-
Conforme ja resolvido na questao Q586793 pela colega VANESSA IPD:
Segundo o MCASP (6):
• Fonte de Recursos
Mecanismo18 que permite a identificação da origem e destinação dos recursos legalmente vinculados a órgão,
fundo ou despesa.
-
MTO 2016: 4.2.3. CLASSIFICAÇÃO POR FONTE/DESTINAÇÃO DE RECURSOS
Instrumento criado para assegurar que receitas vinculadas por lei a finalidade específica sejam exclusivamente aplicadas em programas e ações que visem a consecução desse objetivo. As fontes/destinações de recursos agrupam determinadas naturezas de receita, conforme haja necessidade de mapeamento dessas aplicações de recursos no orçamento público, segundo diretrizes estabelecidas pela SOF [tabela no item 8.1.6.].
Como mecanismo integrador entre a receita e a despesa, o código de fonte/destinação de recursos exerce duplo papel no processo orçamentário: na receita, indica o destino de recursos para o financiamento de determinadas despesas; na despesa, identifica a origem dos recursos que estão sendo utilizados.
-
Fala a verdade, você só acertou esta questão pq enxergou o "exclusiva".
-
Receita e despesa.
-
As fontes de recursos constituem-se de determinados agrupamentos de naturezas de receitas, atendendo a uma determinada regra de destinação legal, e servem para indicar como são financiadas as despesas orçamentárias. É a individualização dos recursos de modo a evidenciar a sua aplicação segundo a determinação legal, sendo, ao mesmo tempo, uma classificação da receita e da despesa.
-
4 meses depois...
Gostaria de agradecer a mim mesma por nunca ter desistido \o/
Em 17/10/19 às 22:15, você respondeu a opção E. Você acertou!
Em 22/09/19 às 16:32, você respondeu a opção C. Você errou!
Em 01/07/19 às 22:09, você respondeu a opção C. Você errou!
Em 12/06/19 às 22:55, você respondeu a opção C. Você errou!
Aleluia senhor \o/\O/
-
MTO 2020
Denomina-se “Fonte/Destinação de Recursos” a cada agrupamento de receitas que possui as mesmas normas de aplicação. A Fonte, nesse contexto, é instrumento de Gestão da Receita e da Despesa ao mesmo tempo, pois tem como objetivo assegurar que determinadas receitas sejam direcionadas para financiar atividades (despesas) do governo em conformidade com Leis que regem o tema. [tabela no item 8.1.4.]
-
Gab: ERRADO
As fontes são:
1. Recursos do Tesouro - Exercício corrente;
2. Recursos de Outras Fontes - Exercício corrente;
3. Recursos do Tesouro - Exercício anterior;
6. Recursos de Outras Fontes - Exercício anterior;
9. Recursos Condicionados.
Na Receita mostra a destinação, ao passo que na Despesa, mostra a fonte.
Acrescentando: É essa classificação que permite demonstrar a correspondência entre fontes de financiamento e gastos públicos, pois exterioriza quais são as receitas que financiam as despesas (amarra a receita com a despesa).
Meu resumo.
-
NA RECEITA A FONTE É PRA ONDE VAI$?
NA DESPESA A FONTE É DE ONDE VEM $?
-
GAB: ERRADO
Complementando!
Fonte: Galera do QC / Sérgio Mendes - Estratégia
Classificação por fontes:
É uma classificação tanto da receita como da despesa. Vimos que a classificação por natureza da receita busca a melhor identificação da origem do recurso segundo seu fato gerador. No entanto, existe a necessidade de classificar a receita conforme a destinação legal dos recursos arrecadados.
Q392772 -(CESPE / CEBRASPE ) -> A classificação da receita por fonte de recurso atende à necessidade de vinculação de receitas e despesas estabelecida pela Lei de Responsabilidade Fiscal. (CERTO)
Por meio da classificação por fontes, possibilita-se o atendimento dos seguintes dispositivos da Lei de Responsabilidade Fiscal:
- Os recursos legalmente vinculados a finalidade específica serão utilizados exclusivamente para atender ao objeto de sua vinculação, ainda que em exercício diverso daquele em que ocorrer o ingresso
- A disponibilidade de caixa constará de registro próprio, de modo que os recursos vinculados a órgão, fundo ou despesa obrigatória fiquem identificados e escriturados de forma individualizada
Q72801 - (CESPE ) -> Os recursos legalmente vinculados a uma finalidade específica devem ser utilizados exclusivamente para atender ao objeto de sua vinculação, ainda que em exercício diverso daquele em que ocorrer o ingresso.(CERTO)
Q183813 - (CESPE ) -> A lei determina que os recursos legalmente vinculados para uma finalidade específica não deverão ser utilizados para atender ao objeto de sua vinculação, mesmo em exercício diferente daquele em que ocorreu o ingresso, conforme estabelecem a seção de execução orçamentária e o cumprimento das metas.(ERRADO)
Q298623 - (CESPE ) -> Quando determinado recurso legalmente vinculado não é executado em seu próprio exercício, a vinculação da receita é descaracterizada no exercício posterior, para facilitar o controle da execução.(ERRADO)
Q1194828 - (CESPE ) -> A disponibilidade de caixa constará de registro próprio, de modo que os recursos vinculados a órgão, fundo ou despesa obrigatória fiquem identificados e escriturados de forma individualizada. (CERTO)