SóProvas


ID
1838875
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Internacionais
Assuntos

A integração da América do Sul foi assumida como prioridade da política externa brasileira a partir de 2000. Com relação a esse tema, julgue o item a seguir. 

O MERCOSUL registra importantes avanços em temas não econômicos, os quais envolvem iniciativas voltadas para a integração em matéria educacional, a harmonização de legislações e de direitos trabalhistas e previdenciários, além da promoção da livre circulação de pessoas.

Alternativas
Comentários
  • A questão diz: "O MERCOSUL registra importantes avanços em temas não econômicos, os quais envolvem iniciativas voltadas para a integração em matéria educacional, a harmonização de legislações e de direitos trabalhistas e previdenciários, além da promoção da livre circulação de pessoas.

     

     

    Gabarito "certo", conforme o texto a seguir:

     

     

    "Na dimensão da cidadania, trabalha-se para a progressiva implantação de políticas que permitam a livre circulação de pessoas e a promoção de direitos civis, sociais, culturais e econômicos para os nacionais dos países do bloco, bem como a garantia de igualdade de condições e de acesso ao trabalho, saúde e educação."

     

     

    Fonte: http://www.mercosul.gov.br/perguntas-frequentes.

  • Bem forçado uma questão de 2015 considerar que um bloco criado quase 25 anos antes com o objetivo de ser um Mercado Comum (que envolve a livre circulação de fatores de produção, ou seja, entre outras coisas, livre circulação da força de trabalho) registra importantes avanços de harmonização de legislação trabalhista, sendo que o Mercosul ainda é considerado uma União Aduaneira imperfeita (ou seja, pode-se dizer que está 1,5 estágios atrás daquilo que foi criado para ser).

     

    É a típica questão que só está correta porque um site oficial do governo, fazendo propaganda em benefício próprio, diz que estes importantes avanços foram atingidos. Na prática, os avanços são pequenos em relação ao que já deveria ter sido alcançado.