SóProvas


ID
1838872
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Internacionais
Assuntos

Acerca dos posicionamentos do Brasil no que tange à agenda internacional contemporânea, julgue o item seguinte. 

Na agenda ambiental, o Brasil defende que os países em desenvolvimento adotem padrões sustentáveis de consumo semelhantes aos adotados pelos países desenvolvidos, desde que sejam respeitadas as necessidades e capacidades dos países em desenvolvimento, e, em particular, seu direito ao desenvolvimento.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

     

    "O Brasil acredita que as discussões em curso sobre os ODS têm colocado demasiada ênfase no lado da produção, descurando-se dos padrões insustentáveis de consumo, área que exigirá fortes compromissos dos países desenvolvidos. O Brasil também tem defendido que os esforços de implementação dos ODS sejam articulados junto ao Plano Decenal de Programas sobre Padrões de Consumo e Produção Sustentáveis, que foi adotado na Rio+20. Conforme acordado no Plano, é fundamental que os países desenvolvidos assumam a liderança na adoção de padrões mais sustentáveis, tendo em vista suas capacidades e responsabilidades específicas. Todos os países devem, entretanto, promover iniciativas nessa área, em que os países desenvolvidos deverão assumir a liderança, e países em desenvolvimento seguirão padrões semelhantes respeitando suas necessidades e capacidades, em particular seu direito ao desenvolvimento."

     

    Fonte: http://www.itamaraty.gov.br/images/ed_desenvsust/ODS-pos-bras.pdf

  • minha leitura fez parecer que os paises desenvolvidos adotam padroes sustentaveis de consumo, o q nao é fato, vide USA. eu li errado?
  • O trecho trazido pelo colega Anderson justamente se opõe ao que diz a questao. O gabarito deveria ser alterado para errado tendo em vista que o tema da mudança dos padroes de consumo pelos paises desenvolvidos é caro para o Brasil e demais paises em desenvolvimento. Esse padroes devem ser alterados pelos desenvolvidos e, assim, os PEDs poderiam seguir boas praticas daqueles.