SóProvas


ID
1842544
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em junho de 2015, foi lançado um novo relatório que divulga o Índice Global da Paz no mundo. De acordo com o relatório, o Brasil caiu 11 posições no ranking dos países mais pacíficos do mundo, e ocupa a 103ª posição de um total de 162 nações.

Na América do Sul, o Brasil só está à frente de dois países, dentre os quais

Alternativas
Comentários
  •  Na América do Sul, o Brasil só está à frente de Venezuela e Colômbia, que enfrentam, respectivamente, uma grave crise social e política e um conflito armado que já dura décadas entre o Exército e movimentos guerrilheiros ligados ao tráfico de drogas.

  • De chute eu diria Colômbia, pelo fato de aparecer tanto nos noticiários. Agora as alternativas citam a Venezuela. Acertei mesmo assim. Algumas questões poderemos resolver unindo um pouco de história e raciocínio.

  • GABARITO: Alternativa "D"

  • Na América do Sul, o Brasil só está à frente de dois países, Venezuela e Colombia.

  • Brasil cai em ranking da paz e eleva ‘custo’ mundial da violência

    No total, o país gasta 255 bilhões de dólares por ano como consequência da violência

     

    O Brasil é um país pacífico e assim continuará”, afirmou a presidenta Dilma Rousseff no final do ano passado, durante uma cerimônia da Comissão Nacional da Verdade. O Índice Global da Paz, lançado nesta quarta-feira pelo Institute of Economics & Peace, no entanto, mostra um cenário diferente. De acordo com o relatório, o Brasil caiu 11 posições no ranking dos países mais pacíficos do mundo, e ocupa a 103a posição de um total de 162 nações - atrás de Haiti, Cuba, Argentina e Serra Leoa. O estudo leva em conta dezenas de variáveis, como acesso a armas, taxa de encarceramento da população, atividade terrorista, crimes violentos, desigualdade de gênero e PIB.

    Os quatro países mais pacíficos do mundo, de acordo com o índice, seriam Islândia, Dinamarca, Áustria e Nova Zelândia, enquanto que no final da tabela estão Síria, Iraque, Afeganistão e Sudão do Sul. Na América do Sul, o Brasil só está à frente de Venezuela e Colômbia, que enfrentam, respectivamente, uma grave crise social e política e um conflito armado que já dura décadas entre o Exército e movimentos guerrilheiros ligados ao tráfico de drogas.

     

    http://brasil.elpais.com/brasil/2015/06/16/politica/1434476173_966307.html

     

    ALTERNATIVA D)

     

     

  • Venezuela Ferve !!!