SóProvas


ID
1847053
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Acerca de finanças públicas e orçamento, julgue o item a seguir.

O orçamento fiscal poderá destinar recursos para despesas operacionais e de manutenção de empresas públicas e sociedades de economia mista com participação governamental no capital social.

Alternativas
Comentários
  • Em complemento o artigo 165, §5º, do Texto Maior estabeleceu:

    § 5º - A lei orçamentária anual compreenderá:
    I - o orçamento fiscal referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público;

  • Comentários extraídos de outras questões:

     

    **O Orçamento das Empresas Estatais independentes não faz parte do Orçamento Fiscal e nem do Orçamento da Seguridade Social. O Orçamento Operacional das Empresas Estatais independentes faz parte do Programa de Dispêndios Globais, cuja aprovação ocorre diretamente por decreto do Poder Executivo.

     

    **Por sua abrangência e dimensão, o Orçamento Fiscal é considerado o mais importante dos três orçamentos. Alguns autores consideram um “exagero” a amplitude concedida pela Constituição Federal ao conteúdo do Orçamento Fiscal, haja vista incluir empresas públicas e sociedades de economia mista dependentes.

     

    ** Empresa Dependente – Orçamento Fiscal -------- Empresa independente – Orçamento de investimentos.

     

    **O orçamento de investimento das estatais independentes, incluindo as despesas com investimentos e suas respectivas fontes de financiamento     devem fazer parte da LOA ---- Já as receitas e despesas operacionais das estatais independentes fazem parte do PDG (Programa de Dispêndios Globais).

     

    **

  • Fiquei na duvida pois não ficou claro se era empresa dependente ou independente. 

  • Willian, por isso mesmo a assertiva se torna correta, como o examinador não citou se era uma ou outra.

    Já que ela diz "PODERÁ", sim poderá no caso de ser uma DEPENDENTE.

    Espero ter ajudado.

  • Certo

    O orçamento fiscal PODERÁ destinar recursos para despesas operacionais e de manutenção de empresas públicas e sociedades de economia mista com participação governamental no capital social.

    - > Empresa Dependente - haverá previsão de recursos no orçamento fiscal

    - > Empresa Não dependente - orçamento de investimentos

  • Se for estatal dependente.

  • Não precisa necessariamente ser dependente, pois existe a possibilidade de em casos excepcionais ser transferido recursos do orçamento fiscal e da seguridade social para o de investimentos , tendo isso como um possível motivo podemos deduzir que a questão é correta.

    abçs!

  • O orçamento fiscal poderá destinar recursos para despesas operacionais e de manutenção de empresas públicas e sociedades de economia mista com participação governamental no capital social

    Pelo meu entendimento,(corrijam-me se estiver errado) quando a banca diz que poderá destinar recursos para despesas operacionais trata-se de EMPRESAS ESTATAIS DEPENDENTES no qual esta recebe do ente controlador recursos financeiros para pagamento de pessoal, ou seja, despesas operacionais.

    E empresas DEPENDENTES que entram nesse rol são as: ORÇAMENTO FISCAL E O ORÇAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL.

  • Por que complicam tanto numa resolução de questão?

    Art. 167. São vedados: VIII - a utilização, sem autorização legislativa específica, de recursos dos orçamentos fiscal e da seguridade social para suprir necessidade ou cobrir déficit de empresas, fundações e fundos, inclusive dos mencionados no art. 165, § 5º.

    Logo, a regra geral é que não poderia. Porém, com autorização legislativa será possível destinar os recursos do orçamento fiscal para as despesas das empresas públicas.

  • Orçamento Fiscal: Poderes da União , seus fundos, órgãos e entidades da ADM dir. e ind. fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público;