SóProvas


ID
1843396
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Rio Novo do Sul - ES
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou em 10 de dezembro de 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos (Resolução 217 A III) como o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações, com o objetivo de que cada indivíduo e cada órgão da sociedade tendo sempre em mente esta Declaração, o esforço, por meio do ensino e da educação, por promover o respeito a esses direitos e liberdades, e pela adoção de medidas progressivas de caráter nacional e internacional, por assegurar o seu reconhecimento e a sua observância universais e efetivos, tanto entre os povos dos próprios países membros quanto entre os povos dos territórios sob sua jurisdição. Em relação às disposições legais contidas na respectiva Declaração supracitada, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(     ) Todo ser humano tem o direito de ser, em todos os lugares, reconhecido como pessoa perante a lei.

(     ) Todo ser humano tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; esse direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença pelo ensino, pela prática, pelo culto em público, ou em particular.

(     ) Todos os seres humanos nascem iguais em dignidade e direitos e se tornam livres a partir dos 18 anos de idade. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de livre iniciativa e competitividade.

(     ) Ninguém será submetido à tortura, nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante, salvo se houver decisão judicial transitada em julgado.

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra C.

    Analisemos cada proposição isoladamente.

    Proposição 1: Segundo o artigo 6 da DUDH (Declaração Universal dos Direitos Humanos): "Todos os indivíduos têm direito ao reconhecimento, em todos os lugares, da sua personalidade jurídica". Trata-se de reprodução quase literal desse dispositivo; logo, a opção é VERDADEIRA.

    Proposição 2: O artigo 18 da DUDH é expresso: "Toda a pessoa tem direito à liberdade de pensamento, de consciência e de religião; este direito implica a liberdade de mudar de religião ou de convicção, assim como a liberdade de manifestar a religião ou convicção, sozinho ou em comum, tanto em público como em privado, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pelos ritos". Evidentemente, a alternativa é VERDADEIRA.

    Proposição 3: Conforme o artigo 1 da DUDH: "Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade". A liberdade não ocorre apenas aos 18 anos de idade e não estão expressos o espírito de livre iniciativa e competitividade; a alternativa, pois, é FALSA.

    Proposição 4: O artigo 5 da DUDH afirma: "Ninguém será submetido a tortura nem a penas ou tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes". Não há exceções a essa regra; a alternativa, portanto, é FALSA.

    Espero ter contribuído...

    Abraços!

  • V-V-F-F.
    Artigo VI- Todo ser humano tem o direito de ser, em todos os lugares, reconhecido como pessoa perante a lei.
    Artigo XVIII - Todo ser humano tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, em público ou em particular.
    Artigo I- Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.
    Artigo V-  Ninguém será submetido à tortura nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante.

    Fonte:http://www.onu.org.br/img/2014/09/DUDH.pdf

  • Você sabendo as duas primeiras já acertava a questão.

  • Mamão com açucar demerara. kkk

     

  • Avante! hahahaha

     

  • GABARITO C      " espírito de livre iniciativa e competitividade. " KKK

  • I -  Artigo 6. Todo ser humano tem o direito de ser, EM TODOS OS LUGARES, reconhecido como pessoa perante a LEI.

    II - Artigo 18. Todo ser humano tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; esse direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença pelo ensino, pela prática, pelo culto em público ou em particular.

    III - Artigo 1. TODOS os seres humanos nascem LIVRES e IGUAIS em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.  

    IV - Artigo 5. NINGUÉM será submetido à tortura, nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante.

    GABARITO -> [C]

  • Gabarito: C

    ARTIGO VI Todo ser humano tem o direito de ser, em todos os lugares, reconhecido como pessoa perante a lei.

    ARTIGO XVIII Todo ser humano tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; esse direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença pelo ensino, pela prática, pelo culto em público, ou em particular.

    ARTIGO I Todos os seres humanos nascem iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.

    ARTIGO V Ninguém será submetido à tortura, nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante.

  • espírito de livre iniciativa e competitividade kkkkkkkkkkk

  • °Todos os seres humanos nascem iguais em dignidade e direitos e se tornam livres a partir dos 18 anos de idade. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de livre iniciativa e competitividade.F

    °Ninguém será submetido à tortura, nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante, salvo se houver decisão judicial transitada em julgado. F ( a palavra Tortura, e Salvo juntos, pode ir no errado que é certo )

    Gab: C

  • IDECAN não sabe português. O correto é: ESTE direito implica...