SóProvas


ID
1840921
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da psicologia da saúde e da atuação do psicólogo nesse campo, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Essa eu não entendi muito bem a justificativa. A massa marcam a letra d. Neste ou em outros sites com a mesma questão.

     

  • a) de acordo com o CFP - PSIHOSPITALAR A INTERVENÇÃO É SECUNDÁRIA E TERCIÁRIA;

    b) Termo psicologia clínica CESPE??? da onde tiraste isso??

    c) correto sempre a emanda do paciente no atendimento é a mais importante para a escuta clínica;

    d) acredito que promoção em saúde não lida com a prevalência da doença;

    e) não pode ser imputado este tipo de deliberação 

  • É.. realmente mais da metade que respondeu até agora marcaram letra "d)" nessa questão... gostaria de sabe por que estaria errada a "d)". Obrigado.

  • Eu acredito que a letra d pra ser completa deveria falar também de prevenção ou manutenção da saúde e qualidade de vida.

  • D- "A promoção de saúde engloba ações que almejam contribuir para a diminuição da incidência de doenças, de sua prevalência e das complicações delas advindas."  A PROMOÇÃO DE SAÚDE NÃO ESTÁ CONDICIONADO OU  À FAVOR DA SUPERCIE DA DOENÇA OU SUA INCIDÊNCIA. PENSAR DESTA FORMA É TRAIR O SUJEITO REDUZINDO - O COMO PORTADOR DE UMA DOENÇA, OBJETALIZANDO-O EM UM CID. É UMA DISCUSSÃO REALIZADA PELA ESCOLA PSICOSSOMÁTICA E PSICANÁLISE.

     c) "Na relação de apoio, deve-se considerar, prioritariamente, o ponto de partida da queixa — ou seja, quem é o cliente —, a alteração da relação psicólogo e paciente, e o tempo de intervenção." - CERTA! POIS A ESCUTA DEVE SER ATENDIDA PRIORITARIAMENTE PELA FALA DO ENUNCIADOR - O CLIENTE OU PACIENTE- O PONTO DE PARTIDA DEVE SER A ' QUEIXA' QUE FUTURAMENTE PODE SE TRANSFORMAR NUMA ' DEMANDA', ASSIM, ESTABELECENDO O TEMPO E O MODO DE INTERVENÇÃO.

  •    A prevalência permite compreender o quanto é comum, ou rara, uma determinada doença ou situação numa população. Com este objetivo é preferível o uso dos valores em proporção. Ou seja, é uma espécie de cálculo estatístico para verificar a probabilidade de uma pessoa adoecer. Acho que o erro na letra "D" está nessa palavra, corroborando o que os colegas já comentaram. 

       

       A promoção da saúde consiste num conjunto de estratégias focadas na melhoria da qualidade de vida dos indivíduos e coletividades. Pode se materializar por meios de políticas, estratégias, ações e intervenções no meio com o objetivo de atuar nos condicionantes sociais de saúde, de forma intersetorial, e com participação popular, favorecendo escolhas saudáveis por parte dos indivíduos e coletividades no território onde residem, estudam, trabalham, entre outros. As ações de promoção da saúde são potencializadas por meio da articulação dos diferentes setores da saúde, além da articulação com outros setores. Essas articulações promovem a efetividade e sustentabilidade das ações ao longo do tempo, melhorando as condições de saúde. Melhorando as condições de saúde das populações e dos territórios.  

     

    http://dab.saude.gov.br/portaldab/ape_promocao_da_saude.php

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Preval%C3%AAncia

  • De acordo com o enunciado do texto a melhor alternativa é aletra C, por estar relacionado com a atuação do profissional da psicologia.

  • ERREI, mas li novamente e encontrei o erro da alternativa D

    A promoção de saúde engloba ações que almejam contribuir para a diminuição da incidência de doenças,de sua prevalência (Até aqui tudo ok. O erro vem a seguir).........e das complicações delas advindas. (quando trabalhos com as complicações de um estado de saúde, estamos entrando no campo da PREVENÇÃO TERCIÁRIA, trabalhando com questões de REABILITAÇÃO).

    Assim, a alternativa D acaba fazendo uma mistura dos campos de ação. Promoção e Prevenção são conceitos diferentes.

  • COMENTÁRIOS: Vamos analisar cada item.

     

    Letra A: Errada. Todos os profissionais da saúde podem (e devem) atuar conjuntamente em todos os níveis de atenção. A visão multi ou transdisciplinar é necessária para uma intervenção de qualidade.

     

    Letra B: Errada. O dualismo não é rompido por esse termo. A visão mais integralizada da saúde começou a ser reconhecida com o termo “biopsicossocial”.

     

    Letra C: Correta. A escuta deve ser atendida prioritariamente pela fala do paciente. A queixa é o ponto de partida, uma vez que ela pode vir a se tornar uma demanda. Ao ouvir a queixa inicial, planeja-se a intervenção adequada.

     

    Letra D: Errada. A assertiva está falando da reabilitação, reparem que está falando da diminuição de incidência de doenças (já instaladas), bem como de sua prevalência e complicações.

     

    Letra E: Errada. Não existe essa deliberação ética imputada ao psicólogo. A responsabilidade é compartilhada com a equipe e o paciente.

     

    Gabarito: C