SóProvas


ID
1847785
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na assistência de enfermagem em exames diagnósticos, alguns dos cuidados adotados na fase pré-analítica são:

I. Identificar o nome do funcionário que efetuou a coleta ou que recebeu a amostra, de forma a garantir a rastreabilidade.

II. Rotular a amostra do paciente no momento do encaminhamento ao laboratório.

III. Transportar e preservar a amostra do paciente em recipiente aquecido, identificado com a simbologia de risco biológico, com os dizeres “Espécimes para Diagnóstico" e com nome do laboratório responsável pelo envio.

Está correto o que consta em 

Alternativas
Comentários
  • A realização de exames divide-se em: - Fase pré-analítica – começa na coleta de material, seja ela feita pelo paciente (urina, fezes e escarro), seja feita no ambiente laboratorial. - Fase analítica – corresponde à etapa de execução do teste propriamente dito. - Fase pós-analítica – inicia-se no laboratório clínico e envolve os processos de validação e liberação de laudos, encerrando-se após o médico receber o resultado final, interpretá-lo e tomar sua decisão. As condições pré-analíticas comumente abordadas no laboratório clínico incluem variação cronobiológica, gênero, idade, posição, prática de atividade física, dieta, jejum e uso de drogas para fins terapêuticos ou não. Em uma abordagem mais ampla, outras circunstâncias também precisam ser consideradas, a exemplo da realização de procedimentos terapêuticos ou diagnósticos, cirurgias, transfusão de sangue e infusão de soluções, entre outras. A coleta e a adequação de amostras igualmente entram nessa lista. Segundo a RDC 302, a amostra deve ser identificada no momento da coleta ou da sua entrega quando coletada pelo paciente e deve ser identificado o nome do funcionário que efetuou a coleta ou que recebeu a amostra de forma a garantir a rastreabilidade. Ou seja, a primeira afirmativa está correta. A amostra deve ser identificada no momento da coleta ou da sua entrega quando coletada pelo paciente e não no momento do encaminhamento ao laboratório. Segunda afirmativa está errada. A amostra de paciente deve ser transportada e preservada em recipiente isotérmico, quando requerido, higienizável, impermeável, garantindo a sua estabilidade desde a coleta até a realização do exame, identificado com a simbologia de risco biológico, com os dizeres “Espécimes para Diagnóstico" e com nome do laboratório responsável pelo envio. Ou seja, o recipiente não é aquecido mas sim isotérmico, a afirmativa III também está errada. Resposta A.   Bibliografia www.anvisa.gov.br
  • 6.1.7.1 Deve ser identificado o nome do funcionário que efetuou a coleta ou que recebeu a amostra de forma a garantir a rastreabilidade.

    Fonte: Segurança e Controle de Qualidade no Laboratório de Microbiologia Clínica, Anvisa, Ministério da Saúde, página 11

  • Justificando os itens errados:

     

    II. A amostra do paciente deve ser rotulada no momento da coleta. Se possível, os frascos devem ser rotulados até mesmo antes de iniciar a coleta, e não no momento de encaminhar para o laboratório.

     

    III. A amostra deve ser transportada em recipiente refrigerado.