SóProvas


ID
184783
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Um projeto de investimento que envolve um grande gasto inicial, seguido de um fluxo de receitas futuras positivas, tem uma taxa interna de retorno de 8% a.a. Na avaliação desse projeto, caso a taxa de

Alternativas
Comentários
  • Taxa interna de retorno (TIR) é a taxa que compensa a entrada de capital com a saída; é a taxa que zera o fluxo de caixa.
    Cita-se na questão que a TIR é de 8% a.a., então para que os valores futuros (as receitas futuras positivas) ao voltarem para a data zero (quando houve o grande gasto inicial) não deixe o caixa da empresa no negativo (faz-se a diferença entre os gastos e as receitas), a taxa de desconto terá que ser menor que o percentual da TIR.
    Gabarito: B
  • Por que não pode ser a letra E?
  • O projeto é rentável quando a taxa interna de retorno(TIR)  for maior do que a taxa mínima de atratividade(TMA). Nesse caso, a alternativa 'E' estaria certa se no final dissesse que: "...o projeto nao deve ser aceito"!!!
  • e quanto à letra c,alguém pode explicar o que aconteceria se a taxa de desconto fosse zero como diz a alternativa?
  • Se a TIR fosse ZERO. o VPL seria positivo e não nulo.

    A relação entre TIR e VPL é inversa, ou seja, quando este aumenta, aquele diminui.
  • A TIR é a taxa que anula ("zera") o VPL (Valor Presente Líquido).
    Assim, se a TIR é de 8% a.a., então qualquer taxa de desconto superior a 8% a.a. tornará o VPL negativo (caso da alternativa "a"). Pelo contrário, toda taxa inferior a 8% tornará o VPL positivo (alternativa "b", que é a correta; também permite julgar como errada a alternativa "c").
    Acerca da alternativa "e", a taxa de atratividade mínima (que reflete o custo de capital ou o custo de oportunidade) deve ser inferior (ou, matematicamente, "igual ou inferior") a TIR para que o projeto possa ser aceito, já que, se for maior que a TIR, significa dizer que há opções de investimento no mercado que são melhores que a taxa que remunerará o projeto (a TIR) e, desta forma, o projeto não deverá ser aceito.
  • a) desconto usada seja de 10% a.a., o Valor Presente Líquido será positivo.  > será negativo pois 10% > TIR

    b) desconto usada seja menor que 8% a.a., o Valor Presente Líquido será positivo. > correto 

    c) desconto seja nula, o Valor Presente Líquido também será nulo. > errado. Quanto menor a taxa, maior o VPL. Para o VPL = 0 a taxa teria que ser = TIR

    d) juros dos títulos públicos seja de 6% a.a., o projeto deve ser aceito.  > errado

    e) atratividade mínima seja maior que 8% a.a., o projeto deve ser aceito. Errado. Para um projeto ser aceito a TIR > taxa de atratividade

  • Porque está errada a alternativa "d"? Se a taxa de juros dos títulos públicos for de 6% a.a.como a TIR do projeto é de 8% para mim o projeto é atrativo, não?. 

  • Aprendemos que se a taxa interna de retorno for maior que a taxa de atratividade é sim aceito, rentável, recomendado logo a resposta correta é a B. Alguns estão em dúvida  correlação a letra D, porém que títulos públicos? Quando algo soar estranho para você simplesmente procure coerência nas demais.

  • Ao pessoal que está dúvida quanto a ledra "D". Para compararmos o nosso projeto com o investimento em um título público, precisaríamos de informações não disponibilziadas no problema. O investimento em título público deve levar em conta outras variáveis que não são citadas no problema e que podem impactar o VPL do investimento nesse título, como: inflação, o tipo de título, o tempo investido, etc. Por outro lado também não nos foi fornecido o custo de capital para o nosso projeto. Em resumo, apenas com a informação da TIR do investimento, não conseguimos afirmar que "caso a taxa de juros dos títulos públicos seja de 6% a.a., o projeto deve ser aceito".

  • O erro da alternativas D está no fato de que o termo de comparação é a Taxa Mínima de Atratividade e não um valor especifico, como sugerido naquela alternativa.