"Tanto a Unasul quanto o Mercosul tem funções específicas no processo de integração sul-americano. A Unasul colabora para o processo de integração sul-americano ao incentivar a criação de uma área de livre-comércio na América do Sul, através da aproximação entre Mercosul e Comunidade Andina. Além deste aspecto comercial, pelo fato de ser um instrumento de diálogo e cooperação política, colabora para a construção de entendimentos entre os países e para a formação de uma identidade política sul-americana.
O Mercosul, por sua vez, apesar de seu estado de estagnação, continua sendo um instrumento importante de intensificação das interdependências econômicas na região. Além disso, por conta de suas novas atribuições políticas e culturais, se tornou mais amplo. Esta amplitude também colabora para o avanço dos temas de integração regional, principalmente os temas não econômicos."
Fonte: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?pid=MSC0000000122011000100011&script=sci_arttext
Atualização: o Brasil não faz mais parte da Unasul desde 2019.
"O Brasil formalizou a sua saída da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) para integrar o Fórum para o Progresso da América do Sul (Prosul).
As nações que lançaram o Prosul entenderam que a Unasul, da forma como funcionou desde sua criação em 2008, perdeu efeitos práticos, mantendo custos, e passou a disputar decisões sobre temas que já são tratados em outras instâncias, como o Mercosul. O Prosul não deve ter um tratado e não será um organismo, como a Unasul."
https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2019-04/brasil-formaliza-saida-da-unasul-para-integrar-prosul