SóProvas


ID
185137
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Considerando-se o benefício fiscal do endividamento, o aumento da alavancagem financeira

Alternativas
Comentários
  • A alavancagem financeira consiste na capacidade da empresa de utilizar encargos financeiros fixos para maximizar os efeitos de variações no LAJIR sobre o lucro por ação.

    Letra E
  • Alavancagem é o uso de ativos ou recursos com um custo fixo, com o objetivo de aumentar os retornos para os proprietários da empresa conseqüentemente seu risco é maior, portanto, um efeito ampliador tanto dos ganhos como das perdas. Dois tipos:Operacional e Financeira.
    Alavancagem operacional está relacionado com os gastos fixos da empresa, gastos estes que poderão constituir risco para as atividades operacionais. A alavancagem operacional vem medir qual será a proporção deste risco.
    Alavancagem financeira é como a empresa utiliza encargos financeiros fixos a fim de maximizar os efeitos de variações no lucro antes dos juros e impostos (LAJIR) sobre os lucros por ação (LPA) da empresa, ou seja, é a capacidade da empresa em trabalhar com recursos de terceiros de modo a maximizar o lucro.  
    O benefício fiscal da dívida: É o uso ilimitado de capital de terceiros, em maior ou menor grau que, exercerá pressões sobre o fluxo de caixa da empresa, o que poderá levá-la à chamada falência.
    Ou seja, a letra “E” é a correta.

    Importante saber: só há alavancagem financeira havendo a existência de custos fixos financeiros.

    A- Reduz o custo de capital próprio e B- Reduz o quociente entre a dívida e o capital próprio.
    R- não, mesmo com o aumento do endividamento, a alavancagem financeira atua direto nos resultados dos acionistas e tem riscos tanto para perca como ganho;

    C- Aumenta os custos fixos operacionais.
    R- não, porque na questão se trata de alavancagem financeira (o uso dos encargos financeiros) e não operacional que decorre de custos fixos;

    D- Deixa inalterado o custo médio ponderado de capital.
    R- Se fosse o caso só do beneficio fiscal sim porém, se levar em em conta a alavancagem financeira não;

    (E) Amplia os ganhos e perdas dos acionistas.
    R- Sim, no beneficio fiscal tem ganhos porém, a alavancagem contém riscos de ganho ou perda para os acionistas.
  • Letra B - Equilíbrio entre risco e retorno que maximiza os preços das ações de uma empresa no mercado, minimizando o custo médio ponderado de capital.

    Letras C,D,E - As outras opções falam de possibilidades para composição do capital total da empresa, ou seja, outras opções de acordo com a estratégia da empresa.

    A opção “A”, que fala de eliminar a alavancagem financeira: para eliminar temos que eliminar juros, ou seja, financiar toda a empresa por capital próprio, que não é a melhor opção.


  • Importante saber: Só há alavancagem financeira havendo a existência de custos fixos financeiros (empréstimo). A Alavancagem Financeira nos mostra a relação entre as variações do LAJIR e do LAIR. Quanto maior nossa alavancagem, maior é a influência de um sobre o outro.

    Lucro antes dos juros e imposto de renda (LAJIR)

    Lucro antes do imposto de renda (LAIR)

    A alavancagem financeira é a relação entre o Lucro antes dos juros e imposto de renda (LAJIR) e o Lucro antes do imposto de renda (LAIR) ou lucro por ação (LPA). A alavancagem financeira nos diz quanto variará o LAIR ou LPA para cada real que variarmos no LAJIR.

    benefício fiscal da dívida (empréstimo):

    Duas empresas que tenham ativos idênticos, notamos que a empresa com dívida tem Fluxo de Caixa do Ativo maior, devido ao seu benefício fiscal pelos juros. O fato da empresa estar endividada e pagando juros gerou uma economia de xx reais em impostos, e isso é chamado de benefício fiscal da dívida.

    Resolvendo a questão:

    Para a questão mesmo, ela só deu a informação do benefício fiscal da dívida para que soubéssemos que a empresa estava alavancada, ou seja, tinham juros como custo fixo financeiro da empresa.

    Por isso vimos com a alavancagem financeira não se relaciona com mais nada menos que a potencialização do LAIR de acordo com a variação do LAJIR, aumentando os ganhos e perdas da empresa e de seus acionistas.

    RESPOSTA LETRA E

  • A) Aumenta o custo de capital próprio, pois os riscos para os acionistas são maiores com a empresa alavancada.
    B) Aumenta esse quociente, uma vez que aumentar a alavancagem financeira significa, entre outras coisas, aumentar a participação de capital de terceiros.
    C) Não altera os custos fixos operacionais, pois o endividamento é um custo financeiro.
    D) Falso. Apenas em um mundo sem impostos o custo médio ponderado de capital é igual para uma empresa alavancada e não alavancada (proposição de Modigliani e Miller).
    E) O impacto da alavancagem financeira é justamente esse, pois, caso haja variação positiva do LAJIR, há uma variação positiva considerável no LL ou LPA. Entretando, isso é um risco, pois, caso contrário, a variação é negativa, podendo levar a empresa a grandes perdas ou até mesmo à falência dependendo do caso.