SóProvas


ID
1851622
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No que tange os princípios contábeis, sob a perspectiva do setor público, nas estimativas de valores que afetam ao patrimônio, o procedimento de mensuração que preferir montantes menores para ativos, entre alternativas igualmente válidas, e valores maiores para passivos, atende o princípio de contabilidade da

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

    Falou em montantes menores para ativos e maiores para passivo é PRUDÊNCIA.

  • Resolução CFC n.º 750/93

     

    SEÇÃO VII

     

    O PRINCÍPIO DA PRUDÊNCIA

     

    Art. 10. O Princípio da PRUDÊNCIA determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.

  • Lembrando que a Resolução CFC n.º 750/93 acaba de ser revogada  pela 2016/NBCTSPEC - NBC TSP ESTRUTURA CONCEITUAL - D.O.U de 04/10/2016 

  • Os princípios da Contabilidade do Setor Público não se confundem com os Princípios Orçamentários. Um Mnemônico ajuda a matar essa questão de maneira simples e rápida: PRECOC. 

    P - PRUDÊNCIA : Adotar maior valor para passivos e menor para ativos  (GABARITO)

    R - REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL: Os componentes do patrimônio serão registrados na sua totalidade (sem deduções)

    E - ENTIDADE: O Patrimônio é autônomo e indisponível 

    C - COMPETÊNCIA: Os efeitos das transações são reconhecidos na data que ocorrem. (Não há regime de Caixa na Contabilidade só no Orçamento) 

    O - OPORTUNIDADE: Informações INTEGRAS e TEMPESTIVAS sendo base da Integralidade e Fidedignidade Pública.

    C - CONTINUIDADE: A atividade contábil terá fins futuros. A continuidade dos entes perdura enquanto sua finalidade não estiver concluida.