-
Gerenciamento do portfólio de serviços
O processo de gerenciamento de portfólio de serviço é responsável por gerenciar o portfólio de serviços durante todo o ciclo de vida de um serviço, focando no valor que os serviços entregam ao negócio. Esse processo define as necessidades do negócio e as soluções do provedor para essas necessidades e, ainda, fornece informação sobre todos os serviços através do ciclo de vida.
ERRADO, pois o gerenciamento de portfólio apenas gerencia os serviços e seus status, não entrando em detalhes acerca das funções do serviço.
Leia mais em http://www.diegomacedo.com.br/processos-gerenciamento-de-portfolio-de-servico-e-gerenciamento-de-demanda/,
Diego Macêdo - Analista de T.I.
-
Não entendi porque está errada.
-
@Adilson Cruz, o erro, e o único erro da questão, está em dizer que o Portfólio de Serviços é o elo de ligação entre o Desenho e a Operação de Serviços. Isso está errado! Esse papel é feito pela Transição de Serviços.
-
O portfolio de serviço é usado para gerenciar o ciclo de vida inteiro de todos os serviços de TI, incluindo três categorias: funil de serviço (proposto ou em desenvolvimento); catálogo de serviço (em produção ou disponível para implantação) e serviços obsoletos. A questão falou em gerenciamento de projetos ou programas. Esse seria o conceito de portfólio do PMBOK. Segundo o PMBOK, um portfolio é um conjunto de projetos, programas, subportfolios e operações gerenciados para o alcance dos objetivos estratégicos. O ITIL trata do ciclo de vida de serviços. Portanto, item incorreto.
FONTE: A ARTE DE PASSAR EM CONCURSOS DE TI (http://www.apcti.com.br/livros/)
-
ITIL fala de serviços, PMBOK fala de programas e projetos.
-
O portfólio de serviços não é o catálogo de serviços. O portfólio fornece informações sobre todos os serviços através do ciclo de vida. A partir do portfólio é possível saber o que está na fila de serviços para ser desenvolvido (funil de serviço), o que está em operação (catálogo de serviço), o que deve ser aposentado ou já foi retirado do portfólio (serviços obsoletos).
Este processo descreve os serviços em termos de valor para o negócio, definindo as necessidades do negócio e as soluções do provedor para elas. Além disso, este processo compara os serviços de vários provedores, baseado na descrição e no valor. É uma forma de analisar a competitividade de serviços, verificando fraquezas e pontos fortes.
Este processo Define (constrói e atualiza), Analisa (alinhamento, priorização e balanceamento), Aprova (autorização de serviços e recursos) e Contrata (Charter, comunicação e alocação) a partir da estratégia de serviço.
Fonte: Apostila Itil para concursos | www.itnerate.com.br