SóProvas


ID
1853431
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Revolução
     Notícias de homens processados nos Estados Unidos por assédio sexual quando só o que fizeram foi uma gracinha ou um gesto são vistas aqui como muito escândalo por pouca coisa e mais uma prova da hipocrisia americana em matéria de sexo. A hipocrisia existe, mas o aparente exagero tem a ver com a luta da mulher americana para mudar um quadro de pressupostos e tabus tão machistas lá quanto em qualquer país latino, e que só nos parece exagerada porque ainda não chegou aqui com a mesma força. As mulheres americanas não estão mais para brincadeira, em nenhum sentido. 
        A definição de estupro é a grande questão atual. Discute-se, por exemplo, o que chamam de date rape, que não é o ataque sexual de um estranho ou sexo à força, mas o programa entre namorados ou conhecidos que acaba em sexo com o consentimento relutante da mulher. Ou seja, sedução também pode ser estupro. Isso não é apenas uma novidade, é uma revolução. O homem que se criou convencido de que a mulher resiste apenas para não parecer “fácil" não está preparado para aceitar que a insistência, a promessa e a chantagem sentimental ou profissional são etapas numa escalada em que o uso da força, se tudo o mais falhar, está implícito. E que muitas vezes ele está estuprando quem pensava estar convencionalmente conquistando. No dia em que o homem brasileiro aceitar isso, a revolução estará feita e só teremos de dar graças a Deus por ela não ser retroativa. 
     A verdadeira questão para as mulheres americanas é que o homem pode recorrer a tudo na sociedade − desde a moral dominante até as estruturas corporativas e de poder − para seduzi-las, que toda essa civilização é no fundo um álibi montado para o estupro, e que elas só contam com um “não" desacreditado para se defender. Estão certas. 
<
(VERISSIMO, Luis Fernando. Sexo na cabeça. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002, p. 143) 

No segmento A hipocrisia existe, mas o aparente exagero tem a ver com a luta da mulher americana para mudar um quadro de pressupostos e tabus tão machistas (...), (1º parágrafo)

Alternativas
Comentários
  • O entendimento esta no paragrafo 1  são vistas aqui como muito escândalo por pouca coisa , ou seja ,  parecerem excessivas as justas providências . Num primeiro momento acreditei ser a resposta certa a letra b mas só se fala em relutante consentimento no segundo paragrafo . falta de atenção no comando da questão . portanto GAB   C

  • a) o texto não diz que no Brasil nós acompanhamos a luta das mulheres americanas, ao contrário disso: no Brasil, achamos que processar homens por "gracinhas" é um exagero. 

    d) Acho que a luta americana tem sim a ver com a "questão de gênero". e) o texto não fala nada da luta para combater a hipocrisia praticada pelos "políticos americanos"
  • dada a presente questão na alternativa C que se encontra  correta, pelo fato de pequenas ações machistas recebem grandes punições brandas pelo simples ato de grancinhas ou gestos a mulher.

  • Daniel Silva, também faltou-me mais atenção, nesta parte. Olhe que levei um tempo para anlisar esta questão e ainda sim fiquei entra B e C. No entanto, a B peca na palavra disfarce relutante ( na verdade, a mulher não disfarça a resistência, mas sim é resistente) Isso torna esse enunciado errado.

  • uma coisa importante para resolver questões de interpretação de texto da FCC! 

    1-não se incomodem em demorar na questão, é melhor demorar e acertar!

    2-lê as alternativas antes do texto ajuda bastante!

  • Gabarito letra C

    Acredito que a maioria tenha ficado entre B e C. Vejamos o erro da B:

    A hipocrisia existe, mas o aparente exagero tem a ver com a luta da mulher americana para mudar um quadro de pressupostos e tabus tão machistas (...), b) pressupostos e tabus tão machistas designam os valores que as mulheres americanas passam a combater (até aqui está correto) sob o disfarce de um relutante consentimento.

    Esta parte em negrito, ficou ambígua: pois não há relutante consentimento . Relutar quer dize ir contra. Sendo assim, há, no machismo um consentimento de que é exagero ser processo apenas porque fez uma gracinha com uma mulher.

  • Gabarito: C.

     

    Fundamento:

     

     a) a hipocrisia aqui referida é aquela que caracteriza o comportamento dos que acompanham no Brasil a luta das mulheres americanas. incorreto: a hipocrisia é a dos americanos no que se refere a sexo - "Notícias de homens processados nos Estados Unidos por assédio sexual quando só o que fizeram foi uma gracinha ou um gesto são vistas aqui como muito escândalo por pouca coisa e mais uma prova da hipocrisia americana em matéria de sexo. A hipocrisia existe, mas o aparente exagero (...)"

     

     b) pressupostos e tabus tão machistas designam os valores que as mulheres americanas passam a combater sob o disfarce de um relutante consentimentoincorreto: sob um aparente exagero, mas na verdade é um combate justo! - "A hipocrisia existe, mas o aparente exagero tem a ver com a luta da mulher americana para mudar um quadro de pressupostos e tabus tão machistas lá quanto em qualquer país latino, e que só nos parece exagerada porque ainda não chegou aqui com a mesma força. As mulheres americanas não estão mais para brincadeira, em nenhum sentido.

     

     c) a expressão aparente exagero deixa ver a possibilidade de parecerem excessivas as justas providências das mulheres americanas em sua luta. correto: O exagero é aparente porque a causa é justa e o autor acredita nisso - "A hipocrisia existe, mas o aparente exagero tem a ver com a luta da mulher americana para mudar um quadro de pressupostos e tabus tão machistas lá quanto em qualquer país latino, e que só nos parece exagerada porque ainda não chegou aqui com a mesma força. As mulheres americanas não estão mais para brincadeira, em nenhum sentido. [...] No dia em que o homem brasileiro aceitar isso, a revolução estará feita e só teremos de dar graças a Deus por ela não ser retroativa. [...] Estão certas. "

     

     d) a luta da mulher americana expressa uma reação histórica que pouco ou nada tem a ver com os costumes que marcam as questões de gênero em outros paísesincorreto: "A hipocrisia existe, mas o aparente exagero tem a ver com a luta da mulher americana para mudar um quadro de pressupostos e tabus tão machistas lá quanto em qualquer país latino, e que só nos parece exagerada porque ainda não chegou aqui com a mesma força."

     

     e) a expressão para mudar um quadro diz respeito ao objetivo maior da luta das mulheres, que é combater a hipocrisia praticada pelos políticos americanosincorreto: o objetivo é combater pressupostos e tabus machistas - "A hipocrisia existe, mas o aparente exagero tem a ver com a luta da mulher americana para mudar um quadro de pressupostos e tabus tão machistas lá quanto em qualquer país latino, e que só nos parece exagerada porque ainda não chegou aqui com a mesma força."

  • Olha o nome do autor, Dirceu Gênis Pinheiro... alguém já ouviu falar nessa pessoa???