SóProvas


ID
1840588
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Entre as teorias comumente mencionadas nas literaturas relativas à liderança nas organizações, existe a Teoria Caminho − Meta ou Caminho − Objetivo, que elenca entre os possíveis comportamentos do líder, o

Alternativas
Comentários
  • Letra (b)


    House detalhou quatro comportamentos de liderança:


    -> Líder diretivo: semelhante à “estrutura de iniciação” da Universidade de Ohio, este líder deixa claro o que espera dos seus liderados, organiza e proporciona diretrizes claras e objetivas sobre como as tarefas deverão ser realizadas.


    -> Líder apoiador: semelhante à “consideração”, o líder apoiador é receptivo e sensível às necessidades dos liderados.


    -> Líder participativo: antes de tomar decisões, consulta seus liderados. É semelhante ao democrático-consultivo da liderança clássica.


    -> Líder orientado para a conquista ou líder voltado para realização: estabelece desafios que são desafiadores e espera que os liderados demonstrem seus desempenhos máximos. House afirma que os lideres são flexíveis. Eles irão adequar o estilo de liderança de acordo com a situação. São duas as classes ambientais propostas pelo autor: fatores contingenciais ambientais e fatores contingenciais do subordinado.

  • A título de complementação, você precisa entender aqui (antes do conceito de líder) a Teoria do Caminho Objetivo: 

    RIBAS (2013):  

    Robbins (2005) ressalta as seguintes colocações para a teoria:

    • a liderança diretiva leva a uma maior satisfação quando as tarefas são ambíguas ou estressantes do que quando são altamente estruturadas e planejadas;

    • a liderança diretiva pode ser percebida como redundante por liderados com grande capacidade de percepção ou com razoável experiência;

    • a liderança apoiada leva a um melhor desempenho e satisfação quando os liderados realizam tarefas estruturadas;

    • os liderados com centro de controle interno ficam mais satisfeitos com o estilo de liderança participativa.

  • Segundo Smith, P. B. & Peterson, M. F.(1989):.

    “A teoria do Caminho-Objetivo muito claramente deriva das teorias que se baseiam na expectância, que se tornaram populares no campo do comportamento organizacional nos anos 60 (por exemplo, Vroom, 1964). Na sua essência, ela propõe que os subordinados farão aquilo que desejarem os líderes, caso eles façam duas coisas. Primeiro, devem assegurar que os subordinados compreendam como atingir os objetivos do líder. Segundo, esses líderes devem prever que os subordinados cheguem aos seus objetivos pessoais nesse processo (House, 1971). A tarefa do líder é, então, diagnosticar a função do ambiente e selecionar aqueles comportamentos que assegurarão que os subordinados estejam motivados ao máximo no sentido dos objetivos organizacionais”


    Mais em : https://nairamodelli.wordpress.com/2009/05/13/a-evolucao-dos-conceitos-de-lideranca/

  • A teoria Caminho Meta ou Caminho Objetivo foi desenvolvida por Robert House, que afirmava que é função do líder auxiliar os liderados na consecução de suas metas, assegurando que elas estejam alinhadas com os objetivos organizacionais. Para House o esforço de uma pessoa no trabalho pode ser medido a partir da expectativa desse trabalhador quanto à realização do trabalho e da preferência dela por tal resultado (valência).

    Este autor defini quatro estilos de liderança de acordo com o comportamento do líder:1 - Liderança Diretiva: O líder explica o que e como devem ser feitas as tarefas pelos subordinados. É um estilo ideal para tarefas ambíguas.2 - Liderança Apoiadora: O líder é aberto, trata os subordinados como iguais, e os subordinados se interessam mais na realização de seus trabalhos, além de terem maior autoconfiança devido o forte interesse pessoal do líder. É ideal para tarefas repetitivas, desagradáveis, estressantes ou frustantes. O líder tem compromisso com a cordialidade e o bem estar dos subordinados.3 - Liderança orientada para o Resultado: O líder confia no grupo para alcançar elevado desempenho, ele enfatiza a definição de objetivos claros e desafiadores;4 - Liderança Participativa: O líder focaliza na consulta aos seus subordinados para a tomada de decisões. Os subordinados , geralmente, têm maior crença em sua capacidade de cumprir a tarefa e costumam conhecê-lo bem, assim como os métodos empregados para realizá-los porque contribuíram para ambos.
  • Se diz respeito a meta/objetivo, não cabe autoritarismo/coerção, carisma ou benevolência (não necessariamente), nem consulta, mas tão-somente a orientação para o alcance dos objetivos, metas, resultados almejados.

    Gabarito Letra "B".

  • A teoria caminho objetivo de House se baseia na ideia do lider motivar por meio de recompensas conforme o bom desempenho e facilitar o atingimento de metas pelo funcionários. É dividida em quatro estilo:

     

    1. diretivo: o líder dá a direção de como as tarefas devem ser realizadas;

    2. apoio: esse estilo envolve demonstrar interesse pela satisfação das necessidades e preferências dos subordinados;

    3. participativo: é um estilo que envolve consultar os subordinados e encorajá-los na participação das tomadas de decisões da organização; 

    4. realização: envolve encorajar a excelência na performance, incluindo a fixação de metas desafiadoras e a busca por padrões de alto desempenho.

  • Autoritário-coercitivo = liderança proposta por Likert. (Sistemas de administração) 

     

    Consultivo = liderança proposta por Likert (Sistemas de administração)

     

    Carismático = liderança proposta por Max Weber 

     

    Benevolente = liderança proposta por Max Weber. 

     

    A Teoria Caminho foi proposta por Robert House. =)

  • a)autoritário-coercitivo, que decide todo o processo, o que será feito, quando será feito e como será feito. ERRADO. Autoritário-coercitivo faz parte da teoria de Likert.

     

    b)diretivo, que deixa claro o que espera dos liderados, organizando e proporcionando diretrizes claras sobre como as tarefas deverão ser realizadas. CORRETO

     

    c)consultivo, que compartilha as decisões com os subordinados, permitindo aos mesmos flexibilidade na realização das tarefas. ERRADO. Consultivo faz parte da teoria de Likert.

     

    d)carismático, que motiva os subordinados em face de traços próprios de personalidade e comportamento. ERRADO. Liderança carismática não faz parte da teoria caminho-meta, mas sim da própria teoria da liderança carismática descrita por diversos autores, entre eles o Robbins.

     

    e)benevolente, que toma as decisões com base na satisfação das necessidades dos subordinados. ERRADO. Autoritário-benevolente faz parte da teoria de Likert.

     

    Teoria caminho-meta ou caminho-objetivo:

     

    - criada por Robert House

     

    - baseada nos estudos da Universidade de Ohio

     

    - Ideia principal: o líder será aceito pelos liderados como líder quando estes o virem como fonte de satisfação. Dessa forma, o líder deve auxiliar os liderados a alcançarem objetivos, orientando-os e apoiando-os.

     

    - Há 4 comportamentos de lideranças:

    1) Líder diretivo: deixa claro o que quer dos liderados.

     

    2) Líder apoiador: receptivo e sensível às necessidades dos liderados.

     

    3) Líder participativo: consulta os liderados.

     

    4) Líder orientado para a conquista ou voltado para a realização: estabelece desafios e espera que os liderados demonstrem desempenho máximo.

     

    FONTE: Administração geral e pública, Elizabeth de Abreu.

  • Esta teoria foi desenvolvida para reconciliar anomalias encontradas em evidências empíricas sobre o efeito das orientações dos líderes para pessoas e das orientações para tarefas em relação à satisfação e desempenho dos seus subordinados (HOUSE, 1996).

    A teoria caminho-objetivo de House propõe quatro estilos de comportamento (HOUSE; MITCHELL, 1974):


    · diretivo: o líder dá a direção de como as tarefas devem ser realizadas, buscando estruturar as tarefas para os subordinados e comunicar o que se espera deles, esclarecendo políticas, regras e procedimentos.  É um estilo similar ao da estrutura de iniciação do Ohio State Leadership Studies;

    ·de apoio: esse estilo envolve demonstrar interesse pela satisfação das necessidades e preferências dos subordinados. O líder deve mostrar-se preocupado com os subordinados e deve também trabalhar em prol do desenvolvimento de um ambiente amigável de trabalho. É similar ao estilo de consideração do Ohio State Leadership Studies

    ·  participativo: é um estilo que envolve consultar os subordinados e encorajá-los na participação das tomadas de decisões da organização; 

    · de realização: envolve encorajar a excelência na performance, incluindo a fixação de metas desafiadoras e a busca por padrões de alto desempenho.

  • Tem um foco. Diretivo

  • Outra dica boa é lembar do Dr. House (da série) e saber que ele nunca é carismático.

    Teoria caminho-meta ou caminho-objetivo:

    1. diretivo: o líder dá a direção de como as tarefas devem ser realizadas;

    2. apoio: esse estilo envolve demonstrar interesse pela satisfação das necessidades e preferências dos subordinados;

    3. participativo: é um estilo que envolve consultar os subordinados e encorajá-los na participação das tomadas de decisões da organização; 

    4. realização: envolve encorajar a excelência na performance, incluindo a fixação de metas desafiadoras e a busca por padrões de alto desempenho.

  • Outra dica boa é lembar do Dr. House (da série) e saber que ele nunca é carismático.

    Teoria caminho-meta ou caminho-objetivo:

    1. diretivo: o líder dá a direção de como as tarefas devem ser realizadas;

    2. apoio: esse estilo envolve demonstrar interesse pela satisfação das necessidades e preferências dos subordinados;

    3. participativo: é um estilo que envolve consultar os subordinados e encorajá-los na participação das tomadas de decisões da organização; 

    4. realização: envolve encorajar a excelência na performance, incluindo a fixação de metas desafiadoras e a busca por padrões de alto desempenho.

  • Gabarito: B

    falou em caminho-meta falou em lider diretivo: deixa claro o que se espera dos liderados.

  • Comentário

    A teoria do caminho-meta de House propõe 5 tipos de liderança: 

    1-          Líder diretivo: deve dar direção aos trabalhos, com uma comunicação objetiva e estruturação das tarefas a serem realizadas. Indicado para tarefas ambíguas e estressantes.

    2-         Líder apoiador: desenvolve um ambiente agradável de se trabalhar, apoiando os subordinados e preocupando-se com suas necessidades. Ideal para tarefas bem estruturadas.

    3-          Líder participativo: incentiva a participação dos subordinados na tomada de decisões, consultando-os sempre que possível. Ideal para subordinados com centro de controle interno (capacidade e experiência consideráveis).

    4-         Líder orientado para resultados: fixa metas, controla resultados e visa o alcance de altos padrões de desempenho, buscando sempre pela excelência. Ideal para tarefas estruturadas de maneira ambígua.

    a) Não há líder autoritário-coercitivo nessa teoria, e sim líder diretivo. Errada.

    b) Correta, essa é a nossa resposta, pois o líder diretivo é aquele que define todas as diretrizes para o trabalho, sem participação dos subordinados.

    c) Não há líder consultivo nessa teoria. Além disso, o líder mais parecido com o consultivo, o participativo, incentiva a participação dos subordinados, mas quando a decisão é tomada em conjunto não há flexibilidade para o liderado na realização das tarefas.

    d) Errada, já que não existe essa categoria na teoria.

    e) Errada pelo fato de não haver esse tipo de líder na teoria de House e, além disso, os líderes benevolentes ou laissez-faire não tomarem as decisões e sim seus subordinados.

    Gabarito: B