Consoante Ribas e Salim (2013):
A comunicação interna é de extrema importância para o sucesso da organização. Numa empresa, as pessoas convivem, compartilham experiências, criam laços afetivos. A comunicação entre as pessoas facilita a integração e tende a ampliar a afinidade, a identificação. A troca de ideias permite a interação entre os indivíduos.
As comunicações internas (de trabalho) podem fluir em sentido vertical, horizontal ou diagonal.
A dimensão vertical pode ser dividida em direções ascendente e descendente.
Fonte: Gestão de Pessoas Para Concursos - Andréia Ribas e Cassiano Salim (2013).
Existem diversos tipos de comunicações nas organizações modernas. De acordo com Kunsch, temos
quatro tipos de comunicação que compõem uma comunicação integrada12:
Comunicação Institucional
Busca melhorar a imagem da organização perante a sociedade, os consumidores e os investidores. Ela é a responsável, por meio da gestão estratégica das relações públicas, pela construção de uma imagem e identidade corporativa de uma organização.
Comunicação Mercadológica
Objetiva vender ou melhorar a imagem dos produtos ou serviços da organização. Marketing e venda são os principais setores responsáveis por esse processo.
Comunicação Administrativa
É o processo responsável por transmitir os dados do âmbito administrativos de uma organização para todos os setores nos quais esses dados se mostram pertinentes. Esse é o conceito que vincula todas as funções administrativas, organizando o fluxo de informações das ações de planejar, organizar, dirigir e controlar.
Comunicação Interna
Busca viabilizar toda a interação entre a organização e seus colaboradores. É uma forma de compatibilizar os interesses de gestores e colaboradorespor meio do diálogo, da troca de informações e de experiências e a participação de todos os níveis. Está vinculada à difusão da visão, da missão e dos valores da organização.
Rodrigo Rennó