SóProvas


ID
1854679
Banca
FGV
Órgão
CODEMIG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O comprometimento organizacional pode ter diferentes bases, sendo a afetiva a mais comumente estudada e mais relevante no estudo da temática. O comprometimento de base afetiva pode ser entendido como o vínculo que liga o indivíduo à organização devido ao compartilhamento de valores e objetivos. Esse tipo de comprometimento tem sido buscado por gestores porque ele está associado a comportamentos de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E: 2. Cultura Forte e Cultura Fraca
    Todas as organizações têm cultura, mas nem toda organização tem uma cultura forte. Uma cultura forte é aquela na qual os valores principais são respeitados e compartilhados pelos seus membros. O tamanho da organização, a rotatividade dos funcionários e o tempo de existência são alguns dos fatores que tornam a cultura forte ou fraca.3
    Quanto mais os membros de uma organização respeitam e compartilham seus valores, mais forte é sua cultura! Uma cultura forte gera coesão, lealdade, comprometimento organizacional, e diminui a necessidade da organização de fixar regulamentos e regras de comportamento.
    Estudos indicam que a cultura forte tem um poder maior de influenciar o comportamento dos seus funcionários e gera um desempenho superior para a organização

  • De acordo com Bastos (1993) o vinculo organizacional (Comprometimento) pode ter 5 abordagens encontradas normalmente, que são:

     

    Afetivo, também chamado atidudinal: São colaboradores que mantém um vínculo sentimental e emocional com a empresa em que atuam. Estes profissionais sentem-se valorizados e têm orgulho em estar na organização, se colocando sempre à disposição para contribuir em prol da empresa. Neste tipo de comprometimento, os objetivos do funcionário estão aliados com os da empresa.

     

    Calculativoinstrumental ou "de continuação": São colaboradores que dão importância ao salário e aos benefícios recebidos, ou que entendem que os custos de um desligamento seriam maiores do que se permanecer nela. Para eles, a questão financeira é um motivador que os mantêm ativos dentro do ambiente corporativo. Este tipo de comprometimento organizacional está relacionado a colaboradores com pouca qualificação profissional, e que precisam permanecer na empresa não porque querem, mas por necessidade.

     

    Sociológico: Trata-se de uma relação de chefia e subordinação em que os colaboradores, normalmente com pouca qualificação e conhecimentos sobre de seus direitos trabalhistas, aceitam a dominação imposta pela empresa como algo normal ou natural. Normalmente, se mantêm na empresa muito mais pela garantia de um salário fixo do que por gostar de estar ali.

     

    Normativo: São colaboradores que permanecem em determinada empresa porque se sentem obrigados a estar dentro dela, seja por causa de um “débito” com a organização ou para retribuir um favor por algum benefício recebido.

     

    Afiliativo: Este tipo de comprometimento é estabelecido pela sensação de identificação e pertencimento do colaborador com a empresa. O profissional vê a relação de seus objetivos profissionais alinhados com os da organização, sem interferência de suas ambições ou projeções pessoais. Sua ligação é extremamente relacionada a fatores profissionais e ao seu crescimento na mesma.

     

    Alguns autores consideram que apenas três são as formas de comprometimento: afetivo, instumental e normativo.

  • Para os não assinantes: gabarito letra E

  • GABARITO E. É a busca pelo bem estar comum.