-
A = RIBAS (2014)/ • DO para a organização como um todo: retroação de dados: é também denominada técnica de levantamento e suprimento de informações. É uma técnica de mudança de comportamento que parte do princípio de que, quanto mais dados cognitivos o indivíduo receber, tanto maior será sua possibilidade de organizar os dados e agir criativamente. A retroação de dados (feedback de dados) ou realimentação de dados proporciona aprendizagem de novos dados a respeito de si mesmo, dos outros, dos processos grupais ou da dinâmica de toda a organização – dados que nem sempre são levados em consideração.
-
Segundo Chiavenato:
"O contrato psicológico se refere às expectativas recíprocas entre indivíduo e organização e estende-se muito além do que qualquer contrato formal de emprego que estabeleça o trabalho a ser realizado e a recompensa a ser recebida. Ele é um entendimento tácito entre indivíduo e organização, no sentido de que uma vasta gama de direitos, privilégios e obrigações consagrados pelo uso serão observados e respeitados por ambas as partes."
Fonte: Administração Geral e Pública - Idalberto Chiavenato
-
Acrescentando...
“Acordos transacionais são aqueles que apresentam termos de troca bem definidos, normalmente termos monetários, específicos e com tempo de duração definido, assim como contratos entre os donos de equipamentos caros e complexos (ex: aquecedores e refreadores de ambientes) e as companhias que vendem estes equipamentos. Os contratos relacionais, por sua vez, são menos definidos do que os transacionais. Seus termos são mais abstratos, tendem a não apresentar fácil monetarização e costumam dizer respeito à relação entre o indivíduo e a organização. Por exemplo, receber o salário prometido está relacionado ao contrato transacional, já ser tratado com respeito por um superior está relacionado ao contrato relacional“.
Fontes: MacNeil, 1985 e Estratégia Concursos (prof. Rodrigo Rennó)
Bons estudos!!!
-
Será que tem cláusula exorbitante?
-
Contrato Psicológico nos quais:
Acordos Relacionais -são definidos- contrato/clausulas)
Acordos Transacocoais - não tão bem definidos (promessas, verbais etc)
-
Rousseau (1995), que se tornou a autora mais popular sobre a temática, redefiniu o conceito de contrato psicológico evidenciando uma clara distinção entre contrato psicológico e expectativas.
As expectativas apenas se referem ao que o indivíduo espera receber da organização (o mesmo acontecendo da parte da organização em relação ao trabalhador); já o contrato psicológico, por outro lado, pressupõe uma promessa em retorno e, consequentemente, uma obrigação.
-
Comentário:
Essa questão trata de um assunto um pouco diferente dos que estamos acostumados a serem cobrados dentro de motivação, mas vamos lá. Faz parte!
O contrato psicológico se refere a expectativas recíprocas sobre direitos e deveres entre trabalhador e organização. É o que cada um espera tacitamente da outra parte. Vai além do contrato escrito, sendo muito influenciado por usos comuns, costumes da empresa, promessas verbais, etc.
Logo, a empresa já deveria esperar a desmotivação do funcionário, pois o que ele esperava de saciedade de suas necessidades de autorrealização e desenvolvimento profissional não foi suprido, havendo quebra do contrato psicológico (a realidade não alcançou as suas expectativas).
Gabarito: A