SóProvas


ID
1838317
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara Municipal de Jaboticabal - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Paz interior

       Conta a lenda que um velho sábio, tido como um mestre da paciência, era capaz de derrotar qualquer adversário. Ninguém lhe roubava a paz. Certa tarde, um homem conhecido por sua total falta de sentimentos apareceu com a intenção de desafiar o mestre da paciência. O homem começou a insultá-lo, chegou a jogar algumas pedras em sua direção e cuspiu no seu rosto. Durante horas, fez de tudo para provocá-lo, mas o velho sábio permaneceu impassível.
      No final da tarde, já exausto e humilhado, o homem se deu por vencido e foi embora. Impressionados, os discípulos que haviam assistido a tudo queriam saber como o mestre pudera suportar tanta indignidade. O mestre perguntou: “Se alguém vem até você com um presente e você não o aceita, a quem pertence o presente?". “A quem tentou entregá-lo", respondeu um dos discípulos. “Exatamente. O mesmo vale para a inveja, a raiva e os insultos. Quando eles não são aceitos, continuam pertencendo a quem os trazia consigo. Sua paz interior depende exclusivamente de você".
    As pessoas não podem lhe tirar a calma, a não ser se você permitir. Não permita que tirem sua paz interior. Não dê ouvidos a fofocas, não se preocupe com o que os outros pensam ou falam de você, isso não muda nada, a Terra continua girando. Muitas vezes nossa calma e nossa paz interior incomodam as pessoas, que tentam nos tirar do sério. Não caia nessa tentação, não aceite esse “presente".
     Quando isso acontecer, respire fundo, olhe nos olhos dessas pessoas e mantenha-se em silêncio por alguns segundos. Dessa forma, você desarma qualquer um e ninguém roubará sua paz interior.
     Quem tem paz interior tem melhor qualidade de vida, atrai mais amigos, é uma pessoa muito mais feliz e, por onde passar, espalhará paz para todos que retornará para si mesmo. A saúde agradece.

(Luis Carlos Fernandes. http://www.tribunaregiao.com.br. Adaptado)

Assinale a alternativa em que a pontuação está correta.

Alternativas
Comentários
  • alguém explica porque a A está certa?

  • conhecido por sua total falta de sentimentos = aposto explicativo.

    certa tarde = Deve-se separar o adjunto adverbial intercalado entre o discurso.
     

  • A) correta

    B) Não separa sujeito(um homem) do verbo (apareceu)

    C)Não separa Complemento nominal( de sentimentos) do nome (falta)

    D)Nesse caso não houve isolamento do aposto.

    E) Não separa Complemento nominal( de desafiar) do nome (intenção)

  •  

    Um homem, conhecido por sua total falta de sentimentos, apareceu, certa tarde, com a intenção de desafiar o mestre da paciência.

    1) CONHECIDO POR SUA FALTA DE SENTIMENTOS = APOSTO EXPLICATIVO (SEPARO POR VÍRGULAS).*CORRETO*

     

    2) CERTA TARDE = LOCUÇÃO ADVERBIAL POSPOSTA AO VERBO ( VÍRGULA FACULTATIVA) * CORRETO*

  • a)Um homem, conhecido por sua total falta de sentimentos (correto. virgulas isolam aposto), apareceu, certa tarde (correto. adjunto adverbial de tempo deslocado se isola com virgulas), com a intenção de desafiar o mestre da paciência.

  • Alguém poderia explicar com mais detalhes o errada letra " D " ?

  • Augusto Montenegro

     

    D: Um homem conhecido por sua total falta de sentimentos, apareceu certa tarde com a intenção de desafiar o mestre da paciência.

     

    Quem apareceu? um homem. acredito que o erro, pelo menos o mais grave, foi separar o verbo do seu complemento.

     

  • Augusto César; pergunte ao verbo : quem apareceu mais tarde ? A resposta é o sujeito e o sujeito não se separa do verbo por vírgula.

  • Um homem, conhecido por sua total falta de sentimentos, apareceu, certa tarde, com a intenção de desafiar o mestre da paciência

     

     

    Veja que se tirarmos a parte em negrito, a frase continua com sentido completo. Este é um dos macetes/regras para fazer questões de pontuação.

  • Parabéns! Você acertou!