Deve-se identificar a alternativa
incorreta a respeito do tema teoria geral dos contratos.
A) Sobre a função social do contrato, os Enunciados nºs 21, 22 e 23 do CJF prevêm, respectivamente:
"A função social do contrato, prevista no art. 421 do novo Código Civil, constitui cláusula geral a impor a revisão do princípio da relatividade dos efeitos do contrato em relação a terceiros, implicando a tutela externa do crédito.
A função social do contrato, prevista no art. 421 do novo Código Civil, constitui cláusula geral que reforça o princípio de conservação do contrato, assegurando trocas úteis e justas.
A função social do contrato, prevista no art. 421 do novo Código Civil, não elimina o princípio da autonomia contratual, mas atenua ou reduz o alcance desse princípio quando presentes interesses metaindividuais ou interesse individual relativo à dignidade da pessoa humana."Da leitura dos referidos enunciados extrai-se que a assertiva está
correta.B) Como consequência de ser uma norma geral que visa, dente outros, não prejudicar o interesse coletivo, a função social do contrato é norma de ordem pública.
No mesmo sentido (Código Civil):
"Art. 2.035. A validade dos negócios e demais atos jurídicos, constituídos antes da entrada em vigor deste Código, obedece ao disposto nas leis anteriores, referidas no art. 2.045 , mas os seus efeitos, produzidos após a vigência deste Código, aos preceitos dele se subordinam, salvo se houver sido prevista pelas partes determinada forma de execução.
Parágrafo único. Nenhuma convenção prevalecerá se contrariar preceitos de ordem pública, tais como os estabelecidos por este Código para assegurar a função social da propriedade e dos contratos".E, ainda:
"A norma enuncia que o princípio da função social dos contratos é preceito de ordem pública. Como consequência, cabe sempre intervenção do Ministério Público e conhecimento de ofício pelo juiz" (Flávio Tartuce, 2016, p. 620).
Assim, a afirmativa está
incorreta.
C) Conforme lições do professor Flávio Tartuce (2016), a função social do contrato tem eficácia interna e externa, esta última relacionada aos interesses da coletividade. Isso decorre da nova roupagem dada aos contratos. (Fonte:
http://www.miguelreale.com.br/artigos/funsoccont.htm).
Logo, a afirmativa está
correta.D) O contrato consigo mesmo é admitido pelo Código Civil:
"Art. 117. Salvo se o permitir a lei ou o representado, é anulável o negócio jurídico que o representante, no seu interesse ou por conta de outrem, celebrar consigo mesmo.
Parágrafo único. Para esse efeito, tem-se como celebrado pelo representante o negócio realizado por aquele em quem os poderes houverem sido subestabelecidos".Portanto, a assertiva está
correta.
Gabarito do professor: alternativa "B".