SóProvas


ID
1844131
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O estilo de liderança descentralizada nos subordinados permite que o Administrador

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D
     

    FATORES POSITIVOS que podemos perceber em uma gestão e liderança descentralizadoras

    Rapidez na finalização das tarefas;
    Trabalho em equipe;
    Competição em favor da empresa;
    Clientes mais satisfeitos;
    Poder de barganha com os fornecedores;
    Menor rotatividade;
    Motivação entre os membros da equipe;
    Resultados financeiros positivos;
    Marketing boca a boca em favor da marca;
    A presença de uma liderança democrática.

  • annenbaum e Schmidt (1958), através de um gráfico a que chamaram continuum de padrões de liderança apresentaram uma abordagem contigencial da liderança com bastante interesse. Os autores sugerem um conjunto alargado de comportamentos de liderança que o gestor tem a possibilidade de escolher na relação com os subordinados. Cada tipo de comportamento está relacionado com o grau de autoridade utilizado pelo líder e o grau de liberdade disponível para os subordinados na tomada de decisões.

    http://files.dinamicasecoaching.webnode.pt/200000032-8425784a0a/Schmidt.png

    No gráfico apresentado, o comportamento representado no lado direito refere-se ao tipo de gestor que detém um reduzido controlo sobre os subordinados, por outro lado, o comportamento representado no lado extremo esquerdo refere-se ao tipo de gestor que dá reduzida liberdade de acção aos seus subordinados. Como éóbvio, estes dois tipos de comportamentos de liderança extremos não são absolutos, será ao longo do continuum de liderança com graus intermédios de autoridade e de liberdade que situaremos a maior parte dos comportamentos de liderança. Há ainda a referir que, para que o líder possa efectivamente escolher qual o comportamento de liderança mais adequado, terão que ser tidas em atenção e avaliadas três forças: Forças no Líder, Forças nos subordinados; Forças na situação.  ALTERNATIVA D

     

    Esta abordagem situacional permite-nos retirar os seguintes pressupostos:

    - Quando as tarefas são rotineiras e repetitivas, a liderança é geralmente centrada no líder, situando-se o padrão de liderança próximo do extremo esquerdo do gráfico.

    - Um líder pode assumir diferentes padrões de liderança para cada um dos seus subordinados, avaliando cuidadosamente as forças referidas (no líder, nos subordinados, na situação).

    - Para um mesmo subordinado, o líder poderá assumir diferentes padrões de liderança, conforme a situação envolvida.

  • GAB.D

    Dixe que os subordinados funcionem dentro dos limites que são definidos por superior.

     

  • "O modelo de gestão descentralizado passa a privilegiar a participação dos colaboradores nas decisões, além de focar no seu aperfeiçoamento e desenvolvimento profissional. Permite atuar com autonomia e responder por suas decisões"

  • Qual o erro da C?