Variações Qualitativa são variações decorrentes de transações no setor público que alteram a composição dos elementos patrimoniais sem afetar o patrimônio líquido.
Segundo o MCASP, Para fins de elaboração da Demonstração das Variações Patrimoniais, considerar-se-ão apenas as variações qualitativas decorrentes das receitas e despesas de capital, considerando a relevância da informação. Conforme o Pronunciamento Conceitual Básico do Comitê de Pronunciamentos Contábeis, para serem úteis, as informações devem ser relevantes às necessidades dos usuários na tomada de decisões. As informações são relevantes quando podem influenciar as decisões econômicas dos usuários, ajudando-os a avaliar o impacto de eventos passados, presentes ou futuros ou confirmando ou corrigindo as suas avaliações anteriores.
FONTE: http://contadorconcurseiro.blogspot.com.br/2014/09/variacoes-patrimoniais_15.html
a) “Depósito de terceiro recebido e consignação de folha de pagamento retida" (ambos são independentes da execução orçamentária - ingressos extraorçamentários).
b) “Amortização de empréstimos contraídos (despesa) e aquisição de bens (despesa)".
c) “Arrecadação de impostos (VP quantitativa) e cobrança da divida ativa tributária".
d) “Empréstimos concedidos (despesa) e construção de imóvel (despesa)".
e) (GABARITO) “Alienação de bens e empréstimos contraídos" (VP qualitativa + decorre da execução orçamentária + receita).
Se estiver errado, me corrija
Bons estudos!