-
Gabarito: E
Não é necessária a compatibilização entre as plataformas no lado cliente, visto que o próprio NAS trabalha com um protocolo padrão para ambas plataformas.
-
Errado.
Complementando a ótima "pegada" do comentário do Murilo...
O protocolo SMB/CIFS é encontrado praticamente em todos os lugares. A maioria dos sistemas Unix-Like possuem uma implementação de cliente/servidor do SMB/CIFS via Samba. Computadores Apple também possuem seus clientes/servidores SMB/CIFS, o que faz com que o protocolo SMB/CIFS seja o protocolo mais comum para o compartilhamento de arquivos disponível.
-
Dispositivos NAS oferecem acesso a arquivos ao qual ele se conecta utilizando protocolos de acesso a arquivos transportados através de Ethernet e TCP/IP. [Baker & Paul, 2001]
Os protocolos de acesso a arquivos mais utilizados nos NAS são o NFS (Network File System) e o CIFS (Common Internet File System).
Para acessar os arquivos normalmente é exigida alguma autenticação do sistema, que irá checar por permissões. Os grandes benefícios do NAS são a fácil instalação e grande capacidade.
A compatibilidade entre usuários não é requisito de eficiência.
-
NAS:
file level
CIFS (microsoft) ou NFS (Unix)
TCP/IP (SAN: fiber channel, gigabit ethernet, isci (internet small computers interface) ou FCOE(fiber channel over ethernet))
gerenciamento storage
usa infrastrutura existente
SAMBA permite usuarios unix acesso a cifs shares