SóProvas


ID
1846072
Banca
COPESE - UFT
Órgão
Prefeitura de Palmas - TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir em relação à alteração de contrato de trabalho.

I. Em princípio é impossível a redução do salário do empregado. No entanto, excepcionalmente, tal espécie de alteração contratual quantitativa é permitida como na hipótese em que se dá o rebaixamento.

II. A reversão, como alteração contratual, é uma forma de jus variandi extraordinário ilícita, haja vista ser um retrocesso na carreira do empregado.

III. Qualquer alteração ordinária benéfica quanto ao salário, implica em incorporação definitiva no salário do empregado, independentemente de qualquer elemento temporal.

IV. O jus variandi extraordinário representa alteração contratual que impacta substancialmente o contrato de trabalho, podendo ocorrer, com mútuo consentimento e desde que não implique em prejuízo direto ou indireto para o empregado.

Estão INCORRETAS as afirmativas: 

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: LETRA D


    AFIRMATIVA I – INCORRETA:

    A CLT NÃO ADMITE REBAIXAMENTO, nem por mútuo consentimento, eis que traz prejuízos ao empregado; apenas permite a reversão conforme comando do parágrafo único do seu Art. 468.

    Art. 468 - Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, e ainda assim desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia.

    Parágrafo único - Não se considera alteração unilateral a determinação do empregador para que o respectivo empregado reverta ao cargo efetivo, anteriormente ocupado, deixando o exercício de função de confiança.


    AFIRMATIVA II – INCORRETA:

    Jus variandi: é o poder de direção do empregador, pelo qual este pode alterar unilateralmente, dentro dos limites da lei, as condições de trabalho de seus empregados. Há corrente doutrinária que o divide em:

    Jus variandi Ordinário (alteração rotineira para melhor organizar o serviço. Ex: ordens de usar uniforme, horário de entrada e de saída, dentre outros) e

    Jus variandi Extraordinário (alteração excepcional que exige autorização da lei ou jurisprudência. Ex: transferência do período noturno para o diurno, reversão, dentre outras)

    REVERSÃO É LÍCITA conforme parágrafo único do Art. 468 da CLT.

    Parágrafo único - Não se considera alteração unilateral a determinação do empregador para que o respectivo empregado reverta ao cargo efetivo, anteriormente ocupado, deixando o exercício de função de confiança.


    AFIRMATIVA III – INCORRETA:

    Não é toda alteração contratual benéfica que implica em incorporação ao salário e mesmo assim depende de lapso temporal mínimo. Exemplo é a Súmula 372 do TST no sentido de que “Percebida a gratificação de função por dez ou mais anos pelo empregado, se o empregador, sem justo motivo, revertê-lo a seu cargo efetivo, não poderá retirar-lhe a gratificação tendo em vista o princípio da estabilidade financeira”. Exemplo ainda da Súmula 291 do TST que exige 1 ano de pagamento de horas extras para que elas integrem o salário, com direito à indenização pela supressão.


    AFIRMATIVA IV – CORRETA:

    Conforme Art. 468, caput, da CLT.

    Art. 468 - Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, e ainda assim desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia.

  • GABARITO  letra B. 

  • Concordo que a alternativa correta é a letra "D", uma vez que a afirmativa I- está INCORRETA!

    NÃO É ADMITIDO O REBAIXAMENTO!! 

  • Pessoal, os comentários do colega Nikodemos estão corretos, mas mesmo assim o gabarito é a letra "B". Nesse caso a banca fez confusão, não esquentem com isso.

     

    Olhem a justificativa para alteração do gabarito de "D" para "B".

     

    Em conformidade com as respostas em CORRETAS e INCORRETAS em análise dos itens I, II, III e IV da questão 35, onde a mesma determina a marcação da resposta INCORRETA, o gabarito deve ser retificado. As alternativas: (a) está correta; (c) está correta e (d) está correta. Pois ambas as questões afirmam que os itens I, II e III são incorretos.
    A resposta INCORRETA está na letra (b) que afirma que os itens I, III e IV são incorretos. Os itens I e III são incorretos, mas o item IV é correto.
    Sendo assim, os recursos que solicitam a alteração de gabarito são PROCEDENTES.
    Já os recursos que solicitam a anulação da questão são IMPROCEDENTES.
    A resposta do gabarito deve ser alterada para ALTERNATIVA (B)

  • "O rebaixamento é ilícito, exceto se decorrente de reversão."

     

    Ricardo Resende, 2016, pg. 636.

     

    Item I - CORRETO

     

    O examinador fez alusão ao rebaixamento decorrente de reversão, que é possível.

  • ITEM IV - INCORRETO

    O exercício do jus variandi extraordinário dispensa o consentimento do empregado, como no exemplo em que há reversão de um empregado que possuía função de confiança e com menos de 10 anos na função.

  • Com a devida vênia dos caros colegas, mas essa questão não tem gabarito, uma vez que todas as alternativas estão erradas. É impossível abstrair da alternativa I qualquer tipo de validade, uma vez que a mesma afirma que é permitido reduzir o salário do obreiro através do rebaixamento. De todas as alternativas essa é a mais absurda. Em relação a alternativa IV, verifico o erro quando é afirmado que o Ius Variandi Extraordinário não implica em prejuízo ao empregado. Oras, essa é justamente a característica do Ius Variandi Extraordinário. Ex: reversão ao cargo efetivo, deixando a função de confiança; mudança do período noturno para o diurno com a perda do adicional e; retorno a jornada inicialmente contratada para os servidores públicos. Sendo assim, conclui-se que o Ius variandi retratado na alternativa seria o ordinário.

    abçs! bons estudos!

  • Eita que as alternativas já estão difíceis... mas eu não contava com a "peripécia" e o uso de raciocínio para ter que encontrar a INCORRETA ....kkkk

  • A questão não possui resposta. Todas estão erradas!