SóProvas


ID
1842844
Banca
FGV
Órgão
INEA-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O orçamento é um instrumento utilizado para previsão de receitas e despesas. Na prática, sem a previsão orçamentária de receitas não há a possibilidade de realização de despesas.

Dadas as suas características, o orçamento é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    Os elementos do Orçamento do Estado constam do elemento econômico, o elemento político e o elemento jurídico.

    O primeiro constitui uma previsão da atividade financeira anual a realizar por determinados subsetores das Administrações Públicas sob o comando do Governo.

    O segundo institui uma autorização política concedida pela Assembleia da República mediante a aprovação formal da proposta elaborada e submetida pelo Governo.

    Por último, o elemento jurídico elege um instrumento sob a forma de lei, que limita os poderes financeiros do Estado no que respeita a realização das despesas e à obtenção das receitas.

    http://orcamentoestado.blogspot.com.br/2011/02/elementos-do-orcamento-de-estado.html

    bons estudos

  • Letra A.

     

    Comentário:

     

    Os aspectos do orçamento são: político, econômico, jurídico, financeiro e técnico.

    Logo, apenas a alternativa “A” apresenta aspectos do orçamento.

     

     

     

    Resposta: Letra A

     

    Prof. Sérgio Mendes

  • Compõem o orçamento os elementos político, econômico, jurídico, financeiro e técnico.

    NÃO INCLUI FISCAL

    Já matou a questão!

    Seguimos na fila! ;)

  • Embora seja o Direito Financeiro quem ampare o planejamento governamental, noto que a alternativa D também encontra respaldo nos documentos técnicos que amparam a matéria, como o MCASP. Na minha humilde opinião, a resposta certa deveria envolver a ideia de jurídico, político, econômico, fiscal, contábil e financeiro. Afinal, o orçamento pública abarca todas essas perspectivas.

  • hahaha....na minha interpretação, a depender do ponto de vista adotado, todas as alternativas poderiam ser gabarito. Vejamos:

    Do ponto de vista:

    Jurídico: o orçamento é convertido em lei. Ex: LOA.

    Político: tem que haver uma articulação entre os poderes para a aprovação do orçamento, com o aval final do legislativo.

    Econômico: diz respeito aos planos (econômicos) de governo.

    Fiscal: tem tudo a ver com com arrecadação de receitas, via a cobrança pesada de impostos. E sem falar que uma das leis (olha o aspecto jurídico novamente) mais importantes no que concerne à matéria se chama Lei de responsabilidade FISCAL.

    Contábil: tem que haver um equilíbrio entre arrecadação e gasto, receitas e despesas, etc.

    Financeiro: essencialmente, no que concerne à Administração FINANCEIRA e Orçamentária, um dos pilares maiores no que tange à regulamentação do assunto, provém do Direito FINANCEIRO.

    Enfim, essencialmente não vejo nenhuma assertiva mais ou menos certa ou errada. Todas poderiam ser igualmente consideradas. A estratégia é decorar a questão e quando surgir outra semelhante, responder o que a banca elegeu como a resposta a ser dada.