-
Durante a Baixa Idade Média (séculos IX ao XV), a Europa passou por profundas mudanças econômicas, políticas, sociais e culturais, com as quais se iniciou o processo de desintegração do sistema feudal. Há o renascimento do comércio, que tornou as feiras de troca de mercadorias em algo permanente. Essa mudança só foi possível, devido aos avanços tecnológicos adquiridos pela troca de conhecimentos no Oriente, desenvolvendo a produção agrícola e possibilitando a venda do excedente nas feiras de mercadorias. Algumas dessas feiras acabaram dando origem a burgos (cidades) que ofereciam trabalho assalariado e possibilidades de enriquecimento aos que os procuravam.
A resposta correta é a letra C.
-
GABARITO C
A questão remete ao início da Baixa Idade Média. O texto aponta para o fim das invasões bárbaras na Europa no século X e ao crescimento demográfico que ocorreu em seguida, gerando a necessidade de aumentar a produção de alimento. Daí surgiu a “Revolução Agrícola” com novas técnicas de plantio e desmatamento. Neste contexto surgiram o “Renascimento Comercial e Urbano”, a crise feudal, as Cruzadas, a burguesia e o desenvolvimento do comércio.
Fonte: http://www.hpcv.com.br/wp-content/uploads/2016/08/AULA-17-COM-GABARITO.pdf
-
A) o Iluminismo gerou uma mentalidade de busca pela prosperidade material, o que levou ao incremento de práticas comerciais. (Errado)
As práticas comerciais já existiam antes do iluminismo.
B) o restabelecimento de rotas comerciais com a Oceania favoreceu o estabelecimento de novas empresas de comércio na Europa. (Errado)
Houve o restabelecimento de rotas comerciais com o Oriente.
C) os avanços tecnológicos elevaram a quantidade da produção agrícola e o excedente passou a ser vendido. (Gabarito)
D) as Cruzadas impediram a circulação de mercadorias entre o Ocidente e o Oriente. (Errado)
Pelo contrário! As cruzadas restabeleceram a circulação de mercadorias entre o Ocidente e o Oriente.
E) a intensificação do comércio provocou o enfraquecimento de feiras regulares nos cruzamentos das rotas comerciais. (Errado)
A intensificação do comércio levou ao fortalecimento das feiras.
-
tendencioso nas questões militares similaridades profundas entr itens,no entanto, o contexto deve ser o datado pelo enunciado.
(SECULO X SECULO XI)ESTAMOS NA BAIXA ID MEDIA
*RENASCIMENTO COMERCIAL
*DECADÊNCIA DO FEUDALISMO
*DECADÊNCIA DO PODER LOCAL FORTALECIMENTO DO PODER NACIONAL
*EUROPA INVASORA E CONQUISTADORA COM AS CRUZADAS E OUTRAS INVESTIDAS
sec xi – novas técnicas agrícolas aumentaram a produtividade das terras. Exemplos: o uso do cavalo como animal de tração, a produção e o consumo de leguminosas (que melhorou a qualidade de vida), a rotação trienal do plantio, nova tecnologia para drenagem de pântanos e lagos, e outros; os exedentes eram comercializados entre reinos(ou feudos levandoq a historia nao e uniforme)
ATENCAO DISTRATOR : TECNOLOGIA É ALVO COMUM DE INTERPRETAÇÃO INCOERENTES ATENTE PARA A ETIMOLOGIA DA PALAVRA :teoria geral e/ou estudo sistemático sobre técnicas, processos, métodos, meios e instrumentos de um ou mais ofícios ou domínios da atividade humana
-
A) O ILUMINISMO NEM EXISTIA AINDA. ESSE É UM MOVIMENTO INTELECTUAL DO SÉCULO XVIII
B) ROTAS COMERCIAIS COM O ORIENTE
C) OS AVANÇOS TECNOLÓGICOS TRAZIDOS COM AS CRUZADAS DO ORIENTE PARA O OCIDENTE ELEVARAM A QUANTIDADE DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA E O EXCEDENTE PASSOU A SER VENDIDO.
TÉCNICAS APRENDIDAS COM OS ÁRABES ESPECIFICAMENTE
D) AS CRUZADAS ABRIRAM O MAR MEDITERÂNEO PARA A CIRCULAÇÃO DE MERCADORIAS ENTRE ORIENTE E OCIDENTE
E) A INTENSIFIÇÃO DO COMÉRCIO PROVOCOU O FORTALECIMENTO DAS FEIRAS REGULARES NOS CRUZAMENTOS DAS NOVAS ROTAS COMERCIAIS QUE DEPOIS VIERAM A SE TORNAR AS CIDADES
-
Tecnologia não é apenas aparelhos eletrônicos, mas também qualquer avanço em qualquer técnica. Letra C