessoas endossam noções que possuem sobre o produto); ação (as pessoas tornam-se dispostas a tomar alguma atitude concreta sobre a sua participação no assunto levantado pela comunicação).

    Vamos analisar as assertivas:

    I. Errado. Existem diversas formas de se sair do desconhecimento e de se chegar à ação com uma só mensagem, dentro de uma campanha de marketing cultural: publicidade, mala direta, assessoria de imprensa, eventos, embalagem, telemarketing, revista externa, “house organs", televisão e “displays" em pontos-de-venda. Contato pessoal não é uma abordagem mencionada pelo autor citado no enunciado.

    II. Errado. Conhecimento é o nível em que o receptor identifica o nome, mas desconhece do que se trata.

    III. Errado. Não é possível que um produto chegue à categoria da ação sem passar pelas categorias anteriores do conhecimento, compreensão e convicção.

    IV. Certo. O marketing institucional é especial ao fazer com que um produto passe do desconhecimento para o conhecimento e a compreensão e lida com aspectos intangíveis da marca e da organização responsável pelo produto.

    Com base nas explicações, podemos concluir que a alternativa A (IV, apenas) está certa.

    Gabarito do professor: Alternativa A.

    Bibliografia:

    - Muylaert, Roberto. Marketing Cultural & Comunicação Dirigida. 4 ed. São Paulo: Globo, 1995.
  • Vamos analisar as assertivas: I. Errado. Existem diversas formas de se sair do desconhecimento e de se chegar à ação com uma só mensagem, dentro de uma campanha de marketing cultural: publicidade, mala direta, assessoria de imprensa, eventos, embalagem, telemarketing, revista externa, “house organs", televisão e “displays" em pontos-de-venda. Contato pessoal não é uma abordagem mencionada pelo autor citado no enunciado. II. Errado. Conhecimento é o nível em que o receptor identifica o nome, mas desconhece do que se trata. III. Errado. Não é possível que um produto chegue à categoria da ação sem passar pelas categorias anteriores do conhecimento, compreensão e convicção. IV. Certo. O marketing institucional é especial ao fazer com que um produto passe do desconhecimento para o conhecimento e a compreensão e lida com aspectos intangíveis da marca e da organização responsável pelo produto. Com base nas explicações, podemos concluir que a alternativa A (IV, apenas) está certa. Gabarito: A. Bibliografia: - Muylaert, Roberto. Marketing Cultural & Comunicação Dirigida. 4 ed. São Paulo: Globo, 1995.

ID
4890958
Banca
FAU
Órgão
E-Paraná Comunicação - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O Merchandising é usado em marketing para caracterizar práticas de comunicação distintas com os públicos. Assinale a alternativa que corretamente aborda essa prática em projetos culturais:

Alternativas
Comentários
  • Merchandising é um conjunto de ações realizadas no ponto de venda, onde é apresentado o produto certo, na quantidade adequada, por um preço justo, no momento ideal, com o impacto visual e exposição coerentes com a realidade. Envolve arrumação, embalagem, destaque, boa exposição, design e material promocional.

    Também podemos associar o termo a outras três situações:

    - participação nos campos do planejamento conceitual e de desenvolvimento do produto, e não somente na exposição.

    - aparição de um determinado produto nos espaços televisivos, mesmo que sutilmente, para fixar a marca ou transmitir alguma mensagem publicitária. Nesse caso, ele recebe o nome de merchandising editorial ou tie-in.

    - de cunho social, no qual são utilizados os personagens de produções artísticas para transmitir informações úteis sobre determinada causa social visando educar os telespectadores e formar opinião.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção que corretamente aborda essa prática em projetos culturais:

    A) Errado. Quanto mais elevado o nível intelectual do público, maiores são as suas exigências e menor é a aceitabilidade às ações de merchandising.

    B) Errado. As mensagens não devem ser invasivas, interferindo na trama, ou excessivas, para não soar como agressão ao público e provocar efeito contrário ao esperado.

    C) Errado. Deve-se optar pela citação das empresas patrocinadoras de forma equilibrada, não ostensiva, durante uma apresentação artística, por exemplo.

    D) Certo. A citação da empresa deve se integrar à trama e ser pertinente ao contexto abordado, em projetos audiovisuais, por exemplo.

    E) Errado. A aplicação de logomarcas de investidores no palco do evento ou dentro da sala de espetáculos, por exemplo, são dispensáveis. O bom senso e o equilíbrio devem ser características presentes ao definir a quantidade, a forma e o lugar onde serão expostas e divulgadas as logomarcas em eventos culturais.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa certa é a D.

    Gabarito do Professor: Letra D.


    Bibliografia:

    - Sant'Anna, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. 5ª ed. rev. atual. Pioneira. 1995.

    - Avelar, Rômulo. O avesso da cena:   notas sobre  produção e gestão cultural. 3.ed. Belo Horizonte: Ed. Do Autor, 2013.
  • São umas perguntas do tipo:

    A - Bater no cliente.

    B - Uma rasteira talvez....

    C - Atende-lo da melhor forma possível.