SóProvas


ID
183778
Banca
FCC
Órgão
TRE-RS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No eXtreme Programming ? XP

Alternativas
Comentários
  • a) Sempre que produzir uma nova funcionalidade, nunca esperar uma semana para integrar à versão atual do sistema. Isto só aumenta a possibilidade de conflitos e a possibilidade de erros no código fonte. Integrar de forma contínua permite saber o status real da programação.

    b) A programação é em par/dupla num único computador.

    c) A equipe de desenvolvimento é formada pelo cliente e pela equipe de desenvolvimento.

    d) Releases é a a liberação de pequenas versões funcionais do projeto. As versões chegam a ser ainda menores que as produzidas por outras metodologias incrementais, como o RUP. Portanto não são complexos. Lembre-se simplicidade é um dos valores do XP.

    e)O código fonte não tem dono e ninguém precisa solicitar permissão para poder modificar o mesmo. O objetivo com isto é fazer a equipe conhecer todas as partes do sistema. CORRETO

  • Não vejo erro na letra C)  as equipes de desenvolvimento estabelecem suas próprias regras, mas uma equipe pode adotar as regras de outra equipe.
  •  a) o código é integrado e testado depois de alguns dias e, no máximo, até o final da semana.
     
        O CODICO É TESTADO ANTES DA CODIFICAÇÃO E A INTEGRAÇÃO PODE SER DIARIA
    • b) a codificação é feita em grupos de programadores (no mínimo 3 integrantes), preferencialmente num único computador.

    FEITA EM PARES

    • c) as equipes de desenvolvimento estabelecem suas próprias regras, mas uma equipe pode adotar as regras de outra equipe.
    • EQUIPES SÃO AUTO-ORGANIZADAS
    • d) releases quando complexos não podem deixar de fora os requisitos de negócio de maior valor para o cliente.
    • RELEAES SIMPLES
    • e) módulos não são propriedade de nenhum desenvolvedor; todo desenvolvedor da equipe tem o direito de checar um módulo e modificá-lo.  
    • OK
  •  e)módulos não são propriedade de nenhum desenvolvedor; todo desenvolvedor da equipe tem o direito de checar um módulo e modificá-lo.

    Em agile, sempre que um incremento é entrgue a um cliente, os testes de aceitação sao os use cases, o que causa feedback. 

  • e) Propriedade Coletiva 

  • Letra E. 

     

    O  Processo XP 

    Emprega uma abordagem orientada a objetos e envolve um conjunto de regras e práticas constantes no contexto de quatro atividades metodológicas: 

    1 – Planejamento 

    Jogo do Planejamento, se inicia com ouvir que conduz a criação de um conjunto de histórias (similar ao caso de uso) pelo próprio cliente. Cada história é colocada em uma ficha (CRC), o cliente atribui um valor e os membros da equipe atribui um custo medido em semanas de desenvolvimento, pode ter até 3 semanas, caso tenha mais a história tem que ser quebrada e reavaliada. Clientes e desenvolvedores decidem como agrupar as histórias para a versão seguinte (incremento). As histórias podem ser ordenadas de 3 formas: 

    Depois da primeira versão (também denominada incremento de software) ser entregue pela equipe XP, é calculada a velocidade do projeto. Conforme o trabalho de desenvolvimento prossegue, o cliente pode acrescentar histórias, alterar ou eliminar outras. 

    2 – Projeto 

    Segue o princípio KIS (keep is simple, ou seja, preserve a simplicidade). Encorada o uso de cartões CRC (classe-responsabilidade-colaborador), CRC é o único artefato. Se uma história estiver traumática para ser construída, é feito um protótipo operacional (solução pontual). Encoraja a refatoração, Fowler diz: "Refabricação é o processo de alteração de um sistema de software de tal forma que não se altere o comportamento externo do código, mas se aprimore a estrutura interna. É uma forma disciplinada de organizar código [e modificar/simplificar o projeto interno] que minimiza as chances de introdução de bugs. Em resumo, ao se refabricar, se está aperfeiçoando o projeto de codificação depois de este ter sido feito." 

    3 – Codificação 

    Etapas: 

    4 – Testes 

    Teste de unidade deve ser automatizado encorajando uma estratégia de teste de regressão (utiliza a prática/método TDD). Testes de unidades individuais são organizados em um "conjunto de testes universal". Teste de aceitação ou teste de cliente, é especificado pelo próprio cliente obtidos de histórias de usuários 

     

     

     

    Fonte:  

    Livro: Engenharia de SOFTWARE 

    Autor: Roger S. Pressman 

    Editora: AMGH Editora LTDA 

    Edição: 7ª - 2011 

    Capítulo: 3