SóProvas


ID
1848682
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considere um projeto de uma infraestrutura para a instalação de servidores de banco de dados na Companhia de Serviços de Água, Esgoto e Resíduos cujos requisitos básicos incluem: grande capacidade de armazenamento, segurança e confiabilidade por meio do esquema de redundância de servidores. Nesse cenário, o tipo de armazenamento de dados a ser implantado deve ser o

Alternativas
Comentários
  • SAN

    Utiliza o esquema de armazenamento em blocos

    O SAN requer hardware dedicado, mas tem desempenho melhor que NAS e DAS.

     

    É uma rede dedicada ao armazenamento de dados que conecta dispositivos armazenadores de discos conhecidos por storage aos servidores da rede,

  • @Rodrigo Marcelo, SAN não tem desempenho melhor que DAS.

     

    https://vanillavideo.com/blog/2014/started-storage-understanding-san-nas-das

    Advantages of SAN: Storage Area Network:

      - ...
      - Speed similar or comparable to DAS;

    Disadvantages of SAN: Storage Area Network

      - ...

      - Better performance will still be found using DAS hardware;

  • Gabarito E

    Uma rede SAN (Storage Area Network, em inglês) é uma rede de armazenamento completa. Desta forma, a SAN tem uma arquitetura completa que reúne uma rede de débito muito elevado no Fiber Chanel (Canal de fibra) ou SCSI e equipamentos de interconexão dedicados (switch - interruptor e alternador, pontes, etc.), além dos elementos de armazenamento (discos rígidos) em rede.


    Os storage networks, ou redes de armazenamento, diferenciam-se de outras formas de armazenamento em rede pelo método de acesso em baixo nível que eles apresentam. O tráfego de dados nessas redes é bastante similar àqueles usados internamente em discos, como ATA e SCSI.

    Em uma rede de armazenamento, o servidor envia pedidos por blocos específicos ou segmentos de dados de discos específicos. Esse método é conhecido como block storage(armazenamento de blocos). O dispositivo age similarmente a um drive interno, acessando o bloco específico e enviando a resposta através da rede.

    Em alguns métodos de acessos de arquivos mais tradicionais, como SMB/CIFS ou NFS, o servidor envia pedidos para um arquivo abstrato como o componente de um grande sistema de arquivos, gerenciados por um computador intermediário. O intermediário, então, determina o local físico do tal arquivo abstrato, obtém acesso a um dos drives internos e, por fim, envia o arquivo completo pela rede.

    A maioria das SANs usam o protocolo iSCSI para a comunicação entre servidores e dispositivos, embora não usem o baixo nível da interface SCSI 444 e também 4450.




    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Me pegou no "Não compartilhado". Confesso que não sabia!