SóProvas


ID
1838500
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara Municipal de Itatiba - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                               Meu bem, meu mal

      Até um tempo atrás o cafezinho era tido como inimigo da boa saúde. O mesmo acontecia com a carne vermelha, o ovo, o chocolate – todos recentemente absolvidos, depois que pesquisas modernas descobriram novos (e saudáveis) componentes nesses alimentos. Ou desde que estudos mais abrangentes mostraram que ficar sem eles é pior do que consumi-los. Afinal, por que as conclusões da ciência mudam tanto?

      Para começar, essas diferenças nos estudos não espantam os médicos – que, aliás, até esperam que elas ocorram. A medicina, assim como a nutrição, não é ciência exata. Nem sempre o que é verdade hoje será verdadeiro no futuro.

      Um dos motivos para as mudanças é o avanço da tecnologia. Com o uso de computadores e da internet, é claro que resultados conseguidos nos anos 40, em estudos de colesterol, por exemplo, são bem menos exatos do que os atuais.

                           (Revista Dossiê Superinteressante. jan. 2015. Adaptado)

No trecho do 1° parágrafo – O mesmo acontecia com a carne vermelha, o ovo, o chocolate – todos recentemente absolvidos... – a palavra destacada estabelece sentido de

Alternativas
Comentários
  • Letra C. Advérbio temporal.

  • Gabarito C

     

     – todos recentemente absolvidos... Quando? Recentemente (tempo). Poderiamos trocar por: Agora, ontem, hoje, sempre.

     

    Tudo posso naquele que me fortalece!

  • Advérbio

    Recentemente: TEMPO. (Não é porque termina com MENTE que é modo)

     

    Alternativa: C

  • Nem sempre palavras terminadas em mente são advérbios de modo

  • Isso mesmo Day, nem sempre palavras terminadas em mente são advérbios de modo...

  • GABARITO: LETRA C

    Tempo: hoje, logo, primeiro, ontem, tarde, outrora, amanhã, cedo, dantes, depois, ainda, antigamente, antes, doravante, nunca, então, ora, jamais, agora, sempre, já, enfim, afinal, amiúde, breve, constantemente, entrementes, imediatamente, primeiramente, provisoriamente, sucessivamente, às vezes, à tarde, à noite, de manhã, de repente, de vez em quando, de quando em quando, a qualquer momento, de tempos em tempos, em breve, hoje em dia.

    FONTE: WWW.SÓPORTUGUÊS.COM.BR