Gab: C (item incorreto)
NETTO. J. P. Ditadura e Serviço Social. São Paulo, Cortez, 1991.
● Ora, este é o cenário mais adequado para promover a contestação de práticas profissionais como as do Serviço Social tradicional. Esta contestação procede, como é óbvio, do exterior da profissão; indiretamente, parte da movimentação social que caracteriza o período; diretamente, arranca dos segmentos sociais que padecem a intervenção imediata dos AS. Sua conversão em efervescência profissional interna deve-se à convergência de três vetores que afetam a reprodução da categoria profissional como tal:
1. A revisão crítica que se processa na fronteira das ciências sociais. Os insumos científicos de que historicamente se valia o Serviço Social e que forneciam a credibilidade teórica do seu fundamento com a chancela das disciplinas sociais acadêmicas viam-se questionados no seu próprio terreno de legitimação original;
2. O deslocamento sociopolítico de outras instituições cujas vinculações com o Serviço Social são notórias: as Igrejas – a católica, em especial, e algumas confissões protestantes;
3. O movimento estudantil: condensadamente, ele reproduz, no molde particular da contestação global característica da sua intervenção, todas as alterações que indicamos e as insere no próprio locus privilegiado da reprodução da categoria profissional: as agências de formação, as escolas.
http://www.unirio.br/cchs/ess/Members/vanessa.bezerra/servico-social-ii/resumo-texto-3/view
O PROCESSO DE RENOVAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL MEDIANTE A AUTOCRACIA BURGUESA
SILVA, Taciane Rosa
IV - A erosão do Serviço Social tradicional no Brasil
Segundo Netto (2011), existem três elementos relevantes para detectar a erosão do Serviço Social Tradicional: a dissincronia com as solicitações contemporâneas; a insuficiência da formação profissional; e a subalternidade executiva. Estes foram desdobrados durante o II Congresso Brasileiro de Serviço Social, realizado no Rio de Janeiro em 1961.
Contudo, não é nesse momento que há uma crise do Serviço Social tradicional, ela é apenas sinalizada. Entretanto, nos anos seguintes, a erosão do tradicionalismo ganha uma dinâmica mais intensa. Onde acontece um rebatimento profissional com quatro condutos específicos: o amadurecimento de setores da categoria profissional, na sua relação com outros protagonistas e outras instâncias; o desgarramento de segmentos da Igreja católica em face do seu conservantismo tradicional; o espraiar do movimento estudantil, que faz seu ingresso nas escolas de Serviço Social; e o referencial próprio de parte significativa das ciências sociais - dimensões críticas e populares.
RESPOSTA : C