SóProvas


ID
1846600
Banca
IBAM
Órgão
Prefeitura de Santo André - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                       O FIM DO SUPERPODER NOS NOVOS TEMPOS


Uma das características centrais desses tempos de mudança é a diluição dos superpoderes - fenômeno que começa a ser estudado por especialistas internacionais. É o que está por trás de mudanças empresariais, de crises políticas, e das pedras atiradas diuturnamente sobre a velha ordem moribunda.
O século 20 foi a era da grande burocracia, dos formatos de gestão que igualaram corporações ocidentais oligopolizadas com estatais dos países comunistas, as burocracias de Estado e até as organizações sociais.
De longe, tratava-se da forma mais eficiente de gestão que alavancou o crescimento das empresas e levou-as a processos de verticalização visando ganhos de escala, mas, acima de tudo, afastar as concorrentes. 
Modelos como o da General Motors - de constituir uma constelação de subsidiárias semiautônomas fornecendo para a empresa mãe, tornaram-se hegemônicos.
No campo empresarial, o avanço da telemática permitiu o surgimento de outros modelos, como o da Toyota, terceirizando sua produção para fornecedores independentes, trabalhando em conjunto no desenvolvimento de soluções.
Com o tempo, o avanço da tecnologia e o crescimento dos próprios fornecedores permitiram novos arranjos para o desenvolvimento de novos produtos.
Finalmente, com a entrada da era da Internet, o modelo exclusivista e verticalizado das grandes corporações entrou definitivamente em xeque.
A Microsoft tornou-se um gigante emperrado, da mesma forma que a IBM. E a própria Apple, mesmo com o furor inovador de Steve Jobs, acabou perdendo espaço para o modelo colaborativo do Google. 
Pode ser que o avanço do setor acabe gerando novos cartéis. Mas, nesse momento, os modelos abertos e colaborativos tornaram-se vitoriosos.
Em todos os campos ocorreu essa diluição de poder. No campo político, sucessivas primaveras tiraram definitivamente dos governos e das grandes corporações de mídia o controle sobre a opinião pública. 
A beleza da história é que não há lugar para acomodamento. Governantes que não se guiarem por ideais grandiosos serão inevitavelmente soterrados. A parte preocupante da história é o vácuo institucional que se dá em um momento em que o velho morreu e o novo ainda não se apresentou.
Compilado de artigo de Luís Nassif, disponível em [http://www.cartacapital.com.br/economia/ o-fim-do-superpoder-nos-novos-tempos-7131.html], publicado em 30/01/2014, consultado em 30/10/2015. 

É o que está por trás de mudanças empresariais, de crises políticas, e das pedras atiradas diuturnamente sobre a velha ordem moribunda”.

O advérbio enfatizado é indicativo de que, figurativamente, as pedras são atiradas sobre a velha ordem moribunda:

Alternativas
Comentários
  • "“Se fosse com qualquer governo da situação, nós seríamos criticados diuturna e noturnamente”, disse a presidente reeleita Dilma Rousseff ontem à noite, em rede nacional de televisão, referindo-se à seca em São Paulo.

    Evidentemente, queria dizer que seu partido seria criticado “dia e noite” – “diuturna e noturnamente” seria apenas a versão mais empolada daquela locução popular. Ocorre que o adjetivo “diuturno”, embora se pareça com “diurno” e induza algumas pessoas ao erro, tem sentido bem diferente.

    A principal acepção de “diuturno”, segundo o Houaiss, é “que se prolonga, prorroga ou protela no tempo; que subsiste por muito tempo; longo”. Também pode ter o significado de “longamente considerado, amadurecido”, mas este é de emprego mais raro. De uma forma ou de outra, usar essa palavra em oposição a “noturno” não tem cabimento."

    http://veja.abril.com.br/blog/sobre-palavras/cuidado-presidente-diuturno-nao-significa-diurno-2/

     

     

  • Diuturnamente- advérbio de tempo

     

    MACETE PARA ADVÉRBIO DE TEMPO- É FAZER A PERGUNTA "QUANDO"? R= há muito tempo 

  • Diurtuno - que é longo, demorado, que dura muito tempo. 

    http://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/diuturno/

    Alternativa: "a". 

  • Olhei para o tempo verbal para responder a questão ")

  • Tem sentido mais claro e evidente se correspondente a: o tempo todo; rotineiro. Não há elementos no texto que transmita o sentido de muito tempo transcorrido sobre a ação. Inclusive o que se tem é o contrário, pois o início do texto é citado "tempos de mudança" no qual por si só retrata a algo recente.

  • diuturnamente = todo santo dia

    As pedras são atiradas sobre a velha ordem moribunda todo santo dia, ou seja, há algum tempo que já se atiram pedras na velha ordem moribunda.

  • Port ibam diuturnamente = há muito tempo

  • PEGADINHA DE SACANAGEM, PQ SE É DEMORADO QUE DURA MUITO TEMPO, PQ NÃO SERIA DIA E NOITE ???

    SACANAGEM DA IBAM, MAS ENFIM, LETRA A CORRETA = DIURTUNO, JÁ HÁ MUITO TEMPO.

  • Eu acho que a questão foi bem elaborada se observarmos pelo lado de que as bancas tem o objetivo de reprovar para selecionar e não o de aprovar para selecionar.

    Atentar para o comando da questão que introduziu com malícia a palavra FIGURATIVAMENTE. Logo, é para o candidato fazer seu julgamento mas sem interpretar de forma denotativa mas sim conotativa.

    DIUTURNAMENTE, em sentido real (denotativo), significa DIA e NOITE.

    DIUTURNAMENTE, em sentido figurado (conotativo), pode significar MUITO TEMPO.

    Gab A

  • Eu e muitos descobrindo que diuturnamente não tem nada a ver com o dia e com a noite.

    ┐ (° _ °) ┌

  • Perfeito