a) Sempre que produzir uma nova funcionalidade, nunca esperar uma semana para integrar à versão atual do sistema. Isto só aumenta a possibilidade de conflitos e a possibilidade de erros no código fonte. Integrar de forma contínua permite saber o status real da programação.
b) A programação é em par/dupla num único computador.
c) A equipe de desenvolvimento é formada pelo cliente e pela equipe de desenvolvimento.
d) Releases é a a liberação de pequenas versões funcionais do projeto. As versões chegam a ser ainda menores que as produzidas por outras metodologias incrementais, como o RUP. Portanto não são complexos. Lembre-se simplicidade é um dos valores do XP.
e)O código fonte não tem dono e ninguém precisa solicitar permissão para poder modificar o mesmo. O objetivo com isto é fazer a equipe conhecer todas as partes do sistema. CORRETO
Letra E.
O Processo XP
Emprega uma abordagem orientada a objetos e envolve um conjunto de regras e práticas constantes no contexto de quatro atividades metodológicas:
1 – Planejamento
Jogo do Planejamento, se inicia com ouvir que conduz a criação de um conjunto de histórias (similar ao caso de uso) pelo próprio cliente. Cada história é colocada em uma ficha (CRC), o cliente atribui um valor e os membros da equipe atribui um custo medido em semanas de desenvolvimento, pode ter até 3 semanas, caso tenha mais a história tem que ser quebrada e reavaliada. Clientes e desenvolvedores decidem como agrupar as histórias para a versão seguinte (incremento). As histórias podem ser ordenadas de 3 formas:
Depois da primeira versão (também denominada incremento de software) ser entregue pela equipe XP, é calculada a velocidade do projeto. Conforme o trabalho de desenvolvimento prossegue, o cliente pode acrescentar histórias, alterar ou eliminar outras.
2 – Projeto
Segue o princípio KIS (keep is simple, ou seja, preserve a simplicidade). Encorada o uso de cartões CRC (classe-responsabilidade-colaborador), CRC é o único artefato. Se uma história estiver traumática para ser construída, é feito um protótipo operacional (solução pontual). Encoraja a refatoração, Fowler diz: "Refabricação é o processo de alteração de um sistema de software de tal forma que não se altere o comportamento externo do código, mas se aprimore a estrutura interna. É uma forma disciplinada de organizar código [e modificar/simplificar o projeto interno] que minimiza as chances de introdução de bugs. Em resumo, ao se refabricar, se está aperfeiçoando o projeto de codificação depois de este ter sido feito."
3 – Codificação
Etapas:
4 – Testes
Teste de unidade deve ser automatizado encorajando uma estratégia de teste de regressão (utiliza a prática/método TDD). Testes de unidades individuais são organizados em um "conjunto de testes universal". Teste de aceitação ou teste de cliente, é especificado pelo próprio cliente obtidos de histórias de usuários
Fonte:
Livro: Engenharia de SOFTWARE
Autor: Roger S. Pressman
Editora: AMGH Editora LTDA
Edição: 7ª - 2011
Capítulo: 3