SóProvas


ID
1840885
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Uma organização que necessita atrair e selecionar talentos para compor seu quadro de pessoal deve escolher técnicas adequadas para alcançar esse objetivo. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B. Erros em negrito:

    a) As entrevistas são melhores preditores do que os testes escritos de aptidão e personalidade.

      c) O gestor é a pessoa mais adequada para identificar os instrumentos a serem utilizados, pois ele conhece com clareza os papéis que o selecionado assumirá.

      d) Nas organizações públicas, a realização de provas direcionadas à função tem conseguido identificar características pessoais do candidato que são necessárias para uma atuação adequada.

      e) As provas escritas são mais criteriosas para avaliar a inteligência, o nível de motivação e as habilidades interpessoais para cargos gerenciais elevados.


  • * O que justificam os erros?

  • O Gestor não seria a pessoa mais adequada para tal fato pq?

    Não marquei a B justamente por isso: jogos decisórios de negócios. Alguém me explica???

     

  • Liliane, imagino que o erro da C é que não cabe ao gestor a escolha dos melhores instrumentos/ferramentas para a seleção, sendo esta uma função de staff atribuída à área de GP. Caberia,todavia, ao gestor a especificação das habilidades, conhecimentos necessários para o cargo.

  • Alguém encontrou o erro da alternativa D?

  •  a) As entrevistas são melhores preditores do que os testes escritos de aptidão e personalidade.

    Não podemos afirmar isso. Cada cargo requer características específicas, que podem ser identificados por técnicas distintas. 

     b) As técnicas para seleção de pessoas podem incluir entrevistas, exercícios de solução de problemas, discussões de grupo e jogos decisórios de negócios. CORRETA

     c) O gestor é a pessoa mais adequada para identificar os instrumentos a serem utilizados, pois ele conhece com clareza os papéis que o selecionado assumirá.

    Os instrumentos são identificados pelos profissionais do setor de RH. É uma função de staff. Gestor está relacionado com função de linha.

     d) Nas organizações públicas, a realização de provas direcionadas à função tem conseguido identificar características pessoais do candidato que são necessárias para uma atuação adequada. 

    Provas não avaliam características pessoais.Elas estão relacionadas à função.

     e) As provas escritas são mais criteriosas para avaliar a inteligência, o nível de motivação e as habilidades interpessoais para cargos gerenciais elevados.

    Provas escritas, em regra, não avaliam motivação ou habilidades interpessoais. Essas características são observadas em entrevistas, dinâmicas de grupo, etc.

  • A) Testes escritos não seriam capazes de oferecer o prognóstico para o desempenho do cargo, ou seja, não consegue verificar o desempenho futuro no cargo.

    B) Gabarito

    C) O profissional de RH é quem identifica os instrumentos necessários para realizar o recrutamento e a seleção. 

    D) Prova avalia conhecimento, não característica pessoal.

    E) Não é possível avaliar a motivação e habilidades interpessoais dos candidatos através de provas escritas. A entrevista de seleção é que consegue verificar esses aspectos.

  • A.As entrevistas são melhores preditores do que os testes escritos de aptidão e personalidade.

    Justificativa: Conforme ensina a doutrina, os teste psicológicos ( psicométricos) são preditores, ao contrário das entrevistas e provas tradicionais. Preditor é a ''capacidade de um teste de oferecer resultados prospectivos capazes de servir como prognósticos para o desempenho do cargo. ''[1]

    B. As técnicas para seleção de pessoas podem incluir entrevistas, exercícios de solução de problemas, discussões de grupo e jogos decisórios de negócios. (CORRETA)

    C. O gestor é a pessoa mais adequada para identificar os instrumentos a serem utilizados, pois ele conhece com clareza os papéis que o selecionado assumirá.

    Justificativa: É pacífico entre os administrativistas que o recrutamento e seleção é uma responsabilidade de linha e função de staff. O especialista de gestão em pessoas'' dá o apoio, realizando todo o processo de seleção, mas, no fim, não escolhe efetivamente o candidato a ser contratado, fornecendo apenas as opções ao gerente de linha que decide quem trabalhará no seu setor''[2]. Em vista disso, quem identifica os instrumentos é o especialista e não o gestor, o qual cabe decidir o candidato a ser contratado.

    D. Nas organizações públicas, a realização de provas direcionadas à função tem conseguido identificar características pessoais do candidato que são necessárias para uma atuação adequada.

    Justificativa: Segundo Chiavenato, as provas são instrumentos para avaliar o nível de conhecimentos gerais ou específicos dos candidatos. Ainda segundo o teórico, ''Identificar e localizar as características pessoais do candidato e uma questão de sensibilidade. Requer um razoável conhecimento da natureza humana e das repercussões que a tarefa impõe a pessoa que ira executa-la.''[1]

    E. As provas escritas são mais criteriosas para avaliar a inteligência, o nível de motivação e as habilidades interpessoais para cargos gerenciais elevados.

    Justificativa: Dentre as técnicas de seleção, a que avalia as habilidades interpessoais dos candidatos são testes psicológicos, como As múltiplas inteligencias de Gardner, e as técnicas de simulação.[1]

    Fonte: [1]Gestão de Pessoas, Chiavenato e [2] Gestão de Pessoas para Concursos, Andréia Lins Ribas e Cassiano Ramalho.