SóProvas


ID
1850938
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em 1985, toma posse na Presidência da República o Sr. José Sarney. Com o objetivo de ganhar apoio popular e se firmar no poder, implantou, no início de seu mandato, o Plano Cruzado, que, entre outras medidas, estabelecia

Alternativas
Comentários
  •    O Plano Cruzado foi lançado em 1986, pelo ministro da fazenda, Dílson Funaro. Inspirado no Plano Austral argentino, o Plano Cruzado promoveu uma reforma monetária: o cruzeiro foi substituído pelo cruzado na proporção de 1000 para 1. A indexação foi abolida e os preços e taxas de câmbio foram congelados por prazo indeterminado. Além disso, reajustou-se o salário mínimo pelo valor médio dos últimos seis meses, mais um abono de 8%.Os reajustes posteriores seriam automáticos sempre que a inflação chegasse a 20%. Isso foi chamado de gatilho salarial. 

        Tais medidas salariais proporcionaram, a princípio, uma certa folga  às camadas pobres da população. Porém, alguns meses depois, o plano começou a demonstrar diversos problemas. Com o aumento do poder aquisitivo da população, as mercadorias desaparecem das prateleiras dos supermercados, os fornecedores passaram a cobrar ágio, e a inflação voltou a subir. O governo manteve o congelamento dos preços até as eleições, tentando extrair maiores dividendos políticos do plano.
       A resposta correta é a letra C. 
  • Principais medidas econômicas do Plano Cruzado 

     

    - Criação de uma nova moeda, o Cruzado (Cz$), em substituição ao cruzeiro. Cada Cruzado tinha o valor de 1.000 Cruzeiros.

     

    - Congelamento dos preços de produtos e salários por um ano

     

    - Antecipação do salário minímo (O governo garantia a antecipação de parte do salário minímo visando assim estimular o consumo);

    - Correção automática do salário para acompanhar a inflação.

    Fontes:

    Alternativa Correta: Letra C

  • A) a criação de uma nova moeda, o cruzeiro, para substituir o cruzado. (Collor)

    B) eliminou vários impostos sobre importação, facilitando a entrada de um enxurrada de mercadorias estrangeiras no País. (Collor)

    C) a criação do “gatilho salarial”, isto é, um reajuste automático dos salários sempre que a inflação

    acumulada atingisse 20%. (Sarney)

    D) lançou o programa “Fome Zero”, que combinava políticas estruturais voltadas para as causas da

    pobreza e específicas de educação alimentar. (Lula)

    E) anunciou o fim do período de estatização da economia no País e deu início a um programa de

    privatizações. (Fernando Henrique Cardoso)

  • Caro Willams, a alternativa "A" relata um fato do governo de "Sarney" e o erro consiste em confundir o nome das moedas. O plano Cruzado, do governo Sarney, criou uma nova moeda (Cruzado) substituindo o Cruzeiro. Quando Collor assume a presidência, ele implanta o Plano Brasil Novo (popularmente conhecido como Plano Collor) que retornava a moeda ao Cruzeiro.

  • GABARITO - LETRA C

    a criação do “gatilho salarial", isto é, um reajuste automático dos salários sempre que a inflação acumulada atingisse 20%.

  • -> Em 1985, a inflação brasileira chegou a 235% ao ano. Para corrigir essa situação, o governo Sarney anunciou, em fevereiro do ano seguinte, um plano de estabilização econômica, conhecido como Plano Cruzado.

    I – Congelamento de preços;

    II – “Gatilho” salarial, determinando que os salários seriam reajustados sempre que a inflação chegasse a 20% ao mês;

  • Complemento: PLANOS DO GOVERNO SARNEY

    1-Plano Cruzado, para conter a inflação dos preços, que em 1985 chegou a 235% ao ano. A solução encontrada pela equipe econômica formada por Sarney encontra-se no “Plano Cruzado”, anunciado em fevereiro de 1986, cujas principais medidas eram: congelamento de preços; substituição da moeda corrente do país, do cruzeiro para o cruzado (daí o nome do plano); gatilho salarial, uma medida de aumento dos salários toda vez que a inflação atingisse 20% ao mês.

    2-Plano Cruzado II

    3-Plano Bresser

    4-Plano Verão