SóProvas


ID
1850911
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Observe as ideias de três pensadores da Idade Moderna.


Adam Smith (escocês), em sua obra A riqueza das nações, afirmava que a única fonte de riqueza era o trabalho, e não a terra.

– A ideia central da doutrina de Karl Marx (alemão) é que a “história das sociedades humanas é a história da luta de classes".

Thomas Malthus (inglês), em sua obra Ensaio sobre o princípio da população, escreveu que a natureza impõe limites ao progresso material, já que a população cresce em progressão geométrica, enquanto a produção de alimentos aumenta em progressão aritmética.

Pode-se afirmar que

Alternativas
Comentários
  • O teórico Adam Smith é o principal representante do liberalismo clássico, reconhecido como criador do conceito de “mão invisível" do mercado no livro “ A Riqueza das Nações", no século XVIII. Já Thomas Malthus foi o responsável pela primeira obra de impacto sobre população. De viés liberal, baseado na lei de oferta e procura, Malthus baseia sua teoria em dois conceitos:  a lei natural, que é a tendência natural de crescimento da população; e a lei da necessidade, que é a restrição na oferta de alimentos. Já Karl Marx, idealizador do socialismo científico, é o grande crítico desse liberalismo clássico no século XIX.
    A resposta correta é a letra D.
  • Adam Smith e Thomas Malthus defendiam o pensamento liberal clássico enquanto que Karl Marx defendia o socialismo científico ( teoria baseada na ditadura do proletariado, diferente do socialismo utópico que defende uma lenta e gradual mudança do capitalismo para o socialismo com o apoio da burguesia)