-
Aqui tem uma aula muito boa sobre o assunto
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-73292008000200009#vnot02
-
Uma dica super "informal" pra essa questão: Lula e Busch se davam inesperadamente bem nas reuniões
-
Qual o erro da questão???
-
Carlos M., também errei, mas fiquei com dúvida justamente nesse "afastamento dos Estados Unidos". O resto está certo.
-
O problema da questão, acredito ser o termo afastamento. Não houve um afastamento, talvez pudéssemos dizer esfriamento, ou melhor ainda foram estabelecidas novas prioridade no plano internacional.
-
Não se pode falar em afastamento quando se compra uma refinaria de Us$360mi. Simples.
-
no governo Lula, houve uma mescla do multilateralismo com o multipolarismo. Eixos multilateral e bilateral já não eram mais conflitantes. Desta forma, houve de fato reaproximação de países emergentes (BRIC´s) sem que houvesse afastamento em relação aos EUA.
Quando li a questão logo lembrei de quando Obama disse que Lula era "o cara"
-
Errado. Não houve afastamento do Brasil em relação ao EUA.
-
Semana passada errei uma questão semelhante, de 2011, e por causa disso acabei errando hoje essa de 2015. Parece que ambas questões divergem entre si:
(Q246855) A política externa do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) foi caracterizada por certo esfriamento das relações com os Estados Unidos da América (EUA), tendo o Brasil divergido dos EUA na grande maioria das votações na Assembleia-Geral das Nações unidas (AGNU). GABARITO: CERTO - prova: bolsa afirmativa Rio Branco 2011
Quanto às relações BRA-EUA durante o governo Lula, o livro História das Relações Internacionais do Brasil (Doratioto e Vidigal, 2015, p.125) esclarece que: "Com relação aos países desenvolvidos, seria adotada uma política igualmente tradicional: o entendimento construtivo e a parceria madura com os Estados Unidos e uma relação próxima e construtiva com a União Europeia".
Por isso, entendo que o erro da questão de 2015 seria afirmar que teria havido "afastamento dos Estados Unidos da América".
Já a questão de 2011 eu continuo sem entender o gabarito.