SóProvas


ID
1850668
Banca
IBAM
Órgão
Prefeitura de Mauá - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Os Princípios de Contabilidade constituem o núcleo essencial que deve guiar a profissão na consecução dos objetivos da Contabilidade. Dentre tais Princípios, aquele que se refere ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações integras e, é o Princípio da:

Alternativas
Comentários
  • Resolução CFC 750/93

    O principio da oportunidade refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.

    PARAGRAFO UNICO. A falta de integridade e tempestividade na produçãi e na divulgação da informação contábil pode ocasionar a perda de sua relevância, por isso é necessário ponderar a relação entre a oportunidade e a confiabilidade da informação.

  • Princípio da Competência - As Receitas e Despesas devem ser escrituradas no momento do fato gerador (independe) de recebimento ou pagamento;

    Princípio da Prudência - O Princípio do Conservadorismo Contábil (ou Prudência) determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.

    O Princípio da OPORTUNIDADE refere-se, simultaneamente, a tempestividade e a integridade do registro do patrimônio e das suas mutações, determinando que este seja feito de imediato e com a extensão correta, independentemente das causas que as originaram.

    continuidade significa que a Contabilidade efetua a avaliação do patrimônio e o registro das suas mutações considerando que a entidade, até evidências em contrário, terá sua vida continuada ao longo do tempo.

  • Fonte: CFC

    Princípio da Oportunidade

    O Princípio da Oportunidade refere-se, simultaneamente, à tempestividade e à integridade do registro do patrimônio e das suas mutações, determinando que este seja feito de imediato e com a extensão correta, independentemente das causas que as originaram.

    --> Como resultado da observância do Princípio da Oportunidade:

    I) Desde que tecnicamente estimável, o registro das variações patrimoniais deve ser feito mesmo na hipótese de somente existir razoável certeza de sua ocorrência.

    II) O registro compreende os elementos quantitativos e qualitativos, contemplando os aspectos físicos e monetários.

    III) O registro deve ensejar o reconhecimento universal das variações ocorridas no patrimônio da entidade, em um período de tempo determinado, base necessária para gerar informações úteis ao processos decisório da gestão.

  • TIO

    Tempestivas + Integras = Oportunidade