SóProvas


ID
1851982
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com as normas que regem a Seguridade Social do Servidor, dispostas na Lei nº 8.112/90, a Licença para Tratamento de Saúde

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

     

    Lei 8.112/90 Art. 202.  Será concedida ao servidor licença para tratamento de saúde, a pedido ou de ofício, com base em perícia médica, sem prejuízo da remuneração a que fizer jus

  • Vannessa M, a licença a qual se refere é a da "Da Licença por Motivo de Doença em Pessoa da Família". A questão menciona a "Da Licença para Tratamento de Saúde".

    Art. 204.  A licença para tratamento de saúde inferior a 15 (quinze) dias, dentro de 1 (um) ano, poderá ser dispensada de perícia oficial, na forma definida em regulamento.

  • Resumo sobre a realização de perícia:

    Menos de 15 dias, dentro de um ano: poderá ser dispensada a perícia oficial (na forma de regulamento);

     

    Até 120 dias, no período de um ano: perícia médica (pode ser um médico só, por exemplo). • Inexistindo médico no órgão ou entidade no local; e não celebração de convênio ou contrato para este fim, será aceito atestado passado por médico particular.

     

    Mais de 120 dias, no período de um ano: junta médica oficial.

  • Vanessa, essa licença de 60 + 90 (máx. 150 dias em 12 meses, sendo 60 remunerado e 90 não) é para tratar de pessoa da família; não é referente à licença para tratamento de saúde do próprio servidor.

  • Verdade, gente. Me confundi com as licenças. Obrigada.

  •  a) dispensa perícia oficial se o período da licença for inferior a trinta dias, dentro de um ano. FALSA:  Poderá ser dispensada (é discricionário) ... 15 DIAS. (Lei 8.112/90 Art. 204)

     b) será concedida sem prejuízo da remuneração a que o servidor fizer jus. GABARITO: CORRETA (Lei 8.112/90 Art. 202: Será concedida ao servidor licença para tratamento de saúde, a pedido ou de ofício, com base em perícia médica, sem prejuízo da remuneração a que fizer jus).

     c) será concedida mediante avaliação por junta médica, se o período de licença for superior a cem dias, dentro de um ano. FALSA: 120 DIAS (Leo 8.112/90, Art. 203, §4°: A licença que exceder o prazo de 120 dias no período de 12 meses a contar do primeiro dia de afastamento, será concedida mediante avaliação por junta médica oficial).

     d) será concedida somente de ofício, após avaliação por junta médica oficial. FALSA: A pedido ou de Ofício (Lei 8.112/90 Art. 202: Será concedida ao servidor licença para tratamento de saúde, a pedido ou de ofício, com base em perícia médica, sem prejuízo da remuneração a que fizer jus).

    GABARITO: B

     

  •  

    A. Art. 204. A licença para tratamento de saúde inferior a 15 (quinze) dias, dentro de 1 (um) ano, poderá ser dispensada de perícia oficial, na forma definida em regulamento.

    B. Art. 202. Será concedida ao servidor licença para tratamento de saúde, a pedido ou de ofício, com base em perícia médica, sem prejuízo da remuneração a que fizer jus. CORRETA

    C. Art. 203 § 4º A licença que exceder o prazo de 120 (cento e vinte) dias no período de 12 (doze) meses a contar do primeiro dia de afastamento será concedida mediante avaliação por junta médica oficial

    D. Art. 202. Será concedida ao servidor licença para tratamento de saúde, a pedido ou de ofício, com base em perícia médica, sem prejuízo da remuneração a que fizer jus.

     

     

  • a) dispensa perícia oficial se o período da licença for inferior a 15 (QUINZE) dias, dentro de um ano. 

     b) SERÁ CONCEDIDA AO SERVIDOR LICENÇA PARA TRATAMENTO DE SAÚDE, A PEDIDO OU DE OFÍCIO, COM BASE EM PERÍCIA MÉDICA, sem prejuízo da remuneração a que o servidor fizer jus.

     c) será concedida mediante avaliação por junta médica, se o período de licença EXCEDER O PRAZO DE 120 (CENTO E VINTE) dias, NO PERÍODO DE 12 (DOZE) MESES 

     d) será concedida A PEDIDO OU DE ofício, COM BASE EM PERÍCIA médica. 

  • a) dispensa perícia oficial se o período da licença for inferior a trinta dias, dentro de um ano. 

    ERRADO. 15 dias em 1 ano.

     

    b) será concedida sem prejuízo da remuneração a que o servidor fizer jus. GABARITO.

     

    c) será concedida mediante avaliação por junta médica, se o período de licença for superior a cem dias, dentro de um ano. 

    ERRADO. 120 dias.

     

    d) será concedida somente de ofício, após avaliação por junta médica oficial. 

    ERRADO. Pode ser concedida a pedido ou de ofício.

  • GABARITO: LETRA B

    Da Licença para Tratamento de Saúde

    Art. 202.  Será concedida ao servidor licença para tratamento de saúde, a pedido ou de ofício, com base em perícia médica, sem prejuízo da remuneração a que fizer jus.

    FONTE:  LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.  

  • Licença para tratamento de saúde:

    • inferior a 15 dias - perícia médica pode ser dispensada;
    • até 120 dias - necessário perícia médica;
    • mais de 120 dias - junta médica.
    • duração máxima - 24 meses (depois disso, aposentadoria).
  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo, a lei 8.112 de 1990 e a Licença para Tratamento de Saúde prevista nesta.

    Cabe destacar que tal licença se refere a uma licença concedida para o tratamento da saúde do próprio servidor.

    Analisando as alternativas

    Letra a) Esta alternativa está incorreta, pois, conforme o artigo 204, da citada lei, "a licença para tratamento de saúde inferior a 15 (quinze) dias, dentro de 1 (um) ano, poderá ser dispensada de perícia oficial, na forma definida em regulamento."

    Letra b) Esta alternativa está correta e é o gabarito em tela. Conforme o artigo 202, da citada lei, "será concedida ao servidor licença para tratamento de saúde, a pedido ou de ofício, com base em perícia médica, sem prejuízo da remuneração a que fizer jus."

    Letra c) Esta alternativa está incorreta, pois, conforme o § 4º, do artigo 203, da citada lei, "a licença que exceder o prazo de 120 (cento e vinte) dias no período de 12 (doze) meses a contar do primeiro dia de afastamento será concedida mediante avaliação por junta médica oficial."

    Letra d) Esta alternativa está incorreta, pois, conforme explanado na alternativa "b", a Licença para Tratamento de Saúde poderá ser concedida também a pedido.

    Gabarito: letra "b".