SóProvas


ID
1848538
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O aumento do volume urinário com baixa densidade, ou seja, urina diluída, é indicativo de

Alternativas
Comentários
  • é isso aí, quero treinando firma, Dani ( ass> Catia Pipoca )
  • O termo “diabetes mellitus" (DM) refere-se a um transtorno metabólico de etiologias heterogêneas, caracterizado por hiperglicemia e distúrbios no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras, resultantes de defeitos da secreção e/ou da ação da insulina.

    O diabete insípido é uma síndrome caracterizada pela incapacidade de concentração do fi ltrado urinário, com consequente desenvolvimento de urina hipotônica e aumento de volume urinário. Pode ocorrer por defi ciência do hormônio antidiurético (ADH) ou por resistência à sua ação nos túbulos renais. Quando há defi ciência na síntese do ADH, o diabete insípido é chamado central, neuro-hipofi sário ou neurogênico; quando há resistência à sua ação nos túbulos renais, é dito renal ou nefrogênico. Portanto, o aumento do volume urinário com baixa densidade, ou seja, urina diluída, é indicativo de Diabetes insipidus.

    Oligúria é a baixa produção de urina. O diabetes é caracterizado pela poliúria (aumento do volume urinário).

    Polaciúria é um sintoma urinário caracterizado por aumento do número de micções com diminuição do volume da urina.

    Nictúria é quando o volume de urina ejetado à noite está aumentado.


    Resposta B


    Bibliografia


    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/sctie/200...

    http://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2014...

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica : diabetes mellitus / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2013.

    Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes (2015-2016) / Adolfo Milech...[et. al.]; organização José Egidio Paulo de Oliveira, Sérgio Vencio - São Paulo: A.C. Farmacêutica, 2016.

  • O diabete insípido é uma síndrome caracterizada pela incapacidade de concentração do fi ltrado urinário, com consequente desenvolvimento de urina hipotônica e aumento de volume urinário(1). Pode ocorrer por defi ciência do hormônio antidiurético (ADH)(2) ou por resistência à sua ação nos túbulos renais(3). Quando há defi ciência na síntese do ADH, o diabete insípido é chamado central, neuro-hipofi sário ou neurogênico; quando há resistência à sua ação nos túbulos renais, é dito renal ou nefrogênico.

    FONTE:http://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2014/abril/02/pcdt-diabete-insipido-livro-2013.pdf

  • Gabarito: B!

    Parece bobo, mas deixo um bizu para memorizar qual das urinas, entre Diabetes mellitus e Diabetes insipidus, é a mais diluída.

    Basta se lembrar que o nome insipidus é maior que o nome mellitus. Nome maior, maior volume, mais diluída.

    Gente, por favor, os nomes não têm nada a ver com o fato de uma ser mais concentrada ou diluída. É apenas um bizu para memorizar, tendo em vista que esse tipo de questão sempre vai ter Diabetes mellitus e Diabetes insipidus entre as alternativas.

    Se você ainda não tem uma forma de memorizar isso, pode adotar esse macete, se fizer sentido, é claro.

    O que não vale é errar uma questão!

    Bons estudos.