SóProvas


ID
185134
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A teoria estática da estrutura de capital da empresa revela o quociente entre as dívidas e o capital próprio. A estrutura ótima de capital, considerando-se o benefício fiscal do uso de capital de terceiros e os custos de falência,

Alternativas
Comentários
  • Estrutura ótima de capital resulta do equilíbrio dos custos e benefícios dos empréstimos, para minimizar o custo médio ponderado de capital (GITMAN, 1997, p.430), ou, ainda, segundo BRIGHAM e HOUSTON (1999, p.449), a estrutura ótima de capital é o equilíbrio entre risco e retorno que maximiza o preço das ações de uma empresa. 

  • Gabarito: B

    Uma estrutura de capital bem elaborada maximiza os lucros da empresa e ainda pode ser utilizada como uma excelente ferramenta de alavancagem financeira. No entanto, não se deve esquecer que trata-se de uma das áreas mais complexas na tomada de decisões financeiras uma vez que está diretamente inter-relacionada com outras variáveis de decisões. Alguns administradores financeiros denominam estrutura ótima de capital a essência desse sucesso.  Esta estrutura resulta no equilíbrio entre risco e retorno que maximiza os preços das ações de uma empresa no mercado, minimizando o custo médio ponderado de capital.


  • "(...), se uma empresa levantar fundos de terceiros (empréstimos) agora, é provável que algum tipo de capital próprio, como ações ordinárias, tenha que ser usado da próxima vez que necessitar de recursos. A maioria das empresas procura manter um mix ideal de capital de terceiros e capital próprio. Na prática, essa combinação costuma ser uma faixa, digamos entre 40% e 50% de capital de terceiros, não um ponto, como 55% de capital de terceiros. A isso chamamos estrutura de capital ideal (...)" (GITMAN L J, Princípios da Administração Financeira. 12ª ed. Pearson Education, 2010, p. 433).