SóProvas


ID
1841119
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                            O biorregionalismo como alternativa ecológica

      O modelo ainda dominante nas discussões ecológicas privilegia, em escala, o Estado e o mundo; em economia, a exploração predatória da natureza e a competição; em política, a centralização e a hierarquização; na cultura, o quantitativo sobre o qualitativo, a uniformização dos costumes, o consumismo e o individualismo.

      Esse paradigma subjaz, em grande parte, à atual crise da Terra, pois considera esta como um todo uniforme, sem valorizar a singularidade de seus muitos ecossistemas e a diversidade das culturas.

      Hoje está se impondo uma outra vertente, mais amiga da natureza e com possibilidades de nos tirar da crise atual: o “biorregionalismo". A biorregião se circunscreve numa área, normalmente, definida pelos rios e pelo maciço de montanhas. Possui certo tipo de vegetação, geografia do terreno, de fauna e de flora e mostra uma cultura local própria, com seus hábitos e tradições.

      A tarefa básica do biorregionalismo é fazer os habitantes valorizarem o lugar onde vivem. Importa fazê-los conhecer o tipo de solos, de florestas, de animais, as fontes de água, o rumo dos ventos, os climas e microclimas, os ciclos das estações, o que a natureza pode oferecer em termos de paisagens, alimentação, bens e serviços para nós e para toda a comunidade de vida.

      É na biorregião que a sustentabilidade se faz real e não retórica a serviço do marketing; pode se transformar num processo dinâmico, que aproveita racionalmente as capacidades oferecidas pelo ecossistema local, criando mais igualdade e diminuindo em níveis razoáveis a pobreza.

      Mesmo sendo a comunidade local a unidade básica, isso não invalida a importância das unidades sistêmicas maiores (inter-regionais, nacionais e internacionais) que afetam a todos (por exemplo, o aquecimento global). A ideia do “glocal" nos ajuda a articular essas diferentes dimensões. Sempre é necessário informar-se sobre as experiências de outras regiões e sobre como está o estado geral do planeta Terra.

      O biorregionalismo possibilita que as mercadorias circulem no local, evitando as grandes distâncias; favorece o surgimento de cooperativas comunitárias; nele, persiste a economia de mercado, mas composta primariamente, embora não exclusivamente, de empresas familiares.

      O biorregionalismo permite, assim, deixar para trás o objetivo de “viver melhor", de acordo com a ética da acumulação ilimitada, para dar lugar ao “bem viver e conviver", segundo a ética da suficiência, que implica o bem-estar para toda a comunidade. (Adaptado de: BOFF, Leonardo,

Disponível em: www.folhadoestado.com.br/opiniao/id305952/o_bioregionalismo_como_alternativa_ecologica. Acesso em: 07.12.2015)

Está clara e correta a seguinte frase escrita a partir do texto:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E

    A) As capacidades oferecidas pelo ecossistema local tÊm de ser aproveitadas para que se alcanceM níveis razoáveis de pobreza

    B) a singularidade dos ecossistemas e a diversidade das culturas não pareceM ser devidamente valorizadAS
     
    C) De acordo com Leonardo Boff, ainda predomina, nas discussões sobre cultura, o quantitativo sobre o qualitativo

    D) VTD+se = o verbo concorda com o seu objeto
    Não se deve desconsiderar a importância das unidades inter-regionais, nacionais e internacionais, pois afeta à todos

    E) CERTO: Certo tipo [...] é o que caracteriza, em parte, uma biorregião

    bons estudos

  • colega Tiago, não acuse sem fundamentos, fiz essa prova e não utilizei do link acima, por favor, apague

  • Olá pessoal, então vamos à resolução das questões.

    Quem gostar dos comentários, dê um like hehe.

    A)-As capacidades oferecidas pelo ecossistema local tem de ser aproveitadas para que se alcance níveis razoáveis de pobreza. ( o se é uma partícula apassivadora e acompanha VTD, logo o verbo teria que ir ao plural para concordar como seu sujeito).

     

    B)-Não parece ser devidamente valorizado, nos debates ecológicos, a singularidade dos ecossistemas e a diversidade das culturas. ( oque não parece ser valorizado? -- a singularidade e a diversidade-- sujeito do verbo).

     

    C)-De acordo com Leonardo Boff, ainda predominam, nas discussões sobre cultura, o quantitativo sobre o qualitativo. (o erro está no plural do verbo predominam; temos uma oração, na ordem indireta, cujo sujeito é o qualitativo, dessa forma verbo teria que estar no singular).

     

    D)-Não se devem desconsiderar a importância das unidades inter-regionais, nacionais e internacionais, pois afetam à todos. ( aqui, observem que a concordância está em desacordo, porque só temos um núcleo que é a importância que está no singular, o resto é adjunto adnominal, repare também que esse trecho está na passiva sintética; há também erro na crase, pois não haverá crase antes de pronome indefinido.

     

  • Não se devem desconsiderar a importância das unidades inter-regionais, nacionais e internacionais, pois afetam à todos

     

    fica assim>

     

    a importância das unidades inter-regionais, nacionais e internacionais, pois afetam à todos Não se devEEEEE desconsidera

  • Erros bem claros. essa aquestão foi aquela "dada" que toda prova tem. 

     

    A- As capacidades ... têm. ( tinha que estar no plural). 

     

    B- ... devidamente valoriZADA ... a singularidadde. ( tinha que concordar com o gênero feminino).

     

    C- ... ainda predoMINA... o quantitativo. ( tinha que estar no singular).

     

    D- ... a todos. ( crase totalmente errada -- erro também na concordância verbal). 

     

    Assetiva correta E

  • E a rixa foi lançada... rs

  • Rick também entendi que a concordância verbal estava correta, pois valorizado concorda com singularidade, e como concorda, o correto seria :"Não parece ser devidamente valorizada, nos debates ecológicos, a singularidade dos ecossistemas e a diversidade das culturas ".

  • na alternativa B o sujeito não é posposto!? ele pode ficar no singular ou ir para o plural!

  • não concordo com a justificativa dos colegas na letra D,  vejam bem:

    D) VAMOS FAZER AQUELA VELHA PERGUNTA " OQUE NÃO SE DEVE DESCONSIDERAR? A IMPORTÂNCIA DAS UNIDADES" LOGO NÃO VEJO A JUSTIFICATIVA DE VTD + SE,APENAS COLOCARAM DE MODO INDIRETO,  DO MESMOS JEITO QUE COLOCAMOS O VERBO AFETAR NO SINGULAR, PQ SE PERGUNTARMOS " OQUE AFETA A TODOS? A IMPORTÂNCIA" . QUEM CONCORDA COMIGO?

  • concordo com o HARVEY, NAO VEJO ERRO DE CONCORDÂNCIA VERBAL, MAS NOMINAL, VEJAMOS;

    predicativo do sujeito Por se tratar de um termo que se refere ao sujeito, o predicativo deve sempre concordar com ele.

    Tanto o sujeito quanto o predicativo do sujeito são formados por nomes. Dessa forma, os predicativos herdarão as mesmascaracterísticas de gênero e número que os sujeitos possuírem.

    O predicativo do sujeito somente aparecerá em sentenças em que o predicado seja formado por um verbo de ligação (predicado nominal).

    LOGO O VERBO PARECER PODE CONCORDAR TANTO NO PLURAL QUANTO NO SINGULAR, MAS O PREDICATIVO VALORIZADO DEVE FICAR NO PLURAL PARA CONCORDAR COM SUJEITOS --->>> SINGULARIDADE E DIVERSIDADE. NA MESMA PROVA TEMOS ESSES EXEMPLO, QUESTÃO 14 LETRA C, FULUNA E BELTRANA FORAM EMPOSSADAS.

  • Esse letra B comentada pelo Renato, ele inverteu a ordem, nesse caso tem que ficar no plural mesmo, porque o sujeito composto está anteposto ao verbo: B) a singularidade dos ecossistemas e a diversidade das culturas não pareceM ser devidamente valorizadAS

    Para analisar tem que deixar na ordem que tá na questão:

    Não parece/parecem (não é esse o erro, pode ser qualquer dos dois!!!) ser devidamente VALORIZADA/VALORIZADAS, nos debates ecológicos, a singularidade dos ecossistemas e a diversidade das culturas.

    Sujeito composto posposto: verbo no plural ou concorda com o mais próximo.
     

     


     

  • FCC, quando fala clara e correta e coloca um apartir do TEXTO, pode ter certeza que ela quer interpretação, no texto está: "sem valorizar" , na reescritura não parece ser devidamente valorizado. O verbo "parece" pode ir plural ou singular, além do erro de concordancia nominal.

  • 08/02/19 Respondi certo.

  • RESUMO : Eliminem as que possuem erros visíveis ( se bem que as vezes o erro parece brincar de esconde esconde ) e corre pro abraço